O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 11 de abril de 2014

CULPAS E RESSENTIMENTOS


Sem culpas e sem culpados.
Sem censuras e sem lamentações. Sem cobranças e sem comparações. Porque nada existe que seja mais mortal para o amor, do que sujeitá-lo aos ditames do mundo.

Como nada há que seja mais funesto para a liberdade, do que escravizá-la à tirania do desprendimento absoluto. Porque ser livre não é fazer o que se quer, mas o que se deve.
Sem mágoas e sem remorsos. Porque o ressentimento e as culpas formam a mais pesada das correntes, prendendo ao passado o coração que precisa ser livre para seguir em frente.
É preciso seguir em frente; esta é a verdade. E para seguir é necessário perdoar as ofensas recebidas e despir o pesado manto que é o incômodo desejo de vingança.
Como a ave, que para voar precisa desprender-se do chão, necessitais desprender-vos do arrependimento e da revolta, para que possais seguir adiante sem frustrações.
Pois aquele que se prende às frustrações carrega sobre seus ombros a mais pesada das cargas. E por isto os seus passos são mais lentos, a sua marcha mais difícil e vacilante.
Abandonai no passado as vossas culpas. Como o viajante que abre a mochila e dela retira as pedras inúteis, deveis alijar da vossa alma tudo que não vos possa servir.
E abandonai também os vossos ressentimentos. Porque o homem que se prende ao ódio não encontrará o amor e aquele que busca a vingança não merecerá o perdão.
Assim é a lei da Vida. Ninguém recebe senão aquilo que dá, ou colhe senão o que planta; guardai-vos de perseguir a vingança, ou é a ela que em vossos caminhos encontrareis.   
Sim; e tampouco vos deveis entregar ao arrependimento. Pois de nada vale arrepender-se, para aquele que não conserta o erro nem o sabe transformar em aprendizado.
Eu vos tenho dito que sois os primeiros prejudicados, pelos vossos erros. E, se assim é, em nada vos ajuda acrescentar ao vosso prejuízo a amargura de um remorso inútil.
Acostumai-vos à certeza de que os erros fazem parte da caminhada; mais do que isto, são a sua razão de ser. Porque, através do aprendizado, vos abrem as portas do Conhecimento.
Nada existe neles que vos possa envergonhar; e não é sensato que os vossos passos sejam travados pelo remorso ou pelo ressentimento; isto seria negar o sentido da Vida.
Que é a jornada rumo ao Coração do Universo.

Música:
  

68 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

É verdade Árabe; de nada vale o perdão, se não for de coração. E a vingança não trará nunca a esperada recompensa.
Linda mensagem!
A musica infelizmente não consegui ouvir, porque os meninos desconfiguraram o som. Mas gostei da imagem!
Bom fim de semana! Beijos

11 de abril de 2014 às 23:29  
Blogger Rô... disse...

oi meu amigo,

perdoar é se despir de toda a mágoa e ressentimento concretados no peito,
muitas vezes é difícil,
mas só com o perdão receberemos
de presente a felicidade...

beijinhos

12 de abril de 2014 às 02:00  
Blogger chica disse...

Mensagem maravilhosa e que cabe certamente sempre lembrá-la! abraços, tudo de bom,chica

12 de abril de 2014 às 06:25  
Anonymous Anônimo disse...

Assim é a lei da Vida. Ninguém recebe senão aquilo que dá, ou colhe senão o que planta; guardai-vos de perseguir a vingança, ou é a ela que em vossos caminhos encontrareis.


Amanhecer o dia, lendo o seu texto, ouvindo a música escolhido por você, é ganhar o final de semana!!! Belíssimo texto Árabe, e eu falo a você o seguinte: guardar magoas, alimentar ressentimentos é procurar infelicidades, doenças, para a alma e o coração. Perdoar é tirar um peso enorme das costas, é ficar leve. Procuro Deixar livre o meu coração de maus sentimentos, embora eu tenha os meus momentos de fragilidades, porque sou humana. Tento olhar mais... para o lado bom das pessoas, levando em consideração que somos seres cheios de imperfeições. Com toda certeza colhemos apenas aquilo que plantamos, cuidamos, regamos. Amei, amei tudo, falo, texto, música maravilhosa, imagem, tudo muito lindo!!! Um maravilho final de semana e que você esteja bem, em paz!!! Obrigada!!!

12 de abril de 2014 às 09:39  
Anonymous Anônimo disse...

musica digo.

12 de abril de 2014 às 11:55  
Blogger Paula Barros disse...

Sim, é preciso nos liberarmos das culpas, dos ressentimentos, frustrações, ódios, desejo de vingança...para vivermos melhor.
Porém, sabemos que não é fácil, o que nos leva a observarmos os estragos que fazem nas relações, qualquer relação, familiar, de trabalho, no trânsito.
Porque tudo que está mal resolvido, um dia retorna.
abraço

12 de abril de 2014 às 12:18  
Blogger GarçaReal disse...


Costuma-se dizer que com os erros se aprende e realmente nesta nossa caminhada ao reconhecermos esses erros é um modo de os limpar e aclarar para que a caminhada se torne mais iluminada e nos traga a paz interior para prosseguirmos o melhor que estiver ao nosso alcance.

Belíssimo texto

Bom domingo

Bjgrande do lago

13 de abril de 2014 às 08:45  
Blogger Cidinha disse...

Olá, amigo. Sábio ensinamento! È preciso ter o coração leve, para que o fardo também seja leve. Obrigada pela linda mensagem e carinho em minhas páginas. È um prazer sempre receber vc! Desejo uma ótima semana. bjos e um forte abraço!

13 de abril de 2014 às 17:48  
Blogger vieira calado disse...

Uma judiciosa reflexão, como sempre o faz!
Um forte abraço!

13 de abril de 2014 às 18:08  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Hola, estimado amigo!

Nos dejas un completo texto con profundas y sabias reflexiones, como para meditar también en profundidad.

Ha sido un placer pasar a leerte.
Te dejo mi gratitud y mi estima.
Un beso y se muy muy feliz.

13 de abril de 2014 às 18:44  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

"Uma mágoa não é motivo para outra mágoa. Uma lágrima não é motivo para outra lágrima. Uma dor não é motivo para outra dor. Só o riso, o amor e o prazer merecem revanche. O resto, mais que perda de tempo… é perda de vida."
Chico Xavier

Assim que tem que ser...

13 de abril de 2014 às 23:44  
Blogger Fá menor disse...

Fez-me tão bem ler este texto!

Muito grata!

beijo

E Boa Páscoa!

(Ah, vou andando por outros meus lados :) grata pela sua sempre presença.)

14 de abril de 2014 às 08:56  
Anonymous gal disse...

Gostei,muito bom texto acho que embora difícil,perdoar seja um ato de amor,pra que guardar ressentimento,se só vai fazer mal a se próprio. É até uma incoerência da minha parte,pensando na lei do retorno,onde vc colhe aquilo q plantou,vejo tanta gente colhendo rosas ,onde só plantou espinhos,mas quem sou eu para julgar alguém?O melhor,é seguir em frente.

14 de abril de 2014 às 12:22  
Blogger Shirley Brunelli disse...

Agindo assim estaremos, certamente, aninhados no Coração do Universo.
O Àrabe, saúde e paz!!!

14 de abril de 2014 às 15:05  
Blogger Ailime disse...

Olá amigo e bom Árabe, mais um excelente texto que tanto vem acrescentar ao que tento seguir no meu trajecto! Há situações que levam algum tempo a ser atenuadas, mas com amor tudo se supera e o próprio tempo se encarrega de nos ajudar a sublimar factos que outrora pareciam fardos, mas que mais tarde constatamos serem necessários ao nosso aprendizado!Um beijinho e uma exclente semana. Ailime

14 de abril de 2014 às 15:11  
Blogger São disse...

É difícil, muitas vezes, nós nos desculparmos , acho eu.

Nunca fui capaz de odiar /desejar mal a ninguém ( e há criaturas que até mereceriam pelo mal que me causaram), mas como sei , por experiência própria, que a Lei de Retorno existe terão que resolver o seu karma...

Meu querido Amigo, boa semana

14 de abril de 2014 às 15:53  
Blogger Maria Luisa Adães disse...

Os erros nos ajudam a crescer, a aprender, a ser diferente, a ir mais longe na caminhada...
Os nossos erros...
e sem eles que seria de nós criaturas imperfeitas?

Mas comandar os outros
Cometer erros contra a humanidade
e governar um País errando
na falta de humanidade e sensibilidade para o próximo...
isso já é muito grave!
(me refiro a Portugal)
e aproveitei seu belo texto
e desabafei...Me desculpe!

Páscoa Feliz,

Maria luísa - os7degraus-

14 de abril de 2014 às 16:01  
Blogger Vera Lúcia disse...


Olá amigo Árabe,

Alimentar culpas, arrependimentos,
mágoas e desejo de vingança somente atrasa a evolução do ser humano. Tais sentimentos corroem a alma e a faz estagnar-se diante da dor. Somos todos falhos e na maioria das vezes não erramos com intenção, mas por despreparo. Assim, melhor extrair os ensinamentos de nossas atitudes equivocadas e seguir avante com o intuito de não repetir os mesmos erros. Perdoar-se a si mesmo e ao próximo é fundamental para abrir espaço no coração para sentimentos mais nobres.

Texto excelente, como sempre.

A música também é ótima. Você tem bom gosto musical.

Abraço e ótima semana.

14 de abril de 2014 às 18:49  
Blogger Claudinha ੴ disse...

Um belo texto, Árabe.
Bom para aqueles que constroem muralhas em volta de si, baseando-se em experiências passadas e esquecendo-se de que cada ser é único e especial e que cada experiência é única e necessária. Os erros são a mola mestra para impulsionar-nos à frente sempre!

15 de abril de 2014 às 17:04  
Blogger Ilca disse...

Belo texto, meu amigo... e que lição magnífica nos passa. Guardar esses sentimentos negativos, mágoas ressentimentos e alimentar o ódio, o desejo de vingança, são emoções destrutivas, causam danos, muitas vezes, irreversíveis à nossa saúde.
"É perdoando que se é perdoado..." (São Francisco de Assis).
Grande abraço. Saúde e muita paz no seu coração!

15 de abril de 2014 às 17:22  
Anonymous Anônimo disse...

Penso que seja mais fácil perdoar quando compreendemos as razões do outro, mesmo que não concordemos com elas.

Palavras repletas de sabedorias.

Beijinho, querido.

15 de abril de 2014 às 22:55  
Blogger Smareis disse...

Texto de ensinamento que muitos deveria ler.
Perdoar é divino, faz bem a alma.
Desde já desejo uma excelente páscoa a você e todos os teus Árabe.
Um abraço !
Ótima semana!

16 de abril de 2014 às 00:29  
Blogger MARILENE disse...

Liberdade combina com bom senso. É natural nos sentirmos magoados quando nos fazem mal, culpados quando algo saiu errado. A forma de nos conduzirmos depois é que vai nos trazer aprendizado. Não revidar, não alimentar sentimentos de vingança. Tentar corrigir as faltas e evitar sua repetição. E poderemos cair de novo, somos falhos e passamos toda a vida na escola. Abraço.

16 de abril de 2014 às 01:00  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

sei que me repito, mas.
palavras sábias estas.
boa Páscoa!
beijo

:)

16 de abril de 2014 às 10:22  
Blogger Mariazita disse...

Neste conjunto de "conselhos" existem sábias palavras.
Aceitá-las e fazer delas um exemplo a seguir no dia a dia é caminhar para uma vida melhor e um maior conhecimento, próprio e do mundo que nos rodeia.
Deixar de carregar culpas e/ou alimentar ódios e desejos de vingança, ainda que, por vezes, seja muito difícil, é limpar a alma e caminhar muito mais leve.

Como não sei se na próxima sexta feira haverá postagem... aproveito já para lhe desejar uma santa e feliz PÁSCOA.
Beijinhos

16 de abril de 2014 às 12:11  
Blogger Anajá Schmitz disse...

Olá,
esse desprendimento e confiança vem com o tempo e a idade. Na juventude somos mais possessivos e depois com alguns tropeço que aprendemos a deixar passar pequenas cobranças. Obrigada pela linda mensagem, vir aqui é muito bom se sai daqui inspirado para sermos melhores e mais feliz.
Bjos tenha uma ótima Páscoa.

16 de abril de 2014 às 16:41  
Blogger CamilaSB disse...

Errar é humano e perdoar é divino :)
Como sempre, amigo Árabe, as suas palavras são de sabedoria! Obrigada pelo carinho :) Desejo-lhe a si e aos seus, uma Santa e feliz Páscoa!

16 de abril de 2014 às 21:23  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Olhos de Mel! A vingança não tem o sabor que se espera, mas um travo amargo. Pena que você não ouviu o som; a música é linda! Bom resto de semana, Feliz Páscoa!

17 de abril de 2014 às 11:21  
Blogger O Árabe disse...

Difícil, sim, Rô... mas como vale a pena! Bom resto de semana, Feliz Páscoa!

17 de abril de 2014 às 11:21  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Chica! Bom resto de semana, amiga; feliz Páscoa!

17 de abril de 2014 às 11:22  
Blogger O Árabe disse...

Agradeço pela gentileza e amizade, Anônimo, e quero dizer que concordo: colhemos aquilo que plantamos; sempre. Bom resto de semana, feliz Páscoa!

17 de abril de 2014 às 11:23  
Blogger O Árabe disse...

Bem sintetizado, Paula: tudo que está mal resolvido, um dia retorna. Bom resto de semana, feliz Páscoa!

17 de abril de 2014 às 11:24  
Blogger O Árabe disse...

É preciso, sim, reconhecer os nossos erros, Garça amiga; só assim, eles nos trarão o aprendizado. Bom resto de semana, feliz Páscoa!

17 de abril de 2014 às 11:25  
Blogger O Árabe disse...

Sempre uma alegria a sua visita, Cidinha. Bom resto de semana, feliz Páscoa!

17 de abril de 2014 às 11:26  
Blogger O Árabe disse...

Alegre com a sua presença, amigo e mestre Vieira Calado! Meu abraço, bom resto de semana; feliz Páscoa!

17 de abril de 2014 às 11:27  
Blogger O Árabe disse...

Grande prazer, Marina, é ter conquistado a tua amizade. Bom resto de semana, feliz Páscoa!

17 de abril de 2014 às 11:28  
Blogger O Árabe disse...

O Chico é realmente fantástico, não, Arco-Íris? Bom resto de semana, amiga; feliz Páscoa!

17 de abril de 2014 às 11:29  
Blogger O Árabe disse...

Muito bom saber, Fa menor! E é sempre uma alegria ler-te em qualquer canto, amiga; bom resto de semana, feliz Páscoa!

17 de abril de 2014 às 11:31  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Gal: a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória; é preciso perdoar, para seguir em frente. Bom resto de semana, feliz Páscoa!

17 de abril de 2014 às 11:35  
Blogger O Árabe disse...

A Ele chegaremos um dia, Shirley... e só de nós depende o tempo da jornada. Bom resto de semana, feliz Páscoa!

17 de abril de 2014 às 11:39  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Ailime; os fardos mais pesados constituem o mais duradouro aprendizado. Bom resto de semana, amiga; feliz Páscoa!

17 de abril de 2014 às 11:41  
Blogger O Árabe disse...

É uma excelente forma de pensar, São; a lei do Karma é a Justiça do Universo e dela ninguém escapa. :) Bom resto de semana, amiga; feliz Páscoa!

17 de abril de 2014 às 11:42  
Blogger O Árabe disse...

Não há de que desculpar-se, Maria Luísa; também me entristece o que acontece a nosso querido Portugal. Bom resto de semana, feliz Páscoa!

17 de abril de 2014 às 11:43  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Vera! A virtude dos erros é que nos protegem de repetí-los. Boa semana, amiga; feliz Páscoa!

17 de abril de 2014 às 11:44  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Claudinha! Precisamos dos erros... e de reconhecê-los, para seguir em frente. Bom resto de semana, feliz Páscoa!

17 de abril de 2014 às 11:45  
Blogger O Árabe disse...

Acho essa uma das frases mais lindas, em sua simplicidade: "É perdoando que se é perdoado". Boa semana, Ilca; feliz Páscoa, amiga!

17 de abril de 2014 às 11:46  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Salete: torna-se muito mais fácil perdoar, quando conseguimos compreender. Obrigado, bom resto de semana; feliz Páscoa!

17 de abril de 2014 às 11:47  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Smareis, pela gentileza e pelos votos, que de coração retribuo. Bom resto de semana, feliz Páscoa!

17 de abril de 2014 às 11:48  
Blogger O Árabe disse...

Pura verdade, Marilene: passamos a Vida na Escola! :) Bom resto de semana, feliz Páscoa!

17 de abril de 2014 às 11:49  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Piedade, pela gentileza e amizade. Bom resto de semana, feliz Páscoa!

17 de abril de 2014 às 11:50  
Blogger O Árabe disse...

Teremos a postagem, sim, Mariazita; mas desde já lhe agradeço e aproveito para desejar bom resto de semana e feliz Páscoa!

17 de abril de 2014 às 11:51  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Anajá, e você tem razão: desprendimento e confiança vêm com o tempo e a idade, sim; sou testemunha. :) Bom resto de semana, feliz Páscoa!

17 de abril de 2014 às 11:52  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado a você, Camila, pela amizade e gentileza. Bom resto de semana, amiga; feliz Páscoa!

17 de abril de 2014 às 11:52  
Blogger Luma Rosa disse...

Oi, Àrabe!
Esquecer ressentimentos não é um exercício fácil. Se a mágoa for muito grande, morreremos com ela ou de duas uma, viramos santos ou fazemos terapia por muitos anos. Por que na prática não é fácil... não é como tomar uma pílula para aliviar uma dor física. Quando a dor é na alma, principalmente assuntos ligados ao coração, não é fácil praticar. Quem sabe um novo amor, para esquecer o amor passado?
Eu ainda não aprendi a perdoar. Acho nobre, muito nobre!
:D
Beijus,

17 de abril de 2014 às 14:43  
Blogger Daniel C.da Silva disse...

Se é pelos erros que crescemos e nos fazemos inteiros, não é menos pelo perdão que nos completamos. Mesmo que em modo pedagógico, porque o perdão é todo um tratado...

Um abraço e os meus votos de uma Santa Páscoa!

17 de abril de 2014 às 20:11  
Blogger Ailime disse...

Olá amigo e bom Árabe, hoje venho expressamente para lhe desejar e a sua Família uma Santa e Feliz Páscoa. Beijinhos, Ailime

18 de abril de 2014 às 15:33  
Blogger Unknown disse...

Que a alegria da Páscoa traga a vc e toda
família a alegria do renascimento
desejo um super domingo feliz
Feliz final de semana
Abraços com carinho
Rita!!

18 de abril de 2014 às 17:07  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Arabe... passando para desejar que vc tenha uma pascoa abençoada junto ao seus familiares...

Beijos...

18 de abril de 2014 às 19:25  
Anonymous Anônimo disse...

Árabe, que você tenha uma Páscoa com muitas bençãos juntamente com os seus familiares. Que o amor sempre prevaleça em nossos corações. Um abraço de paz!

18 de abril de 2014 às 19:47  
Blogger O Árabe disse...

Eis uma coisa, Luma, que todos temos dificuldades para aprender! Mas precisamos. E a receita para esquecer um amor passado é ótima! :) Bom fim de semana, boa Páscoa!

18 de abril de 2014 às 21:16  
Blogger O Árabe disse...

Bem dito, amigo Daniel: o perdão é todo um tratado. Meu abraço, bom fim de semana; feliz Páscoa!

18 de abril de 2014 às 21:17  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Ailime; de coração, retribuo os seus votos! Bom fim de semana, amiga; feliz Páscoa!

18 de abril de 2014 às 21:18  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Ailime; de coração, retribuo os seus votos! Bom fim de semana, amiga; feliz Páscoa!

18 de abril de 2014 às 21:18  
Blogger O Árabe disse...

Que assim seja, Rita; que a Páscoa nos traga a alegria do renascimento. Bom fim de semana, feliz Páscoa!

18 de abril de 2014 às 21:19  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Arco-Íris; o mesmo lhe desejo de coração, amiga. Bom fim de semana, feliz Páscoa!

18 de abril de 2014 às 21:20  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Anônimo e que assim seja: que o Amor prevaleça, em nossos corações. Bom fim de semana, feliz Páscoa!

18 de abril de 2014 às 21:22  
Blogger ONG ALERTA disse...

Feliz Páscoa abraço Lisette,

18 de abril de 2014 às 21:40  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Lisette. Bom fim de semana e feliz Páscoa!

18 de abril de 2014 às 21:57  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky