O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

segunda-feira, 16 de julho de 2007

DA RELIGIÃO


A religião vos é necessária.

Porque não sabeis encontrar o Pai em vosso verdadeiro Eu. Não escutais a Sua voz, que vos fala na chuva e no vento; nem sentis o aconchego dos Seus braços, no calor do Sol.

Porque necessitais de símbolos e conceitos, para que acrediteis entender o que escapa à vossa compreensão. Quando, na verdade, melhor vos seria sentir que entender.

Sim; melhor seria que cerrásseis os olhos, para sentirdes o Criador em vós, que abri-los, para estudar regras e conceitos que buscam trazê-Lo à vossa compreensão. Como se as vossas palavras pudessem limitar o Infinito !

E, se não conseguis encontrar o Criador na Sua obra, como podeis esperar encontrá-Lo nas casas que construístes para os vossos cultos? Acreditais, acaso, que Ele ali se detenha, para esperar-vos, em horários que determinais?

Entretanto, precisais que alguém vos assegure que o Pai vos ama, para que possais acreditar no que vos diz o verdadeiro Eu. Como se os milagres que vos cercam, a cada dia, não fossem provas suficientes do Seu amor.

E porque vos apavora a idéia da morte. Necessitais que alguém vos prometa a vida eterna, como se não vísseis que a Vida se renova, ao vosso redor, a cada dia. Como se a mais insignificante das vidas não se transformasse, de alguma maneira, em outra vida.

Adotais alguma religião, como se fosse o caminho que vos pudesse levar ao Pai. Como se cada um de vós não fosse o seu próprio caminho! E escolheis aqueles que vos guiarão na busca, como se o melhor guia não fosse o vosso verdadeiro Eu!

E, porque o fazeis, não acreditais inteiramente nos guias que vós mesmos escolhestes. Porque cada homem tem a sua verdade, e a vossa verdade não pode nascer das verdades alheias.

Muitas religiões existem, e cada uma tem os seus seguidores. Porque cada líder apresenta a sua visão de Deus, e é seguido por aqueles que Dele têm uma visão semelhante.

Perdoai-me, portanto, se vos digo que o homem cria um deus à sua semelhança. E por isto não consegue encontrar o Pai incriado.

Deixai, entretanto, que eu vos diga que todas as religiões são boas. E nenhuma existe que seja superior às outras.

Pois cada uma busca levar o homem a um deus. E são essas tentativas que têm mantido aberto o caminho para Deus; o caminho que perdestes, quando perdestes a vós próprios.

Eu vos digo: deveis seguir a vossa religião. E escolhê-la de acordo com os vossos pensamentos, para que a vossa fé não desmorone ao primeiro sopro do vento da adversidade.

Deveis, todavia, cuidar para que não procureis transformar o Senhor em vosso escravo; para que não O culpeis a cada dor, e não Lhe venhais a atribuir todo o mérito nas vossas alegrias.

Porque é exclusivamente de vós, que dependem as dores e alegrias. Certo é que colhereis, amanhã, o que hoje semeardes.

E deveis, sempre, lembrar-vos de que ninguém vos poderá guiar melhor do que o vosso verdadeiro Eu. Pois um filho não entende o Pai, senão através dos seus próprios pensamentos.

Procurai os vossos sacerdotes, para obter novos conhecimentos. E não lhes presteis obediência cega; refleti sobre o que vos ensinam, à luz do que já sabeis.

E não vos preocupeis com ricas oferendas, mas oferecei vossos sentimentos. Ou credes, acaso, que alguém precise do que ele mesmo distribuiu entre os seus filhos? Não é o amor do filho a oferenda mais grata, aos olhos do pai?

Nem vos esforceis para mostrar a vossa fé. Melhor do que vós, sabe o Pai o que se passa em vosso coração. Mas desobrigai-vos dos símbolos, que pretendem representar o Irrepresentável. Eles impedem a vossa verdadeira visão.

E, sempre que vos for possível, realizai os vossos cultos em meio à Natureza. Aonde buscareis alguém, senão em sua própria casa?

Acima de tudo, entendei que o Pai existe. E vos acompanha. E espera a cada um de vós.

Por isto, cada homem só O atingirá através de si mesmo.

42 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Árabe, uma mensagem realmente, linda! Concordo plenamente com tudo. Deus está dentro de cada um de nós. E pode ter várias formas, conforme sua crença, mas o que importa mesmo é a fé. Acreditar e agradecer. Muitas vezes, não entendo algumas coisas, porém, adiante, vejo o quão foi importante. Muitas delas nos acontecem, para evitar um mal maior. Eu não preciso de templos, imagens, apenas o tenho como verdadeiramente, onipotente, onisciente e onipresente, em minha vida.
Parabéns pela beleza e riqueza de mensagem que traduz em sua obra.
Fique com Deus! Bjs

16 de julho de 2007 às 16:10  
Blogger Tina disse...

Olá!

Com certeza, a religião é necessária: alimento do espírito.

Lindo post, obrigada por dividir.

beijos querido e boa semana.

16 de julho de 2007 às 22:40  
Blogger LuzdeLua disse...

Bom dia amigo. Este é um assunto bem polêmico e você maravilhosamente colocou. Deus é muito mais do que se imagina mesmo e está bem além de qualquer religião. O que importa mesmo e em tudo é com que amor se vive. Porque Deus se apresentou a humanidade assim.
Beijos e parabéns.

17 de julho de 2007 às 10:58  
Anonymous Anônimo disse...

Força na fé ao Pai, assim caminhamos de mãos dadas com o amor e solidariedade.
lindo dia,poeta
beijos

17 de julho de 2007 às 15:54  
Blogger Mari disse...

Olá,amigo
Sabe,vc abordou um tema que muito tem sido motivo de eternos quastionamentos meus...Sou racionalsita e creio sim que as respostas estão dentro de mim...Mas,então pq não as encontro?Pq fico a buscá-las nos livros,nos Mestres?
Gostaria de alongar-me sobre o tema,mas por hoje ....
Grande beijo

17 de julho de 2007 às 16:12  
Blogger O Árabe disse...

Olhos de Mel, Ele realmente está dentro de nós... pena que só fora de nós O procuramos!

17 de julho de 2007 às 22:35  
Blogger O Árabe disse...

Tina, dividir com pessoas como vocês, na realidade é multiplicar! Sou feliz por isto.

17 de julho de 2007 às 22:36  
Blogger O Árabe disse...

Josse, este realmente é um tema polêmico; mas eu só procurei mostrar a imagem que faço de Deus... é assim que creio nEle.

17 de julho de 2007 às 22:38  
Blogger O Árabe disse...

É isso, Clarinha: fé, amor e solidariedade... boa receita para encontrá-Lo. :)

17 de julho de 2007 às 22:44  
Blogger O Árabe disse...

Mari, muitas vezes os livros e os mestres nos fazem enxergar melhor dentro de nós mesmos...

17 de julho de 2007 às 22:45  
Blogger . fina flor . disse...

É o que ensina o budismo e algumas religiões e filosofias hindus :o)

beijos, querido

MM

18 de julho de 2007 às 17:28  
Blogger O Árabe disse...

Mônica, eu sei que esta frase é suspeita, mas no meu caso é verdade: eu não sabia. Mas fico feliz, em ter esse respaldo para o que penso. :)

18 de julho de 2007 às 18:26  
Anonymous Anônimo disse...

Deus está em qualquer manifestação de vida. Deus é a própria vida, tudo que nos alimenta. Beijus

18 de julho de 2007 às 20:05  
Anonymous Anônimo disse...

Religião é somente persição do Homem, que quer sempre ver algo...

a Verdadeira fê se sente, não necessitando de tempos...

Somos sentelha DIVINA, ela reside dentro de nós...

Gostei deste seu belo espaço...

Meu doce beijo e meu rastooooooo

20 de julho de 2007 às 00:15  
Blogger Defensor disse...

Salve Árabe!

Religião é necessária, sem dúvida. O que me preocupa é a interpretação que alguns fazem dela.

Abraços, bom final de semana

20 de julho de 2007 às 09:27  
Blogger Lúcia Laborda disse...

Árabe, feliz dia do amigo!
Bom fim de semana!
Beijos

20 de julho de 2007 às 09:39  
Blogger LuzdeLua disse...

Vim te deixar aqui meu forte abraço e um beijo bem adocicado neste dia dedicado a amizade. Que façamos de todos os outros grandes dias para celebrarmos a cumplicidade e lealdade que recebemos de tantos bons amigos por aqui.
Bom findi semana e que Deus te abençoe sempre e te ilumine com tão lindos textos. Pessoa rara.
Bjs

20 de julho de 2007 às 15:37  
Blogger PoesiaMGD disse...

Obrigada pela visita. Voltarei para visitar também seu cantinho com mais pormenor!
Um abraço

20 de julho de 2007 às 18:18  
Blogger Mary disse...

Só passei para te dizer...Feliz dia do amigo e obrigada pela sua amizade.
beijoss

20 de julho de 2007 às 21:57  
Blogger O Árabe disse...

Belo pensamento, Luma. Concordo inteiramente com você!

22 de julho de 2007 às 19:13  
Blogger O Árabe disse...

Collybry, concordo. Se não encontramos Deus dentro de nós, não o encontraremos em lugar algum. Obrigado pela gentileza e volte sempre ao nosso oásis...

22 de julho de 2007 às 19:15  
Blogger O Árabe disse...

Amigo Defensor, sou grato pela visita. E também pela judiciosa opinião; isso igualmente me preocupa...

22 de julho de 2007 às 19:17  
Blogger O Árabe disse...

Olhos de Mel, obrigado... e permita-me retribuir, sim? E tenha um feliz final de semana.

22 de julho de 2007 às 19:18  
Blogger O Árabe disse...

Josse, obrigado pelos belos presentes e pela gentileza com o nosso oásis. Desejo-lhe o mesmo, e que o Coração do Universo sempre esteja conosco.

22 de julho de 2007 às 19:20  
Blogger O Árabe disse...

poesia mgd, grato pela visita e pela gentileza. Volte sempre, o oásis é nosso!

22 de julho de 2007 às 19:21  
Blogger O Árabe disse...

Eu é que agradeço, Mary; pela sua gentileza e pela sua valiosa amizade!

22 de julho de 2007 às 19:22  
Blogger Lúcia Laborda disse...

Oie Árabe! Que sua semana seja cheia de grandes realizações.
Fique com Deus!
Beijos

22 de julho de 2007 às 21:53  
Blogger Susana Jas disse...

Arabe !

Deus existe e e' espirito. E e' no espirito que devemos entendE-lo.
Vou me limitar a dizer que voce escreve muuuuuuuuuuito bem. Conseguiu , de forma poetica e suave, colocar sua visao de religiosidade e espiritualidade.

A proposito, fique co mDeus !

Bj,

Susana

23 de julho de 2007 às 13:07  
Anonymous Anônimo disse...

Oiiii, voltei de viagem e não esqueci d evc não viu??? hahahahaha
Saudades de ler seus posts...
Concordo que Deus está me nós, mas não vivo sem a minha religião, ela é a minha base, sou Católica Apostólica Romana e não troco minha fé por outra fé de jeito nenhum...
Bjãozão

23 de julho de 2007 às 19:20  
Blogger O Árabe disse...

Olhos de mel, obrigado. E uma linda semana para você!

24 de julho de 2007 às 09:10  
Blogger O Árabe disse...

E você, Susana, conseguiu passar a sua forma de crer, com muita clareza e simplicidade. ;) Obrigado pela gentileza.

24 de julho de 2007 às 09:12  
Blogger O Árabe disse...

Feliz em vê-la de volta, Dani; espero que o passeio tenha sido maravilhoso. E você tem razão: todos precisamos crer em algo; isso nos faz melhores.

24 de julho de 2007 às 09:14  
Blogger Ciça Donner disse...

Pq o ser humano é em sua escencia materialista

24 de julho de 2007 às 10:07  
Blogger O Árabe disse...

Talvez, Ciça. Ou talvez porque ainda não aprendemos a crer em nós mesmos...

24 de julho de 2007 às 14:50  
Anonymous Anônimo disse...

Vim agradecer o carinho de tua visita e fiquei passeando pelo teu espaço, deixando que o olhar vagueasse por entre as belas mensagens que por aqui tua alma sensível deixa ficar. Teu blog é um desses onde a gente se sente tão bem que não dá vontade de ir embora. Por isso, voltarei, com toda a certeza.

Para comentar essa última postagem faço transcrição de um texto dela retirado:

"Como não é nas minhas palavras, que encontrarei as verdades que busco; apenas poderei encontrá-las nas dúvidas que me são trazidas pelos meus irmãos. Pois a resposta não começa a nascer, antes que seja formulada a pergunta."

Deixo-te pétalas de perfumadas flores e um beijo no teu coração.

24 de julho de 2007 às 16:06  
Anonymous Anônimo disse...

Muito bela a mensagem,ARABE. De extremo bom gostio,eu diria.
Concordar ou não,pouco importa. O necessário é que faça bem...

GRande abraço!!

25 de julho de 2007 às 19:05  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Bia. E volte sempre, sim... este oásis é nosso! Depende da presença de vocês...

26 de julho de 2007 às 14:24  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, DO. E você disse muito bem: o importante não é concordar, mas refletir sobre a mensagem...

26 de julho de 2007 às 14:26  
Anonymous Anônimo disse...

Vim desejar-te um excelente final de semana, de muita alegria no coração e paz na alma.

27 de julho de 2007 às 20:49  
Blogger O Árabe disse...

Bia, deixa-me agradecer. E retribuir, de coração, os teus votos.

29 de julho de 2007 às 01:13  
Anonymous Joana disse...

Boa noite!
Quero felicitá -lo pelo seu Post.
Deus é o tema mais polémico que existe, inatingível porém....Pelo menos aqui,neste momento da nossa existência.É uma busca linda e constante que jamais acabará.
Quando quero tentar explicar, fico sem palavras, comovida de certa forma, para exprimir tamanha beleza em meras palavras.

Força!Continue a escrever!

11 de setembro de 2010 às 18:04  
Anonymous Anônimo disse...

Onde Me procuras ser imortal? ---
EU estou vibrando em cada coração!---
Onde Me procuras ser imortal? ---
No Centro está a Minha Força! ---
Eu Sou desde o começo das Eras até ao seu final!---
Onde Me procuras ser imortal?

......

Gratidão

2 de julho de 2012 às 05:14  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky