O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

O PRISMA DO AMOR


Muito eu vos tenho falado do amor.
E, por certo, muito mais vos falarei. Porque ele está na raiz de vossos pensamentos e vossas ações; ele vos leva às alturas da felicidade e vos lança nos abismos do sofrimento.

Entretanto, assim não deveria ser. Pois o amor é a essência do Universo e existe para unir-vos uns aos outros, fazendo de vossos corações a ponte que vos levará à Eternidade.
Não o entendeis, todavia. E o amor, que deveria trazer-vos alegria e plenitude, sucumbe ao vosso egoísmo e às vossas inseguranças; é quando a amargura visita as vossas almas.

Sim; porque, embora muitas vezes jureis sofrer em nome do amor, o que realmente vos magoa é a frustração de ver contrariados os vossos desejos, inútil a vossa vontade.
Sede sinceros convosco e percebereis que assim acontece. Aceitai esta verdade, porque o Amor e a Vida não obedecem aos vossos caprichos, mas a uma Vontade maior.

A ambos, o Amor e a Vida, não vos cabe entender; mas recebê-los como dádivas que vos oferece o Coração do Universo, para que a Ele retorneis um dia, na Mansão do Amanhã.
Eu vos tenho dito que o Amor não existe para vossa satisfação, mas para o vosso crescimento. Ele não é o Conhecimento, mas a mais poderosa ferramenta do aprendizado.

Sabei que não amareis nem sereis amados do mesmo jeito, durante todos os instantes da vossa vida; porque o Amor é como o mar, cujas ondas variam ao sabor do tempo.
Sabei que nem sempre terá o vosso amor a mesma intensidade; porque o Amor é como o vento, que às vezes é o ciclone irresistível e em outras a brisa amena, que apenas acaricia.

Sabei que não amareis uma única pessoa; porque o Amor é como a planta, que ao mesmo tempo abriga muitas flores, aparentemente idênticas, mas sempre diferentes entre si.
Amareis aos vossos pais, aos vossos irmãos, aos vossos amores, aos vossos filhos e aos vossos amigos. E a cada um amareis de uma forma; nisto consiste o aprendizado do Amor.

Pois o Amor é como um prisma, multifacetado e incrustado no portal da Eternidade. E, sob a luz do Universo, cada uma de suas arestas brilha com reflexos de uma cor diferente.
Porque é a harmonia das cores que forma a beleza do Arco-Íris. 

Música:

43 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Belo post Árabe! O amor é um tema difícil de ser abordado, exatamente por ser algo abstrato e cada pessoa, ter sua forma de sentir. Jamais poderá se provar a sua existência no outro. Mas você abordou de uma maravilhosa forma. Ficou lindo!
Gostei muito também, da imagem e da musica!
Bom fim de semana! Beijos

31 de outubro de 2015 às 00:25  
Blogger chica disse...

O amor é uma das belas coisas da vida que sem ele, perde o sentido! abraços, tudo de bom,chica

31 de outubro de 2015 às 05:21  
Blogger Unknown disse...


Acho que faz parte das missões que temos na terra. Amar, confiar, respeitar as diferenças, ajudar e querer ver o outro bem. Lindo texto Árabe! Gostei muito, muito mesmo! Ótima semana, com paz, saúde e muito Obrigada!

1 de novembro de 2015 às 17:52  
Blogger helia disse...

É sempre muito agradável ouvir falar de Amor ! Excelente Texto e Foto maravilhosa!

2 de novembro de 2015 às 08:18  
Blogger Phoenix disse...

"Pois o amor é a essência do Universo e existe para unir-vos uns aos outros, fazendo de vossos corações a ponte que vos levará à Eternidade". Amor por nós...pelos outros. Por tudo :)

Beijo Árabe,

Phoenix

3 de novembro de 2015 às 07:12  
Blogger CÉU disse...

Olá, estimado amigo Árabe!

Mais um reflexivo, bom e construtivo texto.
Creio que, na prática, a maioria das pessoas sabe k há amor de diversos tipos, géneros e por diversas pessoas, mas o Amor, o tal, só o entendem como algo do qual recebam prazer. Os homens esquecem, muitas vezes, que amar é dar e receber para crescimento do próprio amor. Há k resguardá-lo das "tempestades", k existem, logicamente, mas que vão dar força e vitalidade ao mesmo.
Para pensar, segundo o teor do seu texto, há k fazer todo um trabalho de raciocínio, de desprendimento e de auto análise, que nem passa pela cabeça do comum mortal, ou da maioria de nós.
Aprender é o caminho certo.

Boa semana.

Abraços.

3 de novembro de 2015 às 10:13  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Amor é particular... cada um tem sua propria definiçao de amor... amar é antes de tudo querer bem...

Meu amigo... lhe desejo uma semana de muita paz... com votos que esteja bem...

Beijos, Arabe...

3 de novembro de 2015 às 13:13  
Blogger São disse...

Amor é a essência divina na HUmanidade.

Que estejas bem, meu amigo.

Abraço grande

3 de novembro de 2015 às 13:33  
Blogger Vera Lúcia disse...


Olá amigo,

O amor sempre será um tema envolvente. Falar de amor é falar sobre o que há de mais belo na vida do ser humano. Amar e ser amado é uma dádiva, por isso mesmo é tão importante aprender a amar verdadeiramente, seja em qualquer modalidade do amor. Somente sabendo amar seremos capazes de receber e dar felicidade. E aqui, destaco esta sua frase: "... o amor é a essência do Universo e existe para unir-vos uns aos outros, fazendo de vossos corações a ponte que vos levará à Eternidade. Não o entendeis, todavia. E o amor, que deveria trazer-vos alegria e plenitude, sucumbe ao vosso egoísmo e às vossas inseguranças; é quando a amargura visita as vossas almas".

Lindo texto e linda a música.

Feliz semana.

Abraço.

3 de novembro de 2015 às 16:55  
Blogger Ailime disse...

Boa noite meu amigo e bom Árabe,
Brilhante texto sobre o sentimento maior!
O amor nos gerou e em volta dele gravita toda a nossa existência!
Só assim faz sentido a nossa caminhada, na busca de o aperfeiçoar em cada momento, em cada pessoa que amamos sempre na senda do brilho que vem do Alto.
Beijinhos e muito obrigada por mais um conjunto de pérolas divinas.
Continuação de boa semana.
Ailime
(Adorei o instrumental)

3 de novembro de 2015 às 16:58  
Anonymous Helena disse...

Árabe, meu querido, hoje eu para, além de enfeitar a alma com a tua postagem, também para agradecer por um 'furto' que estou sempre a fazer aqui na tua casa... Trata-se do seguinte: em aniversários de amigos, além de uma lembrança material, eu sempre levo uma página pergaminada com alguma das tuas reflexões, sempre escolhida a dedo para a pessoa que será presenteada. É claro que com os devidos créditos. E eu fico sempre feliz quando recebo um telefonema (ou num encontro pessoal) dizendo do fascínio que a tua reflexão sobre o assunto provocou. Muitas vezes o 'meu' presente nem é citado (risos), mas a alegria de saber que a tua palavra tocou fundo o coração do homenageado é uma coisa que me faz muito feliz. Espero não ser 'processada' por tal apropriação indébita, mas saiba que além de te citar como autor ainda deixo uma dedicatória falando da minha admiração por ti. Falar da postagem de hoje... Para quê? Ninguém fala com mais profundidade e beleza sobre o amor do que tu.
Meu carinho num beijo de agradecimento e admiração,
Helena

3 de novembro de 2015 às 18:05  
Anonymous Helena disse...

correção: hoje eu vim para...

3 de novembro de 2015 às 18:07  
Blogger Shirley Brunelli disse...

Só o Amor Universal é verdadeiro...
Disse Platão: "A alma se une ao corpo pelos prazeres e pelas dores".
Amigo, que as vibrações do Coração do Universo, inunde o seu Ser!
Abraços!

3 de novembro de 2015 às 18:17  
Blogger Fá menor disse...

Pois que seríamos nós sem amor!...
Sempre deliciosas palavras. Grata.

Abraço, amigo.

3 de novembro de 2015 às 18:23  
Blogger Zilani Célia disse...

OI ARABE!
MUITA SABEDORIA NOS PASSAS AQUI.
TODOS NÓS TEMOS ESTA CAPACIDADE DE AMAR, COMO EXPLÍCITAS E AMAMOS, SÓ QUE NEM SEMPRE SABEMOS O REAL VALOR DESTE SENTIMENTO.
ABRÇS
-http://zilanicelia.blogspot.com.br/

4 de novembro de 2015 às 22:01  
Blogger GarçaReal disse...


Se o amor gerisse a humanidade como na realidade deveria ser, então sim o o planeta teria outra dimensão e certamente a nossa vivência seria bem mais facilitada.

Belíssimo texto.

Bom resto de semana

Bjgrande do Lago

5 de novembro de 2015 às 13:28  
Blogger Silenciosamente ouvindo... disse...

Mais um belíssimo texto, desta vez sobre o amor.
Como sempre li com muita atenção o mesmo.
Desejo que o amigo se encontre bem.
Um abraço.
Irene Alves

5 de novembro de 2015 às 14:07  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Hola, Áarabe!!!

Como siempre nos dejas una gran lección sobre el amor. Y estoy totalmente de acuerdo con tu precioso texto.
Todos necesitamos amar y ser amados, me gustan los grandes amores de todos los colores. El amor no tiene que ser solo de pareja, hay otros amores muy importantes en la veda de cualquier persona. Sin amor nada somos.
Ha sido un placer.
Te dejo mi gratitud y mi estima siempre.
Un beso y se muy muy feliz.

5 de novembro de 2015 às 14:16  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Olhos de Mel, e concordamos: cada pessoa sente de uma forma... por isto, não se pode definir ou classificar o amor! Bom resto de semana.

5 de novembro de 2015 às 14:37  
Blogger O Árabe disse...

Uma das mais belas, Chica; com certeza! Bom resto de semana, amiga; obrigado.

5 de novembro de 2015 às 14:38  
Blogger O Árabe disse...

Faz, Maria Luzia. E, mais do que isto, é a mais doce das nossas missões. Obrigado a você, pela gentileza e amizade. Bom resto de semana!

5 de novembro de 2015 às 14:39  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Hélia. Bom resto de semana, amiga!

5 de novembro de 2015 às 14:39  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Phoenix! O amor universal é, com certeza, o caminho mais curto para o Coração do Universo! Obrigado, bom resto de semana.

5 de novembro de 2015 às 14:41  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Céu: aprender é o caminho certo; e viver o Amor é o aprendizado mais necessário para todos nós! Obrigado, bom resto de semana.

5 de novembro de 2015 às 14:43  
Blogger O Árabe disse...

Muito bem dito, Arco-Íris amar, antes de tudo, é querer bem! Estou bem, sim, amiga; e você, como está na roda-viva? :) Obrigado, bom resto de semana!

5 de novembro de 2015 às 14:44  
Blogger O Árabe disse...

Gostei muito da definição, São; curta, inteligente e verdadeira! Obrigado, amiga; bom resto de semana.

5 de novembro de 2015 às 14:46  
Blogger O Árabe disse...

E eu destaco essa sua frase, Vera: "Somente sabendo amar seremos capazes de receber e dar felicidade.". Obrigado e tenha um bom resto de semana, minha amiga.

5 de novembro de 2015 às 14:48  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado a você, Ailime, pela gentileza e acerto do comentário. "O amor nos gerou e em volta dele gravita toda a nossa existência". O que mais é preciso dizer sobre o Amor? :) Bom resto de semana!

5 de novembro de 2015 às 14:50  
Blogger O Árabe disse...

Nada posso dizer, Helena, senão que fico muito honrado e grato com a tua gentil lembrança, que engrandece o nosso humilde trabalho! Mas faço questão de ressaltar que jamais existirá "apropriação indébita", no caso: é graças a corações assim, que existem as nossas palavras; portanto, elas pertencem a todos nós. :) De coração te agradeço, amiga; bom resto de semana!

5 de novembro de 2015 às 15:02  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Shirley, e inteiramente de acordo contigo: o amor universal, eis o verdadeiro Amor! Bom resto de semana.

5 de novembro de 2015 às 15:04  
Blogger O Árabe disse...

E sempre grata a tua presença, Fa! Obrigado, amiga; bom resto de semana.

5 de novembro de 2015 às 15:04  
Blogger O Árabe disse...

Você está certa, Zilani: poucas são as vezes em que reconhecemos o real valor deste sentimento, que nos completa e faz evoluir! Obrigado, bom resto de semana.

5 de novembro de 2015 às 15:06  
Blogger O Árabe disse...

Seria, Garça amiga... e um dia o será, ainda acredito nisto! :) Obrigado, bom resto de semana.

5 de novembro de 2015 às 15:07  
Blogger O Árabe disse...

Estou bem, Irene; e você, amiga? Obrigado, bom resto de semana!

5 de novembro de 2015 às 15:08  
Blogger O Árabe disse...

Acho que você resumiu tudo que poderíamos dizer em uma frase, Marina: sem amor, nada somos. Obrigado, amiga; bom resto de semana.

5 de novembro de 2015 às 15:09  
Blogger ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querido amigo Árabe

Perdoe-me a ausência.
Final de ano, para quem ensina
o tempo fica curto,
mas estamos sempre visitando
espaços preciosos que nos fazem tão bem.

Gostaria de convidá-lo a visitar o meu blog
www.sonhosdeumprofessor.blogspot.com
onde postei uma entrevista que fiz recentemente
e que está sendo vinculada na mídia de Fortaleza.

É também uma forma de entender a forma
que penso a Educação que acredito
e a qual dedico a minha vida.

Um imenso abraço.

Aluísio Cavalcante Jr.

5 de novembro de 2015 às 17:27  
Blogger Unknown disse...

Meu Bom Amigo, eu que agradeço e muito!!! Desejo que, tudo o que possa existir de maravilhoso neste mundo, chegue até você. Fique com Deus Árabe!

5 de novembro de 2015 às 23:41  
Blogger ONG ALERTA disse...

O amor ê a essência da vida, abraço Lisette.

6 de novembro de 2015 às 13:26  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

o amor, um tema que abordou muito bem com um texto excelente.

é certo que também traz dor, mas que seria de nós sem o amor?!

um bom fim de semana.

beijo

:)

6 de novembro de 2015 às 14:06  
Blogger O Árabe disse...

Sempre uma alegria a sua visita, amigo Aluisio! E será um prazer visitar o seu blog, sim; ainda mais, sabendo a sua dedicação pela educação de nossos jovens! Bom fim de semana, meu abraço.

6 de novembro de 2015 às 15:52  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Maria Luzia, pelos votos, que de coração retribuo! Bom fim de semana, amiga.

6 de novembro de 2015 às 15:53  
Blogger O Árabe disse...

É, Lisette; é dele, que surge a própria vida! Bom fim de semana.

6 de novembro de 2015 às 15:53  
Blogger O Árabe disse...

Nada seríamos, Piedade, com certeza; é o Amor que dá sentido às nossas vidas. Obrigado, bom fim de semana!

6 de novembro de 2015 às 15:54  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky