O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

BALADA DA ANGÚSTIA


Deixai-me buscar o Coração do Universo.
Pois necessito que se renove a minha fé, para prosseguir a jornada. E, às vezes, os ventos constantes desviam da rota desejada o barco, quando fraqueja o timoneiro.
Porque ninguém existe que mantenha durante todo o tempo o otimismo, ou acredite na bondade do Pai, quando os embates da vida o castigam por um longo trecho do caminho.
E, entretanto, é na hora da dúvida que mais necessário se faz acreditar. Como é quando nos castiga a sede, que mais necessitamos da água pura e límpida da fonte.
Deixai, portanto, que eu mergulhe no silêncio e me perca em mim mesmo. É no silêncio do verdadeiro Eu, que mais fácil se torna ouvir a voz do Universo e a canção da Vida.

Assim é. Ao mergulhar no Infinito, encontramos a centelha divina que persiste sob os nossos temores e as nossas dúvidas. E no seu brilho descobrimos as nossas respostas. 
Concedei-me, portanto, um breve instante de descrença e solidão. Deixai que eu me sinta desamparado como a criança que, assustada, busca a segurança do colo paterno.  
Porque minha alma precisa desse instante e desse temor, para que possa voltar a acreditar; como a semente necessita da escuridão do solo, para que possa germinar.
Ignorais, acaso, que através do medo o homem despertou para a existência de Deus? Que o primeiro homem a dobrar os seus joelhos sobre a terra o fez ao ribombar do trovão?
E, ainda hoje, assim acontece. Mais facilmente cedemos ao açoite, do que à gentileza; mais rapidamente nos movem o temor e a necessidade, do que o amor e a gratidão.
Como o esterco malcheiroso aduba a terra, para que brote mais forte a planta, são as dores e adversidades que fortalecem o nosso verdadeiro Eu e nos fazem acordar para a fé.
Esta é a verdade. Quanto mais densa é a escuridão, mais importante se torna a luz; é em meio às maiores dificuldades, que mais devemos manter a confiança no Universo.
Deixai, pois, que eu me recolha a Ele. Que, hoje, não vos fale das minhas certezas nem das minhas descobertas; mas reparta convosco a inquietação que visita minha alma.
Pois, ao confessá-la a vossos ouvidos e vossos corações, sei que a coloco aos pés do Infinito. E Dele me virá a força para ultrapassar mais este trecho árduo do caminho.
Que também é parte da minha jornada.  

48 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Existem momentos, Árabe, que parecem que nos levam a força e nos trazem a descrença, mas, felizmente logo adiante, a nossa visão clareia e a a fé nos renova as forças que necessitamos para vencer as lutas diárias. Porque não existe um só ser, nesse mundo, que não tenha sua carga a carregar, um sofrimento pra chorar. Pois é assim que percebemos a força que temos e quanto precisamos confiar no Pai.
Linda musica e imagem!
Bom fim de semana! Beijos

17 de outubro de 2014 às 22:16  
Blogger chica disse...

Em meio à escuridão que pode chegar e se mostrar pra cada um de nós, temos que sempre visualizar a luz e ela chegará! abraços,chica

18 de outubro de 2014 às 06:28  
Blogger Zilani Célia disse...

OI ÁRABE!
E COM HUMILDADE, PEDIR PERDÃO AO "PAI", POR FRAQUEJARMOS NA FÉ, EM MOMENTOS DE DIFICULDADE E DEIXARMOS A DESCRENÇA SE ESTABELECER EM NOSSOS CORAÇÕES.
BELO E REFLEXIVO TEXTO.
ABRÇS

http://zilanicelia.blogspot.com.br/

18 de outubro de 2014 às 15:12  
Blogger Cidinha disse...

Olá, amigo. Bom dia! òtimo domingo. Em meio a escuridão é preciso voltar a luz... Deus é o caminho e haverá sempre um novo dia!! Obrigada por partilhar tanta sabedoria e a beleza que são seus textos.... muita luz na sua caminhada e meu carinho. Grande abraço! bjossss.

19 de outubro de 2014 às 10:34  
Blogger cantinhovirtualdarita disse...

Como dizem......Sempre há uma luz no final do Túnel...temos que procurar
um texto para refexão

Bjussss

(•ิ‿•ิ)✿ Rita

19 de outubro de 2014 às 14:54  
Blogger Claudinha ੴ disse...

Olá Árabe!
Muitas vezes precisamos do silêncio para nos encontrarmos. Siga sua senda. Siga o caminho que tem que seguir , em paz.
Boa semana!

19 de outubro de 2014 às 20:31  
Blogger Sherazade disse...

São angústias, Árabe, que nos fazem por instantes, perdermos a fé. Mas, felizmente, vem a razão e nos condenamos por isso. Acredite; nada está fora do nosso alcance, se perseverarmos na fé e na esperança.
Porém, sei quanto tudo isso mexe com nossos sentidos.
Bom domingo e boa semana! Beijos

19 de outubro de 2014 às 21:39  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Arabe... o que esta acontecendo com vc?
Espero que por mais arduo que seja esse trecho, vc ultrapasse com a fé necessaria e paz no coraçao...

Estou aqui se precisar...

Beijos...

20 de outubro de 2014 às 08:55  
Blogger Lúcia Laborda disse...

A vida, Árabe, sempre nos traz problemas que no momento, não encontramos saída. Felizmente após a noite fria e chuvosa, sempre ha esperança de um amanhecer colorido pelo sol.
E nesses momentos, nos damos conta do quanto vivemos, reaprendendo a viver, a cada dia.
Boa semana! Beijos

20 de outubro de 2014 às 12:22  
Blogger São disse...

meu querido Swami, momentos de tristeza e solidão e temor são comuns a todas as pessoas, sabemos isso.

Um fraterno , doce e solidário abraço, meu querido amigo.

20 de outubro de 2014 às 12:23  
Anonymous Helena disse...

Árabe, meu querido amigo, sempre que leio as tuas postagens eu o sinto como um homem de muita fé, que possui uma confiança inabalável no amor de Deus e na sua Misericórdia, e que justamente por isso escreve estas belas mensagens para ajudar aos que ainda não sabem (ou não conseguem) aquietar o coração para ouvir o Coração do Universo, lá onde pulsa com mais força o Coração de Deus.
Nunca que venho aqui, leio tua mensagem, e atribuo aquele estado de alma a tua pessoa. Acho-o tão centrado em tuas convicções, são tão poderosas as tuas palavras para aconselhar, dirigir, esmiuçar sentimentos e emoções e colocá-los no devido patamar, que nunca imagino que estejas passando por aquilo de que falas, ou seja, as dúvidas e os tormentos que aqui são esmiuçados e para os quais mostras o caminho através de reflexões, da aceitação e da busca interior para aceitar/enfrentar a situação de uma forma mais positiva. Vejo-te com uma pessoa que nasceu para semear a paz, a harmonia e a compreensão, e que veio para a blogosfera para enriquecê-la com a tua maneira de ver a vida com todos os seus acertos e descaminhos.
Tudo isto, amigo, para agradecer por estar sempre nos mostrando a melhor forma de dissolver os sentimentos e as emoções negativas, através da reflexão e da busca do verdadeiro Eu.
Que na tua vida nunca faltem os sorrisos dos Anjos e que as estrelas que brilham no olhar de Deus possam sempre ser refletidas nos teus caminhos.
Com carinho,
Helena

20 de outubro de 2014 às 18:20  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Hola, Árabe!!!

Es texto deliciosamente bello: Si, si todos buscásemos en lo profundo del corazón, quizá encontrásemos las repuestas a muchas preguntas. Me encanta como analizas centras las palabras en los aspectos de la vida, tratando de llevarnos por el camino correcto. Eres un Maestro comunicando expresando con sabiduría y claridad.
Y además tus letras, abrazan la prosa poética con elegancia.

Ha sido un inmenso placer pasearme por tus letras.
Te dejo mi gratitud y mi estima.
besos azules en vuelo.
Feliz semana.

20 de outubro de 2014 às 18:36  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

a jornada da vida é mesmo assim, por isso não consegui deixar de me identificar com o teu texto!

Bjxxx

21 de outubro de 2014 às 09:34  
Blogger Vanuza Pantaleão disse...

"E Dele me virá a força..."
Essa força invisível, mas que reside em nossa alma, e ela se faz presente quando por ela menos esperamos.

Boa semana, amigo!Bjssss

21 de outubro de 2014 às 10:52  
Blogger Silenciosamente ouvindo... disse...

Levamos a vida a nos interrogar?!!!
A nos deixar cair e nos levantar!!!
Mas é sempre bom ler os seus textos
que levam a uma reflexão.
Um abraço.
Irene Alves

21 de outubro de 2014 às 13:49  
Blogger Fá menor disse...

"Esta é a verdade. Quanto mais densa é a escuridão, mais importante se torna a luz; é em meio às maiores dificuldades, que mais devemos manter a confiança no Universo."

Esta é a verdade. Como eu te entendo.

Abraço

21 de outubro de 2014 às 14:17  
Blogger Luma Rosa disse...

Oi, Àrabe!
Por mais que o timoneiro goste de navegar, muitas vezes ele se sentirá desanimado para enfrentar as turbulências marítimas. Às vezes é bom nos ausentarmos de tudo para refazermos nossas ideias.
------------
Quanto ao bookcrossing blogueiro, você pode libertar o livro da forma que achar mais conveniente. Algumas pessoas não conseguem deixá-lo em lugar público e preferem dar pessoalmente para alguém. De qualquer forma, seria bom escrever um bilhete ou mesmo dedicatória no livro dizendo a que se destina; que é um livro livre e que deverá ser novamente libertado depois de lido.
Você coloca o banner no blogue se quiser e faz a postagem também se quiser. O banner serve para divulgar o bookcrossing para os seus leitores e a postagem é para ajudar a chamar mais pessoas para a prática do desapego.
Em Salvador tem um ponto de bookcrossing - Café Terrasse Aliança Francesa Barra.
Em todas as postagens que fiz para a chamada do bookcrossing blogueiro, usei uma tag em que você também pode procurar por mais informação. Mas se tiver dúvida, pode perguntar diretamente pra mim...
O pessoal que tem conta em rede social e não é blogueiro também participa através dela.
Beijus,

21 de outubro de 2014 às 15:46  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

pois é meu amigo por vezes o timoneiro sente-se demasiado cansado para prosseguir a sua jornada....

um texto muito sensato além de nos levar a uma profunda reflexão.

beijinho

:)

21 de outubro de 2014 às 15:56  
Blogger Ailime disse...

Meu amigo e bom Árabe, que reflexão repleta de humildade através da qual tentei olhar para dentro de mim para poder partilhar o que senti ao lê-lo!
Tantas vezes nos angustiamos e falo por mim, porque duvido, deixo que a minha fé vacile! Então é esse o momento propício para silenciar e escutar a Voz do Universo que mansamente falará ao meu coração. Foi no meio do silêncio e do sofrimento que reencontrei a Luz que não mais me deixou na escuridão! Inquietação é sinal de procura, é sinal de querer continuar na senda do Coração do Universo e por ele se deixa reger!
Desejo-lhe continuação de boa semana, com muita paz!
Beijinhos,
Ailime

21 de outubro de 2014 às 17:43  
Blogger MARILENE disse...

Quando precisamos ou desejamos algo, queremos logo ser atendidos. A demora nos faz fraquejar e abala a fé. Nesses momentos, peço que ela seja mantida, pois o auxílio vai chegar, só precisamos acreditar. Abraço.

21 de outubro de 2014 às 19:05  
Anonymous Anônimo disse...

Deixai, pois, que eu me recolha a Ele. Que, hoje, não vos fale das minhas certezas nem das minhas descobertas; mas reparta convosco a inquietação que visita minha alma.


Apesar de ter ficado um pouco triste com o Texto, entendo você Árabe! Muitas vezes a nossa alma necessita do silêncio, da solidão, para que a mesma se expanda e possa ter novos pensamentos, crescermos e restaurarmos o brilho da nossa vida que, muitas vezes se perderam, para que possamos reencontrar a força, a fé que tanto precisamos. A força que a tudo suporta e nos deixa mais leves, mais bonitos e tudo vai ficando bem. Tudo muito bonito e triste também! Fique com Deus, meu bom amigo! Paz, fé e luz em sua vida!

Maria Luzia

21 de outubro de 2014 às 20:00  
Blogger Vera Lúcia disse...


Olá Árabe,

A música é bem apropriada para embalar sua 'Balada da Angústia'.
Bem verdade que em momentos de tormenta balançamos em nossa fé. Certo é que por maior que sejam as nossas tribulações terrenas o Espírito de Deus estará sempre conosco para nos fortalecer, até mesmo quando pensamos que estamos abandonados à nossa própria sorte. Portanto, nesses momentos devemos buscar em nós a centelha divina que nos ilumina, fortalece e conduz.
Sim, amigo, Dele virá a força, pois o Pai nunca nos abandona.
Fique bem!

Grande abraço.

21 de outubro de 2014 às 22:59  
Blogger Mariazita disse...

Bom dia, Árabe
Hoje apresentas-nos um texto (reflexivo como sempre) mas com um acento de... tristeza... talvez.
É verdade que todos temos momentos de fraqueza, e é nesses momentos que mais nos socorremos das nossas crenças para buscar forças e vencer a crise.
Adorei!

Continuação de boa semana, querido amigo.

Beijinhos
Mariazita

22 de outubro de 2014 às 06:51  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Olhos de Mel: nas dificuldades, percebemos a força que temos! Obrigado, bom resto de semana.

22 de outubro de 2014 às 14:07  
Blogger O Árabe disse...

Chegará, Chica. O tempo carrega os bons e os maus momentos, sempre! Bom resto de semana,a miga.

22 de outubro de 2014 às 14:07  
Blogger O Árabe disse...

Esta é grande luta, Zilani: não permitir que ela nos vença. Obrigado, bom resto de semana.

22 de outubro de 2014 às 14:08  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado a você, Cidinha, pela amizade e pelo carinho. Bom resto de semana.

22 de outubro de 2014 às 14:09  
Blogger O Árabe disse...

Temos, Rita... e sempre a encontraremos! Bom resto de semana, amiga.

22 de outubro de 2014 às 14:09  
Blogger O Árabe disse...

Assim é, Claudinha: cada um precisa seguir o caminho que escolheu... e fazê-lo em paz. Bom resto de semana!

22 de outubro de 2014 às 14:10  
Blogger O Árabe disse...

Acredito, sim, Sherazade. Tudo podemos, com a centelha do Universo que existe em nós. Bom resto de semana!

22 de outubro de 2014 às 14:12  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Arco-Íris. Sei que conto com você... e sei também como é grande a sua força, amiga! Bom resto de semana, fique bem.

22 de outubro de 2014 às 14:13  
Blogger O Árabe disse...

Bem dito, Olhos de Mel: em cada dia, precisamos reaprender a viver! É como diz aquele frase: "quando a gente pensa que sabe as respostas, vem a Vida e troca todas as perguntas" .

22 de outubro de 2014 às 14:15  
Blogger O Árabe disse...

São, sim, São... e precisamos encontrar a força para atravessá-los. Sinto o teu abraço, amiga; obrigado, bom resto de semana.

22 de outubro de 2014 às 14:16  
Blogger O Árabe disse...

Helena, minha amiga, é de coração que agradeço a sua força e os elogios que a generosidade do seu coração derrama sobre mim, embora longe esteja eu de merecê-los. Dúvidas e tormentos, sem dúvida, cabem a todos nós; precisamos vivê-los, para que possamos vencê-los. E com certeza os venceremos, com toda essa força que recebemos de vocês. Obrigado, bom resto de semana!

22 de outubro de 2014 às 14:27  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Marina. E concordamos: é no fundo de nossos corações, que podemos encontrar as respostas que buscamos. Bom resto de semana, amiga!

22 de outubro de 2014 às 14:28  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Isy: é mesmo assim. E apenas nos cabe seguir em frente! Bom resto de semana.

22 de outubro de 2014 às 14:29  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Vanuza! Quando menos esperamos... e dela mais necessitamos! Bom resto de semana, amiga.

22 de outubro de 2014 às 14:30  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Irene, pela gentileza e amizade. Bom resto de semana!

22 de outubro de 2014 às 14:30  
Blogger O Árabe disse...

Sei que entendes, Fa. Bem o mostram os teus textos! Obrigado, bom resto de semana.

22 de outubro de 2014 às 14:31  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Luma. Estou providenciando e em breve lhe darei notícias sobre o assunto; mas pode apostar que vou participar, sim. A causa é nobre! Bom resto de semana.

22 de outubro de 2014 às 14:33  
Blogger O Árabe disse...

Assim é, Piedade. E, entretanto, mesmo com todo o cansaço, cabe-nos levar o barco (e as pessoas que nele se encontram) a um bom porto. Obrigado, bom resto de semana!

22 de outubro de 2014 às 14:34  
Blogger O Árabe disse...

Concordamos, Ailime: inquietação é sinal de procura. E é em nosso verdadeiro Eu que encontraremos a centelha do Universo. Obrigado, amiga; bom resto de semana!

22 de outubro de 2014 às 14:36  
Blogger O Árabe disse...

Sábio conselho, Marilene: só precisamos acreditar! Obrigado, bom resto de semana!

22 de outubro de 2014 às 15:14  
Blogger O Árabe disse...

Assim é, Maria Luzia: a todos nós, a Vida traz também momentos tristes, para que possamos aprender as lições de que necessitamos. Mas a confiança no Universo e a solidariedade dos amigos multiplicam as nossas forças e nos tornam capazes de vencer a dificuldade e as tristezas. Obrigado, amiga; bom resto de semana!

22 de outubro de 2014 às 15:19  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Vera; confiemos Nele e Dele nos virá a força para vencer todos os obstáculos. Obrigado, amiga; bom resto de semana!

22 de outubro de 2014 às 15:21  
Blogger O Árabe disse...

Essa é a receita, sim, Mariazita; a fé no que acreditamos... e a força dos amigos! Obrigado, bom resto de semana.

22 de outubro de 2014 às 15:22  
Blogger Rita Freitas disse...

E quando a luz se acende a escuridão desaparece :)

Gostei muito.

bjs e bom fim de semana

24 de outubro de 2014 às 08:11  
Blogger O Árabe disse...

Assim é, Rita: a luz sempre haverá de vencer a escuridão. Obrigado, amiga; bom fim de semana.

24 de outubro de 2014 às 20:58  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky