O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 19 de março de 2021

O VOSSO ESPAÇO

 



Necessitais do vosso espaço.

Como o pássaro necessita de espaço para bater as suas asas, a flor precisa de espaço para brotar e o peixe de espaço para mover a cauda que o impulsiona. Ninguém vive, sem ter o próprio espaço.

Porém, sois diferentes do pássaro, da flor e do peixe; o espaço de que necessitais não está ao vosso redor, mas em vosso verdadeiro Eu. E deveis preservá-lo, para não serdes sufocados.

Nada temais, entretanto. Porque, estando protegido em vosso íntimo, o vosso espaço não pode ser violado; apenas vós mesmos podeis conceder a permissão para que alguém o invada.

Sim; ainda que, ao vosso redor, dezenas de pessoas vos gritem ordens ou ofensas, não as ouvireis, a menos que este seja o vosso desejo. Nada vos poderá perturbar, se assim quiserdes.

Porque, entre os vossos ouvidos e o vosso coração, existe uma porta. E desta, só vós tendes a chave; cada homem escolhe o que escutará e guardará em si. Ouvir não é a mesma coisa que escutar.

Aprendei esta simples lição, e mais fácil vos será preservar o vosso espaço. Porque ofensas, ordens e ensinamentos são como presentes; a quem os recebe, cabe o direito de aceitar ou recusar.

Ignorai a ofensa e ela não vos magoará; nem despertará em vós o desejo de vingança. Analisai os ensinamentos e  as ordens que vos passarem e escolhei os que merecem ser seguidos.

Fazei-o, todavia, no mais íntimo de vossa mente e vosso coração. Porque é vossa a escolha e a nada necessitais reagir com revolta ou indignação. Respondei, sempre, com um sorriso de paz.

Deveis, sim, espalhar entre os vossos irmãos as vossas verdades; afinal, talvez alguma delas lhes seja proveitosa. Mas não tentai forçar a sua aceitação; respeitai, mutuamente, os vossos espaços.

Acendendo um fósforo, afastais a escuridão que acaso esteja à vossa volta. Ao preservar o vosso espaço, conhecereis os vossos próprios limites e aprendereis a respeitar os espaços alheios.

Vede o exemplo de cercas e muros, que delimitam os vossos terrenos. Umas e outros não seriam necessários, se cada homem conhecesse os seus próprios limites e não invadisse os de outros.

Não é assim que acontece, porém; e, como cobiça as posses alheias, o homem procura dominar as pessoas que o cercam. É como se precisasse mostrar-se forte, para ocultar a sua insegurança.

Dia virá, em que unidos estareis; e não mais existirá essa vontade humana de sobressair entre os demais. Até lá, entretanto, necessitais estar atentos e preservar sempre o vosso espaço.

Ele é necessário para o vosso crescimento.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_teclado_espetacular_my_way.mid

Link música

Link vídeo 

34 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Belo post, Árabe! Sabe? Muitas vezes um copo precisa apenas de uma gota de água para transbordar. Porque todos os dias, cai uma gotinha e a repetição dos gestos, um dia transborda. Assim é a vida, assim é para todos.
Bom fim de semana! Beijos

19 de março de 2021 às 23:58  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Ainda que, ao vosso redor, dezenas de pessoas vos gritem ordens ou ofensas, não as ouvireis..."

Bom dia de sábado, amigo Árabe!
Nem que seja com um fósforo, temos luz só nosso redor r a luz interior, a chama viva de Deus nunca nos abandona. E Luz que não se apaga.
Sejamos revestidos da Sadia consciência e viveremos sem preocupação com sobressairmos em relação aos demais.
Basta que Deus nos dê valor se o temos.
Um texto de pura realidade e maturidade.
Tenha um ótimo final de semana de paz!
Abraços fraternos, saúde e preces

20 de março de 2021 às 05:57  
Blogger chica disse...

Muito lindo,Árabe!
Temos que assim agir...Deixar os outros fazerem o barulho que quiseres e termos a paz pra na "nossa" ficar! Nem sempre conseguimos! Mas vale! abração, feliz OUTONO! chica

20 de março de 2021 às 08:24  
Blogger Fá menor disse...

Muito grata por este texto. Ele é uma lufada de ar fresco e força para enfrentar essas adversidades da vida.

Precisamos ser luz na escuridão, ainda que haja quem ache que a luz possa cegar. Mas sem deixar invadir o nosso espaço, muito embora nem sempre seja fácil não se deixar invadir.

Haja fortaleza!

Abraços.

20 de março de 2021 às 14:04  
Blogger Alice Alquimia disse...

É bom ler sem pressa e com a mente aberta para aprender.

21 de março de 2021 às 07:46  
Blogger Dan André disse...

Gratidão pelo lindo texto. Você costurou muito bem as ideias, com momentos intimos junto a esses dias tão estranhos que estamos vivendo. Sejamos luz, posiivos, por mais que a escuridão venha querer reinar.

Abraços,
Dan
https://gagopoetico.blogspot.com/2021/03/comida-poesia.html

21 de março de 2021 às 12:29  
Blogger Beatriz Pin disse...

De tudo gostei e fico co paragrafo do final. Ahí acho que se resume tudo.
Tão importante é o propio espaço! E o das outras pessoas.
Cuando você falar, eu ouzo a Deus!
Abraço, meu sabio Árabe. Ja la tenho novo post!!!!

22 de março de 2021 às 18:15  
Blogger Himawan Sant disse...

Obrigado por esses lindos textos e mensagens, meus amigos árabes.
Depois de relê-lo lentamente mais uma vez, fui entendendo cada vez mais a essência que está escrita aqui.
Que o seu dia seja sempre abençoado

23 de março de 2021 às 04:21  
Blogger São disse...

Como te agradecer tanta beleza, tanta sabedoria , meu amigo?


Bem hajas!!

Carinhoso abraço com voto de saúde e tudo de bom

23 de março de 2021 às 10:44  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto repleto de pérolas de sabedoria!
Bem verdade que só nós podemos guardar o nosso espaço interior preservando-o de ser invadido por perturbações que nos causam tantas vezes muito desconforto. Não é fácil, porque existe muita maldade no mundo, mas temos mesmo é que saber separar o trigo do joio e não deixar que a nossa paz seja perturbada. «Porque é vossa a escolha e a nada necessitais reagir com revolta ou indignação. Respondei, sempre, com um sorriso de paz.»
Que o nosso interior, a nossa vida, sejam sempre conduzidos pela bonança.
Gostei da música, sempre bom recordar My way e o vídeo. Lindo! Não conhecia.
Beijinhos e continuação de boa semana, com muita saúde.
Ailime

23 de março de 2021 às 11:20  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

Texto que adorei ler. Quem escreve bem merece o meu mais Rasgado elogio
.
Abraço poético.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

23 de março de 2021 às 13:02  
Blogger Luiz Gomes disse...

Boa tarde meu querido Árabe, parabéns pela excelente matéria. Seu texto nos faz viajar e refletir bastante.

23 de março de 2021 às 15:19  
Blogger Maria Luzia disse...

"Fazei-o, todavia, no mais íntimo de vossa mente e vosso coração. Porque é vossa a escolha e a nada necessitais reagir com revolta ou indignação. Respondei, sempre, com um sorriso de paz."


Texto maravilhoso Árabe, aumenta nossas forças em tempos tão difíceis. Penso que, o momento é de união, calmaria, paciência, no entanto a gente percebe muitos espíritos em turbulências. Aí onde precisamos preservar o nosso lado melhor, equilíbrio e acreditar que tudo passa! Amei, tudo lindo! Muito grata, grande abraço e tenhamos uma semana com saúde e paz! Fica com Deus!

23 de março de 2021 às 16:36  
Blogger Margarida Pires disse...

Boa noite, Caro amigo Árabe!

Acendendo um fósforo, afastais a escuridão que acaso esteja à vossa volta. Ao preservar o vosso espaço, conhecereis os vossos próprios limites e aprendereis a respeitar os espaços alheios.

O respeito mora ainda nos corações dos mais humildes!
Um doce abracinho!
Megy Maia👄💗👄

23 de março de 2021 às 19:07  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Saber quanto espaço precisamos realmente é algo precioso pois faz parte do nosso autoconhecimento, abrir mão desse espaço as vezes por insegurança ou timidez deixando outros se apropriarem retarda nosso crescimento, então chega pra lá....que eu sou toda grande kkkkkkk.
Beijo
Joelma

24 de março de 2021 às 14:26  
Blogger Clarisa T. disse...

Ojalá llegue ese día de unión entre los seres del mundo. Utopía, esperanza, sueño... Una reflexión interesante, bondadosa. Pero los humanos no saben desprenderse de sus obsesiones, de sus armas para el derribo... La vida es una escuela de aprendizaje ¿Quién ve esto?
Feliz tiempo, amigo Árabe. 🙋‍♀️🙏💚

24 de março de 2021 às 16:38  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Lúcia! Mas é preciso preservar a paz, dentro de nós... ainda que, por vezes, as tempestades nos assolem! Guardemos, sempre, o nosso espaço! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

25 de março de 2021 às 14:07  
Blogger O Árabe disse...

Bem como você disse, Rosélia: "Sejamos revestidos da Sadia consciência e viveremos sem preocupação com sobressairmos em relação aos demais. Basta que Deus nos dê valor se o temos."; quem dera, todos assim agissem! Meu abraço, amiga; bom resto de semana, obrigado.

25 de março de 2021 às 14:11  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Chica: nem sempre conseguimos. Mas temos que continuar tentando! :) Tudo bem com você e o Kiko, não é? Abraço grande pra vocês, bom resto de semana; obrigado!

25 de março de 2021 às 14:13  
Blogger O Árabe disse...

Assino o que disseste, Fa: "Precisamos ser luz na escuridão, ainda que haja quem ache que a luz possa cegar. Mas sem deixar invadir o nosso espaço, muito embora nem sempre seja fácil não se deixar invadir.". É bem por aí mesmo, amiga! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana!

25 de março de 2021 às 14:14  
Blogger O Árabe disse...

Realmente, Alice, esta é a melhor forma de ler: sempre com a mente aberta, para descobrirmos novos horizontes! Obrigado, bom resto de semana; meu abraço.

25 de março de 2021 às 14:16  
Blogger O Árabe disse...

Gratidão, pela gentileza de suas palavras, Dan. E concordo: sejamos positivos, sempre! Volte quando quiser, amigo; o oásis é nosso! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

25 de março de 2021 às 14:17  
Blogger O Árabe disse...

Em breve, irei conferir o novo post, Beatriz; gosto do que escreves. E concordo: é muito importante preservar o nosso espaço... e respeitar os alheios! :) Meu abraço, amiga; bom resto de semana, obrigado.

25 de março de 2021 às 14:20  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Himawan! Entender a essência da mensagem... isto é o principal, de cada vez que encontramos um novo texto! Meu abraço, amigo; bom resto de semana.

25 de março de 2021 às 14:22  
Blogger O Árabe disse...

Sou eu que tenho a agradecer, São; é graças à vossa atenção, que existem as minhas palavras! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

25 de março de 2021 às 14:24  
Blogger O Árabe disse...

Combinando duas das tuas frases, Ailime: "... temos mesmo é que saber separar o trigo do joio e não deixar que a nossa paz seja perturbada. Que o nosso interior, a nossa vida, sejam sempre conduzidos pela bonança."; esta é a síntese do texto. Muito bom o vídeo, não é? O Benito é uma raridade: ele faz samba... no piano! :) Eu gosto muito. Meu abraço, amiga; obrigado, bom resto de semana.

25 de março de 2021 às 14:34  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, amigo Luiz! Esta é, realmente, a intenção do oásis: refletirmos juntos! :) Meu abraço; bom resto de semana.

25 de março de 2021 às 14:36  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Ryk@rdo, pela gentileza de tuas palavras. Vindo de alguém que escreve tão bem, é um grande elogio! Meu abraço, amigo; bom resto de semana.

25 de março de 2021 às 14:37  
Blogger O Árabe disse...

É bem assim que penso, Maria Luzia: "Penso que, o momento é de união, calmaria, paciência, no entanto a gente percebe muitos espíritos em turbulências. Aí onde precisamos preservar o nosso lado melhor, equilíbrio e acreditar que tudo passa!"; vai passar, sim, amiga! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

25 de março de 2021 às 14:38  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Megy: é no coração dos humildes, que mais encontramos o respeito e a consciência de que não somos os donos do mundo. Meu abraço, amiga; obrigado, bom resto de semana.

25 de março de 2021 às 14:40  
Blogger O Árabe disse...

Acredito, Joelma... uma grande artista, inclusive! :) É bom ser grande, amiga; e, melhor ainda, assegurar o nosso espaço! :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

25 de março de 2021 às 14:43  
Blogger O Árabe disse...

Oxalá, Clarisa! Aprenderemos bem mais rápido, quando percebermos que cada passagem pela vida é uma valiosa escola! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana!

25 de março de 2021 às 14:45  
Blogger Majo Dutra disse...

Um texto belíssimo, numa lição semelhante à de Jesus Cristo, quando aconselhou a dar a outra face...
Não sou perfeitinha, talvez consiga na próxima criação...
Já engoli muitos sapinhos, alguns sapões... Sou uma senhora, mas não tenho ''sangue de barata''... (Sorrisos...)
Vivemos num reino dos humanos, não num reino de anjos...
Tenho me aperfeiçoado, tenho, mas estou longe da perfeição.

Foi um prazer lê-lo e escutar as suas propostas musicais.
Um bom domingo, amigo.
~~~~~~~~~

28 de março de 2021 às 08:05  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Majo! E o mais importante é isto, amiga: tentarmos melhorar, em cada dia de cada jornada! Meu abraço, boa semana.

29 de março de 2021 às 17:36  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky