O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 23 de abril de 2021

A PAZ INTERIOR


 Dizeis buscar a paz interior.

E eu até acredito que o fazeis; entretanto, pouquíssimos são, entre vós, os que a encontram. E assim acontece porque enveredais por um caminho errado, durante a vossa procura.

Procedeis como o homem que procura o mar e acredita poder encontrá-lo nas águas de um lago; ou como aquele que ambiciona o sabor das frutas e não cuida de preservar a árvore.

É assim que vos perdeis, na vossa jornada em busca da paz. E, ao invés de encontrá-la, cada vez mais fundo vos embrenhais pela inquietude, acalentando as vossas frustrações.

Porque vos deixais seduzir pelo brilho atrativo e efêmero do ouro e dos diamantes; e esqueceis que o caminho para os obter é escavando a terra humilde e escura sobre a qual caminhais.

Em vosso imediatismo, acreditais que alcançareis a paz interior quando satisfeitos estiverem todos os vossos desejos. Que vivereis em paz,  quando obtiverdes tudo que almejais.

Deixai-me dizer-vos, entretanto, que isto jamais acontecerá. Porque os desejos são, para o homem, como as folhas para a planta; a cada desejo que realizeis, outro tomará o seu lugar.

Pois a insatisfação é natural em vós; faz parte da vossa cultura e vos estimula a desejar mais, impedindo que vos contenteis com aquilo que tendes e possais sentir-vos em paz.  

A insatisfação é a força que vos empurra para frente; e isto é bom, porque vos faz prosseguir. Ao mesmo tempo, entretanto, é ela que vos distrai dos encantos que encontrais no caminho.

E a paz provém da plenitude. Um homem que se sente em paz é aquele que está satisfeito consigo mesmo; que olha para o caminho que percorreu e sabe que fez o seu melhor.

Este é o homem que encara, sem inquietude, o caminho que ainda lhe falta percorrer. Porque sabe que o sol e a chuva, o dia e a noite, se alternarão diante dele. E nada mais deseja.

O homem que tem paz é o que confia. Que não teme os seus irmãos, olha nos seus olhos e lhes oferece o melhor de si, sem preconceitos ou ambições; sem segredos e enganos.

O homem que tem paz não é aquele que descobriu o Paraíso. É o que sabe que, se o Paraíso existe, foi criado para todos; mais dia, menos dia, chegará a sua vez de encontrá-lo.

Este é o grande erro que cometeis e vos impede de encontrar a paz interior: acreditar que ela esteja na satisfação dos vossos desejos. Este, na verdade, é o caminho da inquietude.

Para encontrar a paz, precisais saber lidar com os vossos desejos.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_ernesto_cortazar_solitude.mid

Link música

Link vídeo 

36 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Saber lidar com seus desejos é complicado; mas com certeza, a inquietude é inerente ao ser humano. Porque sempre que encontra algo que tanto procurou, a satisfação só é duradoura, até que o próximo objeto de desejo, venha. Talvez por isso, a paz interior, também seja passageira. Essa tão sonhada paz, é uma construção que envolve, abstinências, renúncias, conhecimento profundo interior, resiliência, etc.
Amei o vídeo! A musica é linda! Cortazar, sempre uma boa escolha!
Bom fim de semana! Beijos

23 de abril de 2021 às 22:26  
Blogger J.P. Alexander disse...

Buena historia a veces lidiar con los sentimientos es dificil Te mando un beso

24 de abril de 2021 às 01:05  
Blogger chica disse...

Sensatas, verdadeiras e tão importantes tuas palavras nesses conselhos e lembretes. A insatisfação com tudo, a sempre busca da Paz, pode perturbar o nosso interior e impedir que a vtenhamos! abração, tudo de bom,chica e linda semana nova!

24 de abril de 2021 às 06:43  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Um texto lindo e tão verdadeiro, repleto de pérolas de conhecimento.
A paz interior como eu a sinto pode estar quando, por exemplo, no meio da natureza eu admiro a maravilhosa obra da Criação e a fotografo, como ontem aconteceu, na beleza das flores que enchem os campos com seus aromas e encantos. Quando também executo uma tarefa árdua e sinto uma enorme paz interior por ter conseguido terminá-la. Agradeço a Deus por tudo o que o de forma tão simples me vai proporcionando. Penso que a paz interior pode estar nas coisas mais simples da vida. Temos é que saber desfrutar aproveitando esses momentos únicos.
Virei mais tarde ouvir a música e o vídeo. Estou, de momento, no celular.
Beijinhos e bom fim de semana e uma nova semana repleta de paz e saúde.
Ailime

24 de abril de 2021 às 11:29  
Blogger vieira calado disse...

Meu caro!

Eu vivo geralmente em paz.

Mas sei que a paz, tout court", um dia virá...

Saudações!

26 de abril de 2021 às 22:16  
Blogger Beatriz Pin disse...

Que bem fala, amigo. Fala dende a sabiduría de quen sabe vivir a vida da maneira mais correcta. E você trasmite esa paz sempre nas suas cronicas. Eu concordo e trato de levar uma vida asim.
Sentirse em paz é a melhor das sensações que experimento. Vivo num entorno e nunma etapa da vida que favorece issa paz interior.
Agradeço e gosto tanto de ler o que escrive que agardo com agrado volver ler sua nova postagem.
Que tenha um bo día.
Abraço

27 de abril de 2021 às 04:43  
Blogger São disse...

Belissima lição mais uma vez, querido Swami!

Te abraço :)

27 de abril de 2021 às 08:24  
Blogger Luiz Gomes disse...

Oi meu querido amigo Árabe, infelizmente nem todos os nossos desejos são realizados. Mais a nossa paz interior ninguém pode tirar. Um abraço do seu amigo carioca.

27 de abril de 2021 às 12:02  
Blogger - R y k @ r d o - disse...

Li calmamente, em silêncio. Interiorizando ca frase, fui entrando em reflexão. Na verdade caminhamos por muitos caminhos mas raramente paramos para escolher o caminho certo. O caminho da luz, da verdade, da sinceridade, da honestidade, da entreajuda e respeito pelo seu semelhante. Relendo, respeitosamente, em silêncio me deixei ficar.
.
Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

27 de abril de 2021 às 15:18  
Blogger Maria Luzia disse...

Boa noite Árabe!

Ah, o silêncio da noite, o brilho das estrelas, o canto dos pássaros, acordar e ver minhas plantas cheias de rosas, nossa, quanta paz! Penso que, depende das nossas escolhas, para que se tenha o espírito em paz! Árabe, o texto é maravilhoso, tudo lindo! Ótima semana, um abraço e muito grata!

27 de abril de 2021 às 22:24  
Blogger Fá menor disse...

Dizes muito bem.
E não há nada que pague a paz interior.

Beijinhos.

28 de abril de 2021 às 03:27  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Lúcia! A paz interior é um conquista das mais difíceis; precisamos lutar por ela, dia a dia... mas vale a pena, com certeza! Obrigado, meu abraço; boa semana!

29 de abril de 2021 às 10:34  
Blogger O Árabe disse...

Muito difícil, J.P.! Lidar com sentimentos é algo que só aprendemos com o tempo! Obrigado, amiga, meu abraço; bom resto de semana.

29 de abril de 2021 às 10:36  
Blogger O Árabe disse...

Paradoxal, né, Chica? Mas verdadeiro: a busca insensata da paz pode impedir que a encontremos! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

29 de abril de 2021 às 10:38  
Blogger O Árabe disse...

Concordo inteiramente, Ailime: "Penso que a paz interior pode estar nas coisas mais simples da vida. Temos é que saber desfrutar aproveitando esses momentos únicos."; saber desfrutar da paz, esquecendo os desejos... este é o caminho para encontrá-la! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

29 de abril de 2021 às 10:40  
Blogger O Árabe disse...

Essa é uma conquista que só o aprendizado da vida nos traz, mestre Vieira Calado; à medida que a idade avança, nos sentimos mais em paz! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

29 de abril de 2021 às 10:41  
Blogger O Árabe disse...

Não posso deixar de concordar, Beatriz: estar em paz é a melhor sensação que alguém pode experimentar! Bom resto de semana, amiga; obrigado, meu abraço.

29 de abril de 2021 às 10:43  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, São; você sempre presente e gentil, minha amiga! Meu abraço, bom resto de semana.

29 de abril de 2021 às 10:44  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Luiz: ninguém nos pode tirar a paz interior, a menos que nós mesmos o façamos! meu abraço, amigo, obrigado; bom resto de semana.

29 de abril de 2021 às 10:45  
Blogger O Árabe disse...

Emocionante depoimento, Ryk@rdo! O que posso fazer, amigo, senão agradecer?! Meu abraço, bom resto de semana!

29 de abril de 2021 às 10:47  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Maria Luzia! É das nossas escolhas, que depende alcançarmos a paz! Obrigado, minha amiga, pela amizade e gentileza; meu abraço, bom resto de semana!

29 de abril de 2021 às 10:48  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Fa! Nada que pague... ou a possa substituir! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

29 de abril de 2021 às 10:49  
Blogger Himawan Sant disse...

Boa noite, amigos árabes.
Concordo com seus pensamentos de que podemos encontrar paz de espírito e coração com base nas experiências de vida. Seu texto é sempre atencioso, ótimo para ponderar e aplicar.
De longe, envio saudações amigáveis.
A paz da alegria esteja com todos nós.

29 de abril de 2021 às 11:06  
Blogger Majo Dutra disse...

Eu tenho andado inquieta e só consigo ter momentos de paz...
Morreram mais de dois milhões, morre gente com a vacina Astrazeneca que provoca coágulos, mas morrem poucos em relação às massas e é isso que conta: vacinar massas.
Ao tempo que estou confinada!...
Sei que tudo se resolerá, consigo controlar-me, mas não ando na paz dos anjos, como gostaria... E isto não tem nada a ver com os meus desejos...
Dou-lhe os meus parabéns pelo belo e sábio texto, mas acho quw não se ajusta a tempos de calamidade...
Dias de paz iluminada para si... Abraço, Amigo.
~~~~~~~~~~

29 de abril de 2021 às 18:45  
Blogger CÉU disse...

Oi, amigo!

Só teremos paz se soubermos escolher, isso ou aquilo. Quem escolhe caminho ruim, nunca terá paz interior. E o contrário também é verdadeiro.

Não consegui aceder à música, como já vem acontecendo desde há algum tempo.

O vídeo é belo e nos dá paz. O "Rei" homenageando Michael Jackson. Gostei também do outro cantor, que não sei de quem se trata.

Abraços e bom resto de semana.

29 de abril de 2021 às 20:01  
Blogger Roselia Bezerra disse...

"Esqueceis que o caminho para os obter é escavando a terra humilde e escura sobre a qual caminhais."

Olá, amigo Árabe!
Que belo texto! Não sei como me passou no tempo hábil.
Sabe, a oração me restitui a paz de imediato, é minha bóia no mar revolto. É a Mão de Deus numa turbulência cotidiana.
Não vou ser falsa e dizer que não choro em alguns momentos do dia por tudo que vivemos a humanidade. Entretanto, como uma fênix, saio respirando aliviado em seguida de orar pela fé com toda contrição.
Tenho vivido situações muito difíceis e inesperadas, mas sei bem que Deus e ampara e me restitui a paz de forna miraculosa. Independente de alcançar qualquer desejo do meu ser. Chamo de sublimação, Dom a se pedir.
Foi muito bom ter vindo aqui e pontuar minha paz vespertina.
Tenha um final de semana abençoado!
Abraços fraternos de paz e bem

30 de abril de 2021 às 12:26  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde Amigo e bom Árabe,
Voltei de novo e estou neste momento a apreciar o belo vídeo Paz! Maravilhoso Roberto Carlos neste dueto.
A música é linda também.
Beijinhos e bom fim de semana.
Ailime

30 de abril de 2021 às 12:49  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Himawan! Esta é a ideia, amigo: que ponderemos e cresçamos juntos. Assim, os caminhos da vida e do aprendizado se tornam mais fáceis. Meu abraço, bom fim de semana!

30 de abril de 2021 às 16:20  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Majo. Sei que os tempos andam realmente difíceis, mas acredito que, quanto maior o caos à nossa volta, mais necessário se torna buscarmos a paz espiritual, em contraponto. Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

30 de abril de 2021 às 16:23  
Blogger O Árabe disse...

Pena que você não está conseguindo ouvir as músicas, Céu! Sou quase analfabeto em internet, mas vou ver se consigo fazer algo nesse sentido. Quanto ao comentário, concordo: a paz que teremos depende do caminho que escolhemos, sim! Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

30 de abril de 2021 às 16:25  
Blogger O Árabe disse...

Felizes daqueles, Rosélia, que encontram a paz na oração! Minha mãezinha, que se foi o ano passado, era uma dessas privilegiadas; e, nos últimos tempos, esta foi a sua maior fonte de paz! Obrigado, amiga, pela gentileza e amizade; meu abraço, bom fim de semana.

30 de abril de 2021 às 16:28  
Blogger O Árabe disse...

Bom saber que você gostou, Ailime! Acredite, amiga: na maior parte das vezes, demoro mais a escolher as músicas que a escrever o texto. :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

30 de abril de 2021 às 16:30  
Blogger CÉU disse...

Oi,

Eu já comentei esse post, ou seja o penúltimo. Creio k me fiz entender. Obrigada e abraço.

4 de maio de 2021 às 14:36  
Blogger O Árabe disse...

Comentou, sim; obrigado, amiga. Meu abraço, bom resto de semana!

5 de maio de 2021 às 13:20  
Blogger Roselia Bezerra disse...

🙏🙏🙏

5 de maio de 2021 às 13:22  
Blogger O Árabe disse...

Meu abraço, Rosélia; obrigado pela amizade e companhia! Bom resto de semana!

6 de maio de 2021 às 10:53  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky