O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

A PAZ INTERIOR


É a paz interior que deveis buscar, acima de tudo.
Sem ela, nada podereis conseguir. De que servem as mais resistentes muralhas e o fosso mais profundo, para proteger o castelo, se dentro dele a guerra permanece acesa?

De nada vos adianta desejar que a paz esteja ao vosso redor; nem tentar arredar-vos do mundo. Porque, ainda que o conseguísseis fazer, a insatisfação continuaria em vós.
É em vós, que estão os problemas; e, se assim é, em vós necessitais buscar as soluções. O problema não é a falta do oásis, nem o sol do deserto, mas a sede que vos atormenta.

O problema não é o escuro da noite que vos envolve, mas o medo que cresce em vós, quando não conseguis discernir o que vos cerca. Não é a insônia, e sim a vossa inquietude.
O problema não é o amor não correspondido, mas o orgulho ferido; nem a vossa aparência, mas a vossa insegurança. Não é a ignorância, mas o desinteresse em aprender.

O problema não é o obstáculo, mas a incapacidade de vencê-lo. Para aquele que se dispõe a escavar o tronco e remar a canoa, o rio é apenas um novo caminho que surge.  
Responsabilizais as circunstâncias, para justificar as vossas decisões equivocadas. Mas o homem sensato não é o que se detém diante do abismo, e sim o que constrói a ponte.

Podeis, sem dúvida alguma, aprender a construir as vossas pontes. Primeiro necessitais, entretanto, saber que a paz interior é a estrutura sobre a qual se podem assentar.
Buscai a paz interior. Se a encontrardes, todos os vossos problemas deixarão de incomodar-vos; e fácil vos será solucioná-los, porque ouvireis o vosso verdadeiro Eu.

Buscai a paz interior. Mas sabei que não a encontrareis nas realizações deste mundo, nas posses que amealhardes, nas vaidades satisfeitas, nem nas glórias que puderdes obter.
Este é o mundo da matéria. E tudo que aqui vos for dado conseguir nada vos trará, senão alegria passageira; porque passageira é a jornada, enquanto o vosso espírito é eterno.

Plantai boas sementes, em cada dia, para que farta vos seja a colheita, no Jardim do Amanhã. A certeza de bem semeardes vos guiará os passos, para seguirdes em frente.
Este é o caminho para a paz interior. E, uma vez que a tenhais descoberto, ela preencherá a vossa alma; e se espalhará ao vosso redor, iluminando a todos que encontrardes.

De paz se tornará o vosso caminho.
Música:

26 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Querido Árabe; creio que nem a paz interior, nem a felicidade sejam plenas, absolutas, mas momentâneas. Uns duram um tempo maior, outros nem tanto. Aprendi que é entre um e outro momento, que a vida acontece. Porém isso depende de cada um, porque a gente escolhe qual vai priorizar.
Lindo post e bela imagem!
Bom fim de semana! Beijos

19 de agosto de 2016 às 23:54  
Blogger chica disse...

Que lindo!! Se nesse conturbado mundo ,não a mantivermos bem cuidadinha dentro de nós, nem sei o que pode nos acontecer!Precisamos dela! abração, linda semana,chica

20 de agosto de 2016 às 06:25  
Blogger MEU DOCE AMOR disse...

Olá:

Sem dúvida, se dúvida...o que mais procuro e faço esforço para isso.Obrigada pelas palavras e nunca nos deixes aqui sozinhos.É bom ouvir estas palavras.Às vezes sou muito crítica, mas desta vez não quero ser.Acho que é esse o caminho.

Beijinho doce

20 de agosto de 2016 às 18:14  
Blogger MEU DOCE AMOR disse...

Hum...mas com uma deusa dessas, da imagem, tudo é ,mais fácil,não? :)))))))

20 de agosto de 2016 às 18:15  
Blogger CÉU disse...

Poucos serão aqueles k conseguem encontrar essa tal paz interior, de k você fala, por isso é k o mundo anda todo às avessas e uns contra os outros.
Sou serena, por natureza, mas não sou santa, portanto, qdo me "pisam", seja de k forma for, passo à indiferença, como se a pessoa tivesse morrido para mim. Não consigo ser de outra formas.

Meu querido amigo, minha mão dta. está minimamente satisfatória e dia 05 de setembro terei consulta para reapreciação. Todavia, a esquerda começa dando os primeiros sinais de alguma dor, por se ter esforçado, feito quase todo o trabalho da dta. Vamos ver!

Abraços e semana de luz.

22 de agosto de 2016 às 14:20  
Blogger Unknown disse...

"Este é o mundo da matéria. E tudo que aqui vos for dado conseguir nada vos trará, senão alegria passageira; porque passageira é a jornada, enquanto o vosso espírito é eterno".

Pois é Árabe, um texto que vale a pena ler e reler.Falo a você o seguinte: minha paz de espírito, o meu sossego, sempre em primeiro lugar, sempre!!! Ótima semana e um abraço! Obrigada!

22 de agosto de 2016 às 17:21  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Nenhum ser humano é completo sem a paz interior!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

22 de agosto de 2016 às 20:39  
Blogger São disse...

A paz interior e a saúde são as maiores riquezas que se podem ter, realmente.

Beijinhos , Swami :)

23 de agosto de 2016 às 04:53  
Blogger Marina Filgueira disse...

Una preciosa lección de vida y de amor, un texto pleno de sugerencias muy acertadas y buenas para la salud de cuerpo y alma. Sin paz interior, el ser humano andará o andaremos... Bastante perdidos. Pues, a veces no la conseguimos con facilidad.

Me ha encantado leerte.
Un abrazo, mi gratitud e inmensa estima.

Se feliz.

23 de agosto de 2016 às 12:35  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

A guerra e a paz começa dentro de nos... se vibrarmos amor, teremos a nossa volta um mundo de luz...

Beijos, Arabe...

23 de agosto de 2016 às 14:34  
Blogger Zilani Célia disse...

OI ÁRABE!
O DIA EM QUE NOSSA CAPACIDADE DE ENTENDIMENTO SE ATER AO QUE TÃO LINDAMENTE NOS PASSAS EM TEU TEXTO, SABEREMOS QUE TODAS AS RESPOSTAS QUE BUSCAMOS E TODAS AS VITÓRIAS QUE ALMEJAMOS ESTÃO BEM PERTINHO, POIS É EM NÓS QUE DEVEMOS BUSCÁ-LAS, MAS PARA ISSO HÁ QUE HAVER MUITA PAZ EM NOSSOS CORAÇÕES.
LINDO!
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

23 de agosto de 2016 às 19:11  
Blogger Ailime disse...

Boa noite meu Amigo e bom Árabe,
Outro texto repleto de elevado conhecimento e escrito como sempre de forma brilhante.
A paz interior passa também, se me permite, porque assim o sinto, por sermos verdadeiros, leais e amantes da paz e do sossego.
Tudo (ou quase) será superado e encarado de forma positiva, na verdade, se cultivarmos o nosso verdadeiro eu com autenticidade. Assim poderemos mais facilmente transmitir a quem nos rodeia um pouco do que somos e como somos.
O mundo oferece-nos uma paz aparente e efémera que apenas nos satisfaz no momento. Ela deve crescer dentro e nós!
A verdadeira paz, a outra que vem do Alto essa é a que deveremos querer atingir para chegar ao Jardim do Amanhã
Um grande beijinho e continuação de boa semana.
Ailime
(A música é muito linda, muito calma e transmite paz).

24 de agosto de 2016 às 16:45  
Blogger Vera Lúcia disse...


Olá Árabe,

Você escolheu uma música perfeita para embalar a leitura do texto. Deliciosa de ouvir.
Lindo seu texto, elaborado com a sabedoria que lhe é peculiar.
É certo que não encontraremos paz em coisas mundanas. Ela há de fluir de nosso estado interior. Não é fácil manter o espírito em paz diante dos barulhos do mundo externo, mas é uma benção quando conseguimos equilibrar nossos sentidos, abraçando um estado de plenitude, que nos restaura e ilumina. Somente podemos transmitir paz quando a temos no coração. Deixo uma frase que traduz o bem estar proporcionado pela paz interior: "O encantamento mais gostoso é aquele que sentimos de dentro pra fora. A nossa paz interior exalando pelos nossos poros. Isso sim é completude!"

Abraço.

25 de agosto de 2016 às 00:06  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Olhos de Mel: depende de cada um escolher o que vai priorizar; este é o segredo para a paz interior. Obrigado, bom resto de semana!

26 de agosto de 2016 às 09:25  
Blogger O Árabe disse...

E como precisamos, Chica! Mantê-la em nós é a maior das conquistas. Obrigado, amiga; bom fim de semana.

26 de agosto de 2016 às 09:25  
Blogger O Árabe disse...

Bonita, mesmo, não é, Doce Amor? :) Mas você está inteiramente certa: este é o caminho! Obrigado, bom fim de semana.

26 de agosto de 2016 às 09:27  
Blogger O Árabe disse...

Gostaria que a tua cura estivesse sendo bem rápida, Céu, mas fico feliz em saber que a direita se está recuperando; às vezes, é mesmo um processo demorado. Quanto à paz interior, às vezes a indiferença é necessária para encontrá-la. Bom fim de semana, amiga; obrigado.

26 de agosto de 2016 às 09:29  
Blogger O Árabe disse...

Este é o lugar certo para a paz, Maria Luzia: o primeiro. Sempre! :) Obrigado pela gentileza e amizade, bom fim de semana!

26 de agosto de 2016 às 09:31  
Blogger O Árabe disse...

Pura verdade, Tereza Isabel; é ela que nos completa! Obrigado, bom fim de semana.

26 de agosto de 2016 às 09:32  
Blogger O Árabe disse...

Tendo-as, São, de que mais necessitaremos? :) Obrigado, minha cara amiga; bom fim de semana!

26 de agosto de 2016 às 09:33  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Marina, pela gentileza e amizade; bom fim de semana, fica bem!

26 de agosto de 2016 às 09:34  
Blogger O Árabe disse...

Concordo, Arco-Íris. Creio que as pessoas são como espelhos, a refletir o que recebem de nós; melhor, portanto, espalharmos a paz! Espero que estejas bem, amiga; bom fim de semana!

26 de agosto de 2016 às 09:35  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Zilani! Como encontrarmos as respostas que buscamos, se a paz não estiver em nós? Obrigado, bom fim de semana!

26 de agosto de 2016 às 09:37  
Blogger O Árabe disse...

Não há como não concordar, Ailime! Cultivar o nosso verdadeiro Eu é o caminho para encontrarmos a paz interior, que nos leva à felicidade. Linda a música, não? Bom fim de semana, amiga; obrigado!

26 de agosto de 2016 às 09:52  
Blogger O Árabe disse...

Acho que essa frase coloca muito bem, Vera! Realmente, quando a paz nos preenche e se espalha ao nosso redor, isso é completude! Obrigado, bom fim de semana.

26 de agosto de 2016 às 09:54  
Blogger Smareis disse...

Boa noite amigo!
Mensagem de grande ensinamento Árabe.
A paz interior é o condutor de uma vida plena saudável. Sem essa paz interior adoecemos de corpo e alma. Nesse mundo louco em que vivemos e muito difícil conquistar uma paz duradoura. A música é bela, adoro.
Abraço amigo!

Estava ausente da internet, por isso ainda não tinha passado por aqui.

2 de setembro de 2016 às 00:22  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky