O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

OS VOSSOS IDOSOS


Cuidai dos vossos idosos.

E não é por obrigação que o deveis fazer, mas por amor. Porque é com amor que se pode retribuir o amor; e, ao amá-los, estareis apenas retribuindo o amor que deles recebestes.
Sede tolerantes para com as suas limitações. Lembrai-vos de quantas vezes, no passado distante, coube a eles a vez de tolerar as vossas limitações naturais de crianças.

Amai-os, com todo o vosso coração. Pois é do vosso amor que eles mais necessitam e só o manto do vosso carinho será capaz de mitigar o frio medo da morte que se aproxima.  
Pelo tempo que vos for possível, fazei-lhes companhia. Porque não podeis imaginar como é dolorosa a solidão daquele que viu partir os seus amigos e entes queridos.

Perdoai-os, pelas ocasiões em que necessitam do vosso apoio, durante a noite. Muitas foram as noites que passaram insones, acudindo ao primeiro som do vosso choro infantil.
Sede pacientes e ajudai-os a entender as coisas do mundo em que viveis. Afinal, foram eles que vos ensinaram todas as coisas deste mesmo mundo, quando de nada entendíeis.

Oferecei-lhes o vosso braço, para sustentar os seus passos às vezes penosos. Recordai que as suas mãos amorosas foram o vosso apoio, quando ensaiastes os primeiros passos.
Não vos agasteis quando, em momentos de teimosia, comportarem-se como se voltassem a ser crianças. Esqueceis, acaso, quem foi que aturou as vossas birras de crianças?

Aquecei, sim, com as vossas mãos as suas mãos, hoje trêmulas e engelhadas; porque foram elas que amorosamente aqueceram, nas noites de frio, as vossas mãos pequeninas.
Acariciai, com ternura e devoção, os seus cabelos brancos e a cada dia mais ralos; beijai os seus rostos enrugados e marcados pelo tempo, ouvi com atenção as suas palavras.

Sede gratos aos vossos idosos, por aquilo que vos deram; pelo amor que vos dedicaram, por tudo que vos ensinaram. Por vos terem ajudado a tornar-vos as pessoas que sois.
Mas, acima de tudo, amai-os verdadeiramente. E não os ameis apenas por gratidão; gozai da sua companhia, atentai para o espaço que ocupam em vosso coração.

Pois, muitas vezes, o homem se distrai com as coisas do mundo e não percebe o que lhe vai na alma. Mas o tempo, que continua a passar, um dia os levará para a Grande Viagem. 
E só a saudade restará em vós...   

Para minha linda mamãe, que completou 94 anos em 01/10, Dia do Idoso.
 
Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/ernesto_cortazar_eternally.mid

35 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Querido Árabe; emocionada com o post! Esse poema dedicado a sua mãe está muito lindo e cheio de emoção! A foto, que linda e quanta ternura que ela passa... Deus a abençoe sempre! Ame-a e dê muito carinho e atenção.
Amei tudo! Foto, poema e a musica! Parabéns aos dois.
Bom fim de semana! Beijos

16 de outubro de 2015 às 23:12  
Blogger Jairo Ferreira disse...

Meu irmão, você é fantástico! Suas palavras são cheias de emoção e amor. Mas sempre muito certeiras! Te amo mano! Beijos!

16 de outubro de 2015 às 23:58  
Blogger chica disse...

Palavras lindas, vindas do teu coração e que passam verdade! Linda tua mãe e ainda dá tempo de deixar os parabéns pra ela! abração, chica

17 de outubro de 2015 às 05:43  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Engraçado, Arabe... como o universo trabalha... hj chegando ao Brasil... me deparei com um problema familiar referente justamente a um idoso e o desrespeito de um outro familiar com ele...muito me entristeci, e abro meu blog, procuro pelo seu blog, e o post é sobre isso...

Achei maravilhoso o seu reconhecimento e amor de filho... vc sempre sera abençoado por isso...

Que vc tenha uma semana de muita paz, de muita luz e de muito amor...

Beijos...

17 de outubro de 2015 às 15:48  
Blogger CÉU disse...

Os anciãos são aqueles seres amorosos e repletos de sabedoria. Não entendo como não se pode tratar bem um idoso. Criança qdo saudável, tudo pode e consegue, mas idoso, não.
Tenhamos afeto e respeito por eles.

Boa semana.

Abraço.

18 de outubro de 2015 às 19:05  
Blogger Shirley Brunelli disse...

Veio em boa hora essa mensagem, O Árabe...
Parabéns pela mãe linda e saudável que Deus lhe concedeu.
Paz e Luz!!!.

19 de outubro de 2015 às 18:23  
Blogger Ailime disse...

Boa noite meu Amigo e bom Árabe, parabéns pelo Aniversário de sua encantadora mamãe dona de um sorriso tão lindo e meigo.
Não posso estar mais de acordo com as suas palavras sobre o amor e dedicação aos idosos, tantas vezes esquecidos e marginalizados e até violentados.
Sempre fizeram parte da minha vida, sempre os amei e amarei até à eternidade.
Um tema que me é muito caro!.
Obrigada e desfrute muito em companhia de sua adorável mãe.
Beijinhos e uma boa semana.
Ailime

19 de outubro de 2015 às 20:26  
Blogger Unknown disse...

Maravilhoso Árabe, uma das coisas que defendo com garra, é o respeito para com os idosos. São pessoas que passaram por tudo o que tinham que passar, sofreram tudo o que tinham que sofrer, merecem todo o nosso cuidado, respeito e bem querer com certeza!!! Amei o texto, amei tudo! Tenha uma semana com sossego na alma e no coração. Muito obrigada!!!

19 de outubro de 2015 às 22:11  
Blogger Vera Lúcia disse...


Olá amigo Árabe,

A música é linda e tocou-me profundamente durante a leitura do texto, pois não pude deixar de lembrar de minha mãe. Fiquei aqui imaginando o quanto ela deveria estar amedrontada com a morte quando se viu sendo hospitalizada. Devemos mesmo ser muito pacientes com os nossos idosos, que merecem muito amor e carinho para compensar as suas limitações e restrições impostas pela idade.

Um lindo texto em homenagem à sua mãe. Você se parece muito com ela. E também é um privilegiado por ainda tê-la neste mundo. Que ela seja abençoada com o carinho dos filhos e que ela possa desfrutar de seus 94 anos com muita saúde, alegria e paz.

Feliz semana.

Abraço.

19 de outubro de 2015 às 22:27  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Hola Árabe!!!

Un texto pleno de sabiduría como para reflexionar en referencia a los mayores. Ojalá lean este contenido, gente joven y no tanto... ¡Que hoy día pasan mucho de sus mayores, son un estorbo y cuantos son abandonados!!! En residencias y ni siquiera los visitan con frecuencia.
Siempre es un placer leerte.
Te dejo mi gratitud y mi estima por tu buen hacer y por tu cercanía.
Un abrazo y se muy muy feliz.

20 de outubro de 2015 às 11:47  
Blogger MEU DOCE AMOR disse...

Olá:

Vim ler.Cuidar dos idosos é algo superior.Mas cuidar mesmo.
Hoje quem quer saber deles?Quem?

Bonita mãe

Beijinho doce:)

20 de outubro de 2015 às 12:20  
Anonymous Helena disse...

Emocionada até às lágrimas... Lembrei-me dos idosos da família (avós e pais) que se foram, mas que deixaram um rastro de luz tão intenso que até hoje espelho muitas de minhas ações nos preciosos conselhos e orientações que deles recebia. Recordei a ternura das mãos delicadas de avós que me seguravam o rosto para dizer um "te amo" com tanta doçura na voz que meu coração parecia explodir de felicidade. Lembrei-me dos meus pais que me seguravam pelas mãos ao passear por parques e jardins e me levantavam numa brincadeira de saltar da qual nunca tive medo, e era como se me preparassem para a vida pela segurança das mãos fortes que me amparavam. Momentos de muita ternura eram vividos ao lado deles quando me chamavam para, entre outras tarefas, ajudar a bater um bolo, lavar uma louça ou plantar alguma flor no jardim. Faziam-me participar de tudo e a tudo eu atendia com gosto e alegria, sentindo-me imensamente feliz por fazer parte de uma família tão amorosa. De alguma forma pude retribuir todo o bem que me fizeram, todo amor que me dedicaram, quando os anos começaram a pesar nas suas vidas e necessitaram de mãos carinhosas para ajudá-los nos momentos mais difíceis e nas tarefas que já não podiam desempenhar a contento. Alimentá-los com dedicação, ajudá-los na higiene pessoal e medicá-los nos horários programados em nada me pesava, ao contrário, pude demonstrar a eles que o amor que me ensinaram a sentir se transformava agora não apenas em gratidão, mas numa forma espontânea de lhes retribuir todo o afeto, ternura e dedicação que me ofertaram durante toda a vida nas demonstrações de amor tão doador, tão generosamente lindo.
Árabe, meu querido, grata por ter feito suscitar em mim tão belas recordações, saudades que hoje não doem mais, pois se tornaram tão suaves de sentir que lembro dos meus idosos com um imenso carinho e uma ternura que afaga meu coração de filha e neta eternamente a eles agradecida.
Linda homenagem para tua mamãe! Que bela idade! Que expressão suave, linda, num rosto de sorriso alegre e de olhar tão terno. Que ela seja sempre iluminada com as bênçãos mais preciosas do bondoso coração do Pai. E que tu, como filho, também possa receber as benesses por ser um filho tão dedicado e carinhoso.
Que te cheguem horas de suave alegria em ramalhetes de mimosas flores que a tarde está a desabrochar nos jardins.
Um beijo terno da
Helena

20 de outubro de 2015 às 14:26  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Amigo Árabe

comovida por este texto tão bem escrito e em homenagem à sua mãe que pela foto é uma belíssima senhora que deve sentir muito orgulho no filho que tem.

beijos para os dois

:)


20 de outubro de 2015 às 16:40  
Blogger São disse...

Meu respeitado Swami, tens toda a razão: devemos amar quem é mais velho e nunca esquecer que muitas vezes sofrem maus tratos.

Porém , não podemos esquecer @s ido@s maltratantes, que também os há, infelizmente, e em grande número.

Beijinho de parabéns para tua linda mamãe e um enorme abraço para ti, querido amigo.

21 de outubro de 2015 às 10:31  
Blogger ONG ALERTA disse...

Muito verdadeiro mas para poucos.... Bjbj Lisette.

22 de outubro de 2015 às 10:48  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Olhos de Mel. Acredite: ela, realmente, o merece! Bom fim de semana, fique bem!

22 de outubro de 2015 às 23:38  
Blogger O Árabe disse...

Sabe, maninho? Acho que este amor entre a gente é um dos grandes legados que ela nos deixará! Obrigado, abraço grande. Bom fim de semana!

22 de outubro de 2015 às 23:41  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Chica! Pena que ainda não estou conseguindo comentar no Coisinhas da Chica. Você fez alguma mudança por lá? Bom fim de semana, amiga!

22 de outubro de 2015 às 23:42  
Blogger O Árabe disse...

Reconhecimento e amor de filhos... eis um dos nossos mais sagrados e agradáveis deveres, não, Arco-Íris? Obrigado, amiga, bom fim de semana. Como está você?

22 de outubro de 2015 às 23:44  
Blogger O Árabe disse...

Bem dito, Céu: amor e respeito por eles. Nunca será demais! Obrigado, bom fim de semana.

22 de outubro de 2015 às 23:44  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Shirley, pela gentileza e amizade. Bom fim de semana!

22 de outubro de 2015 às 23:45  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Ailime! Acho, amiga, que os idosos, por tudo que nos dão e nos deixam, devem ser, sim, um dos nossos mais constantes e querido temas! Bom fim de semana!

22 de outubro de 2015 às 23:47  
Blogger O Árabe disse...

Merecem, sim, Maria Luzia! Não podemos esquecer que tudo que encontramos, são eles que deixam para nós. Obrigado, minha amiga; e que bom que consegui comentar lá no Cantinho, esta semana! Bom fim de semana.

22 de outubro de 2015 às 23:48  
Blogger O Árabe disse...

A música é linda, sim, Vera; e só posso, amiga, agradecer por suas palavras de amizade e gentileza! Obrigado, bom fim de semana.

22 de outubro de 2015 às 23:50  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Marina! E acho que abandonar os idosos é o maior crime que os jovens podem fazer, contra o seu passado e o seu próprio futuro! Bom fim de semana, amiga.

22 de outubro de 2015 às 23:52  
Blogger O Árabe disse...

Nós queremos, Doce Amor, tenho certeza! :) Obrigado, bom fim de semana.

22 de outubro de 2015 às 23:52  
Blogger O Árabe disse...

Emocionado fiquei eu, Helena, com a delicadeza e sensibilidade do teu comentário. Felizes de nós, que temos tão boas lembranças dos nossos idosos e do nosso passado! Grato, minha amiga; bom fim de semana.

22 de outubro de 2015 às 23:54  
Blogger O Árabe disse...

Uma coisa é certa, Piedade: eu tenho infinito orgulho dela! :) Obrigado, bom fim de semana.

22 de outubro de 2015 às 23:56  
Blogger O Árabe disse...

Sempre os há, não é, São? Em todos os grupos, eu diria; mas tenho certeza de que são minoria, amiga; e mesmo esses, precisam de nossa tolerância e nosso carinho. Bom fim de semana, amiga querida!

22 de outubro de 2015 às 23:59  
Blogger O Árabe disse...

Esperemos que aumentem, então, Lisette; até envolverem todos os nossos idosos! Obrigado, bom fim de semana.

23 de outubro de 2015 às 00:03  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Estou passando para saber de ti amigo... espero que se encontre bem... e espero seu novo post...

Beijos...

23 de outubro de 2015 às 17:48  
Blogger O Árabe disse...

Estou bem, sim, Arco-íris; obrigado, amiga! E você, como está? Boa semana!

27 de outubro de 2015 às 17:21  
Blogger CÉU disse...

Olá, meu estimado amigo!

Peço desculpa, mas só agora me apercebi de que sua mãe tinha sido aniversariante no dia 01 desse mês. A foto dela já lá estava? Só pode ter sido distração minha. As minhas desculpas, novamente.

QUE TENHA TIDO FELIZ ANIVERSÁRIO, COM ALEGRIA, PAZ, SAÚDE E MUITO AMOR! LHE DESEJO TUDO DE BOM!

Beijos para todos, e um, em especial, para ela.

27 de outubro de 2015 às 18:09  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Céu, pela amizade e gentileza. Boa semana, minha amiga!

28 de outubro de 2015 às 20:47  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

11 de novembro de 2015 às 13:28  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky