O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

O TEMPO E A FELICIDADE

 

Aproveitai, plenamente, cada um dos vossos minutos.
 

Assim, eu vos tenho dito e repetido. Porque não sabeis até quando irá a vossa jornada; e nem mesmo podeis prever o que vos reserva o futuro. O que vos resta, portanto, é viver o presente.

Claro; deveis cuidar-vos para nada fazer, no hoje, que comprometa o vosso amanhã. Porque dia virá em que o amanhã se tornará o hoje; e, quando assim for, não podereis mudar o ontem.

Que esta não seja, entretanto, a vossa prioridade; até porque desconheceis por quanto tempo tereis amanhãs. E como será cada um dos vossos dias, entre a luz do amanhecer e o crepúsculo.

Certo é que em nenhum dos vossos dias, pisareis apenas sobre um chão macio, forrado de pétalas; e, da mesma forma, também em nenhum deles o chão estará inteiramente coberto de espinhos.

Sempre, tereis motivos para preocupações e desejareis mais do que tendes. Porém, sempre tereis também motivos para serdes felizes; para que os vossos corações se encham de gratidão.

É apenas de vós, que depende escolher entre a felicidade e a inquietude; entre a gratidão e a insatisfação. Essa escolha não mudará os fatos da vida, mas fará grande diferença em vossa alma.

Porque não conhecereis a felicidade plena, se permitirdes que a sombra da inquietação enevoe os vossos momentos bons. Entregai-vos inteiros a eles, de alma aberta e coração exultante.

E, quando vos procurarem a dúvida e tristeza, lembrai-vos das alegrias que vivestes; porque a escuridão não resiste à luz e uma única centelha pode dissipar as trevas mais angustiantes.

Desfrutai, sim, sempre que vos for possível, das emoções que trazem deleite ao vosso coração. E, nesses doces momentos, cuidai para que nuvens escuras não escondam o brilho do sol.   

Porque, sabeis, a felicidade não é uma constante em vossas vidas; e deveis sorver cada uma das suas gotas, como o homem perdido no deserto saboreia cada deliciosa  gota da chuva abençoada.

Aceitai-a, pois; e, em vossa alma, agradecei pela dádiva que representa. Se a gratidão vos preenche, em vosso verdadeiro Eu não sobrará espaço onde se abriguem o medo e a frustração.

Porque pobre é o homem que não reconhece a importância dos seus bens, por mais numerosos que sejam; e infeliz é aquele que não percebe todos os motivos que tem para ser feliz.

Triste de quem, em seus momentos de felicidade, não esquece os motivos que julga ter para ser triste. Um dia, virá o arrependimento de não ter aproveitado, como podia, todo aquele tempo.   

Em que era feliz e não sabia.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/eduardo_lages_love_me_tender.mid

Link para música

Link para vídeo. 

34 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Árabe, a mensagem é linda e de fato, me emocionei com ela. Mas, acredito que temos temos por costume, em nossos momentos de felicidade, nos entregarmos a eles, de tal forma que esquecemos do outros, não tão felizes. Em compensação, o inverso também ocorre. Creio que faz parte do ser humano esses contrastes.
A musica de fundo é linda, a imagem linda e o vídeo também.
Bom fim de semana! Beijos

18 de dezembro de 2020 às 22:36  
Blogger chica disse...

Sempre tocantes,verdadeiras e sábias tuas mensagens. Teu coração é demais! Obrigadão pelo carinho que tiveste e sempre tens comigo e Kiko!
Desde já FELIZ NATAL pra ti e teus! Tuuuuuuuuuuuuuudo de bom!
Aqui, Kiko se recuperando bem!Graças!
abração,chica

19 de dezembro de 2020 às 06:43  
Blogger Fá menor disse...

Muito belo, como sempre são os seus textos, amigo!
Muito grata fico por nos o ter dado a ler.

Um santo e feliz Natal!

Abraços!

19 de dezembro de 2020 às 13:53  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Pois eu sei, ah! eu sei o quanto e como sou feliz!!
Para algumas pessoas minha vida realmente não é uma exuberância....mas pra mim é kkkkkkk, é vida !!! é minha vida, o meu momento aqui ....precioso aprendizado, minhas conquistas e frustrações são apenas bagagem....e eu ainda posso escolher esquecer a bagagem se tiver pesada kkkkk...o bom da vida é viver tudo ao seu tempo sempre!!!

Beijo

Joelma

19 de dezembro de 2020 às 21:22  
Blogger Beatriz Pin disse...

Unha boa filosofía de vida, que eu tento seguir, tal cal. Grazas por estas sujerencias!
Qué tamén voçe practique o que predica e que viva este mes coa ilusión que se acostuma ter por ser Nadal, ainda que para min, é unha continuidade, sen mais. Paz, amor, saúde!!!!

20 de dezembro de 2020 às 11:08  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto repleto de pérolas de sabedoria.
Por vezes nem nos apercebemos de quanta felicidade já vivemos...
Claro que a vida por vezes parece um carrossel com altos e baixos e há que ressuscitar os bons momentos para fazer esquecer os menos bons.
Deixemos entrar a alegria e a esperança nos nossos corações e viveremos com mais ânimo e apreciaremos cada momento de uma forma mais positiva.
Adorei a música e o vídeo. Não conhecia esse cantor e gostei imenso.
Aproveito para lhe desejar e aos seus familiares um abençoado Natal com saúde, paz e muito amor.
Beijinhos,
Ailime

21 de dezembro de 2020 às 14:20  
Blogger MARILENE disse...

Sempre sábias suas colocações, meu amigo. É preciso abraçar a felicidade, quando ela está em nossos corações, pois sabemos que a vida gira e que ela não é infinita. Aliás, só a reconhecemos porque passamos instantes sem a sua companhia. Para mim, paz é sinônimo de felicidade. E peço a Deus que ela reine em todos os corações. Feliz Natal!!!!!! Que viva uma comemoração abençoada, ao lado dos que lhe são queridos. Abraço.

21 de dezembro de 2020 às 16:53  
Blogger Smareis disse...

Boa noite Árabe!
Tão bonito é teu texto amigo, um grande ensinamento. O futuro tão incerto, o presente é o único que temos.
Feliz Natal pra ti e todos os teus!
Abração!

21 de dezembro de 2020 às 17:33  
Blogger Majo Dutra disse...

Estimado árabe.
Grata pelos excelentes momentos de leitura...
São verdades que bem conhecemos, mas assim colocadas geram reflexões, introspeção e análise... 'Nosce te ipsum'...
Gostei de refletir sobre o tema, numa altura em que se faz a avaliação do ano prestes a findar.

Dois belos temas musicais...
Amigo, desejo-te umas festas com saúde, conforto, amor e carinho; junto dos teus mais amados. E que te sintas em sintonia com o Coração do Universo...
O meu abraço de boa e sincera amizade.
~~~~~~~

21 de dezembro de 2020 às 19:17  
Blogger São disse...

Mais uma bela lição, Swami!

Desejo-te e aos teus uma alegre quadra festiva, um Natal calmo e com amor e um óptimo 2021

Abraço.te com muito carinho

22 de dezembro de 2020 às 09:36  
Blogger Amélia disse...

Mensagem muito muito linda.
Desejo um Santo e Feliz Natal extensivo à sua família e pessoas de quem mais gosta, um próspero 2021.
Bj

22 de dezembro de 2020 às 19:37  
Blogger vieira calado disse...

Desejo uma excelente NOITE DE CONSOADA,

a si à sua família,

em PAZ e HARMONIA,

repleta de FELICIDADES!

23 de dezembro de 2020 às 20:07  
Blogger Maria Luzia disse...

Lindo texto Árabe! Feliz Natal, com saúde,paz e muitas bênçãos para você e família. Obrigada e um abração!

23 de dezembro de 2020 às 21:26  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

Passando, lendo, elogiando, e deixando votos de um Santo e Feliz Natal
Próspero Ano Novo com muita saúde, Paz, Amor, felicidade.

Festas felizes

24 de dezembro de 2020 às 12:13  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Lúcia, e acho que você tem razão: esses contrastes são naturais, em nós... fazem parte do aprendizado! Meu abraço, bom resto de semana; Feliz Natal, em paz e harmonia com aqueles que você ama!

24 de dezembro de 2020 às 15:19  
Blogger O Árabe disse...

Não há de que agradecer, Chica; é o carinho que vocês fazem por merecer! Aprendi a conhecer vocês um pouco, pelas suas postagens, e admiro muito você e o Kiko! Meu abraço; Feliz Natal a vocês e todos os seus, com saúde, paz e muito amor! Boa semana.

24 de dezembro de 2020 às 15:22  
Blogger O Árabe disse...

Grato sou eu a Você, Fa, por essa amizade e esse carinho de sempre. Meu abraço, amiga; Feliz Natal a você e todos os seus, com muita paz e muito amor! Boa semana.

24 de dezembro de 2020 às 15:23  
Blogger O Árabe disse...

Essa é uma verdade que não podemos esquecer, Joelma: somos os únicos juízes das nossas vidas! Mas, se quiser minha opinião, amiga, você vive muito bem, sim! :) Meu abraço; Feliz Natal a você e todos os seus, com amor, saúde, paz e harmonia! Boa semana.

24 de dezembro de 2020 às 15:26  
Blogger O Árabe disse...

Acredite, Beatriz: eu tento praticar, sim! Claro que nem sempre consigo, mas tento. :) Meu abraço e votos de uma feliz quadra de Natal, para você e todos os seus! Boa semana.

24 de dezembro de 2020 às 15:27  
Blogger O Árabe disse...

Bem como disseste, Ailime: "Claro que a vida por vezes parece um carrossel com altos e baixos e há que ressuscitar os bons momentos para fazer esquecer os menos bons.
Deixemos entrar a alegria e a esperança nos nossos corações e viveremos com mais ânimo e apreciaremos cada momento de uma forma mais positiva.". Meu abraço, minha amiga: e os votos de um Feliz Natal, a ti e todos aqueles a quem amas! Boa semana.

24 de dezembro de 2020 às 15:30  
Blogger O Árabe disse...

De acordo, Marilene! Eu não saberia dizer se paz é sinônimo de felicidade; mas, com certeza, sem paz não é possível ser feliz! Meu abraço, amiga; Feliz Natal a você e todos os seus! Boa semana.

24 de dezembro de 2020 às 15:34  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Smareis! Li, uma vez, que: "Há apenas dois dias em que nada podemos fazer: hoje e amanhã!"; pura verdade, amiga! Meu abraço; Feliz Natal para você e todos os seus. Boa semana.

24 de dezembro de 2020 às 15:37  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Majo, pela gentileza e amizade. Feliz Natal, amiga, para ti e todos aqueles a quem amas! Meu abraço, boa semana.

24 de dezembro de 2020 às 15:38  
Blogger O Árabe disse...

Grato, São! Pela gentileza e pelos votos, que retribuo de coração: Feliz Natal, a ti e todos aqueles a quem amas! Meu abraço, amiga; boa semana.

24 de dezembro de 2020 às 15:39  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Amélia. De coração retribuo os teus votos, amiga: Feliz Natal, a ti e todos aqueles a quem amas! Meu abraço, boa semana.

24 de dezembro de 2020 às 15:41  
Blogger O Árabe disse...

Grato, mestre e amigo Vieira Calado! De coração, retribuo os teus votos: Feliz Natal, a ti e todos aqueles a quem amas! Meu abraço, boa semana.

24 de dezembro de 2020 às 15:43  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Maria Luzia! O mesmo lhe desejo, amiga, de todo coração: Feliz Natal para você e todos a quem você ama! Meu abraço, boa semana.

24 de dezembro de 2020 às 15:44  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Ryk@rdo! E faço meus os teus votos, amigo: Feliz Natal um próspero 2021, a ti e a todos aqueles que amas! Meu abraço.

24 de dezembro de 2020 às 15:45  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Villa! Meu abraço sincero e os votos de que passes um Feliz Natal, extensivos a todos que amas! Boa semana.

24 de dezembro de 2020 às 15:48  
Blogger Luiz Gomes disse...

Olá Árabe. Bem provavelmente a noite vai ser um verdadeiro congestionamento nas linhas telefónicas e redes sociais com todo mundo tentando desejar um feliz natal para todas as pessoas que gostamos, u prefiro não correr esse risco de não conseguir falar, então resolvi me antecipar só para vir aki agradecer pelo privilégio de ter vc na minha vida.
E tbm te dizer que ter vc comigo me faz um bem danado; que Deus proteja vc e todas as pessoas de sua casa feliz natal !!

24 de dezembro de 2020 às 17:12  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Hola Árabe!

Tanto tiempo sin comunicarnos, me alegra saber que estas bien. gracias por tu huella, paso con prisa, prometo pasar otro día para comentar tu post.
Un abrazo y bendiciones. Gracias por tu huella.

FELIZ NAVIDAD Y EL AÑO NUENO NOS LIBERES DE ESTA PANDEMIA.

24 de dezembro de 2020 às 17:17  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Luiz; pela amizade e pelos votos, que retribuo de coração. Feliz Natal para você e todos que você ama, amigo! Meu abraço, boa semana.

24 de dezembro de 2020 às 18:56  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Marina; senti tua falta, amiga. Feliz Natal, para ti e todos que amas! Meu abraço, boa semana.

24 de dezembro de 2020 às 18:57  
Blogger Maria disse...

No início deste dia venho te pedir paz saúde sabedoria força humildade Cristo Luz 💥da Luz💥 iluminai 💥este meu dia🌞 amém ❤



7 de janeiro de 2021 às 06:37  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky