O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

A CORTINA


O espetáculo sempre acaba.

E, quando o término se aproxima, ainda que não nos seja dado prever a hora do último ato, é possível pressentir a cortina final; que um dia descerá sobre o palco onde transcorreu uma vida.

Esta será a melhor hora para que o ator avalie o seu desempenho, durante a peça que finda. Não para colher o aplauso ou as vaias da plateia, mas para sentir o que se passa em sua alma.

Porque, quando a peça termina, de nada serve ao ator a opinião daqueles que a assistiram, ou com ele contracenaram. Ele já estará além de qualquer julgamento que seja feito neste mundo.

Nenhuma crítica vale, para aquele que deixa o palco, senão a do seu verdadeiro Eu; que o assistiu em todos os momentos e acompanhou todos os seus pensamentos e todas as suas ações.

Por isto, eu vos digo que melhor será para cada um não atuar visando obter as palmas, ou a consagração da plateia; mas buscar sempre, durante toda a jornada, a aprovação de sua alma.

Não sois apenas os atores de vossas peças; sois, também, coautores de cada uma delas. O roteiro que vos é entregue, não está concluído; só esboçado. É de vós, que depende o seu desenrolar.

Escolheis os vossos diálogos e figurinos, a direção que seguireis, a posição em que vos colocareis no palco. Estes são direitos que vos concede o Diretor, para que façais o vosso melhor.

Buscai fazê-lo, portanto! Lembrai-vos de que um dia a cortina cairá; e concentrai-vos em desempenhar cada ato de forma a que vos possais orgulhar ao final. Oferecei o melhor de vós.

Não sois responsáveis pelo sucesso da peça; outras virão e novos papéis vos serão dados. Sois responsáveis, entretanto, por vossa conduta e pelos atores que convosco dividem o palco.

Pois o êxito de vosso desempenho não será medido apenas pela forma como fareis o vosso personagem; mas, também, pela influência que tiverdes sobre os que estiverem ao vosso redor.

Cuidai-vos, durante cada uma das cenas. Vigiai, para que não estejais abaixo ou acima do papel que vos cabe. Cuidai de dizer as vossas palavras e não as que vos tentem fazer repetir.

Dizei-as, entretanto, como expressão de vossos sentimentos; e não de forma que venham magoar ou ofender aqueles que se acercam de vós. Porque não vos deveis humilhar ou ser arrogantes.

Sede, acima de tudo, vós mesmos. Concentrai-vos em sentir, pensar e agir de acordo com aquilo que sois; e escutai sempre a voz do vosso verdadeiro Eu. É assim que estareis em paz convosco.

Quando a cortina descer sobre vós.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_ernesto_cortazar_autumn_rose.mid

Link música

Link vídeo

Post inspirado nesta música, que adoro! 

Coloquei uma versão diferente, porque repito muito aquela do Elvis! :) 

37 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Belo post, Árabe! Creio que viver é uma arte, mas não é necessário que estejamos em cena o tempo todo. Devemos apenas viver, desempenhando nosso papel, porém com responsabilidade; sem ferir, nem magoar as pessoas. Aquele que vive olhando o próprio umbigo, não se atenta que muitas vezes, provoca lágrimas no próximo.
Bom fim de semana! Beijos

8 de janeiro de 2021 às 22:21  
Blogger Himawan Sant disse...

Pensamento e compreensão incríveis, meus amigos árabes.
Cada um de nós é um ator que representa a mensagem um do outro enquanto vivemos no mundo. Devemos ser bons em nos colocar na fala e na atitude.

Tenha um bom final de semana, tenha muita alegria.

9 de janeiro de 2021 às 04:45  
Blogger chica disse...

Tão lindo e chega a ser arrepiante... Temos que viver, sem esperar os aplausos...Basta saber que nosso tempo no palco deve ser aproveitado do melhor modo, fazendo nosso melhor, sem atrapalhar os papeis dos outros...Assim, quando nossas cortinas se fecharem, pelo menos podemos estar m paz. abração, lindo fds! chica

9 de janeiro de 2021 às 05:44  
Blogger Beatriz Pin disse...

Uma alegoría que nos convidaa ser nós mesmos, a confucir nosos actos sem agardar elogios, ainda que dende uma actitude humilde nos ajudan a perseverar. Boa semana entrante.

10 de janeiro de 2021 às 10:26  
Blogger Maria Luzia disse...

"Por isto, eu vos digo que melhor será para cada um não atuar visando obter as palmas, ou a consagração da plateia; mas buscar sempre, durante toda a jornada, a aprovação de sua alma."


Muito lindo tudo, amei! Concordo com tudo. Fazer o bem, sem olhar a quem, sem nada pedir em troca, nem tão pouco esperar aplausos, o prazer com o que fazemos já é uma recompensa, penso assim. Árabe, bom domingo e desde já, ótima semana, com saúde e sossego na vida. Muito grata e um abração. Fica com Deus!

10 de janeiro de 2021 às 11:28  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Árabe,
Gostei muito de
ler essa sua
publicação.
Aprecio de refletir
com calma.
Bjins de boa semana
CatiahoAlc.

10 de janeiro de 2021 às 20:00  
Blogger São disse...

Mais um lição de sabedoria que nos ofereces, meu Amigo, graças por isso.

Daqui , com temperaturas baixissimas te envio caloroso abraço.

12 de janeiro de 2021 às 08:34  
Blogger silvioafonso disse...

Oração de todos os tempos,
inclusive destes novos no
momento.
Árabe, um abraço e podes
crer, meu rapaz: estou de
joelhos.

12 de janeiro de 2021 às 12:27  
Blogger Maria disse...

Obrigado por acordar mais esse dia, Sr dos milagres nós ensine amar e ajudar os nossos irmãos.
Peço pela minha saúde.

8

12 de janeiro de 2021 às 14:11  
Blogger Fá menor disse...

Muito belo e assertivo, como sempre.
Gostei muito de ler e reflectir no quaão é importante esta mensagem e seguir o que ela nos dita.

Beijos, amigo!

12 de janeiro de 2021 às 14:23  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto belo e muito profundo!
Para uma boa reflexão sobre o nosso papel no palco em que vamos fazendo a viagem que Deus nos destinou.
Devemos esforçar-nos por desempenhar o melhor possível os nossos papeis para que no final nos possamos orgulhar, como diz e muito bem!
Somos nós os responsáveis por esse desempenho no que respeita ao modo como nos conduzimos e na relação que estabelecemos com os outros.
Adorei também a música e o vídeo! Uma versão que não conhecia deste último.
Obrigada, Amigo, por mais este magnífico aprendizado.
Beijinhos e continuação de uma boa semana.
Aiilime

12 de janeiro de 2021 às 16:50  
Blogger MARILENE disse...

Não podemos agir como se estivéssemos no palco, já que a vida não é um espetáculo teatral. Temos missões a cumprir e devemos realizá-las com dignidade e responsabilidade. Não prestaremos conta a uma plateia, nem sempre confiável, mas ao Criador. Um belo e profundo texto. Abraço.

12 de janeiro de 2021 às 18:33  
Blogger Paloma Viricio disse...

Nossa que linda reflexão. No palco da vida, por muitas vezes, há papéis que não vamos conseguir interpretar. Ficaremos perdidos, mas é com o passar do tempp que vamos nos tornando atores melhores. Realmente a vida é um palco e nos ensina tanto. Achei muito interessante você frizar a questão da consciência do proprio Eu. É assim que realmente penso... Não ha ninguém a te cobrar pelos atos a não ser você mesmo.
Beijos,
Paloma Viricio❤

13 de janeiro de 2021 às 11:39  
Blogger Paloma Viricio disse...

Tenha um lindo ano! Que 2021 seja de muita luz, prosperidade e realizações.

13 de janeiro de 2021 às 11:39  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Eu acredito que ao baixar as cortinas o show acaba para o público mas ali começa um outro em que interpretações não serão justificativas do primeiro ato....se haverá ato seguinte ? Não faço ideia ....vamos vivendo... lá na frente a gente descobre.

Beijos

Joelma

13 de janeiro de 2021 às 14:06  
Blogger Majo Dutra disse...

Defender numa vida o caráter, a personalidade e valores é a prioridade de pessoas de bem.
Porém, é necessário estar aberto à evolução, ao enriquecimento espiritual, à aprendizagem e, assim, evitar a fossilização de ideias fixas...
Gostei de meditar na sua proposta de reflexão, a partir de um texto trabalhoso e admirável. Os mwus parabéns por ele.´

À maneira do Elvis, não seria muito edificante... O conjunto cantou muito bem.
'A última rosa' é demasiado triste...
Dias de paz, harmonia e esperança... O meu abraço, estimado amigo.
~~~~~~~~~

13 de janeiro de 2021 às 15:31  
Blogger Diná Fernandes disse...

Bom dia Árabe,caropoetamigo!
Quanto tempo não lhe vejo !Passo para o primeiro contato do ano, estive em pausa por quase 30 dias.
Cabe ao nosso pai maior o acerto de contas, não há julgamento aqui na terra que possa avaliar o desempenho de qualquer ser. Muita reflexão e sensibilidade em seus versos.

Se puder conheça o novo blog, réplica do primeiro criado há doze anos e há dez sem acesso para postar, apenas leitura.
https://dinaaciganinhadealma.blogspot.com/

Bom dia d eoaz e alegrias.

Bjs no coração


14 de janeiro de 2021 às 06:55  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Olhos de Mel! Discordo de você apenas em um ponto: acho que, quando a peça é a sua própria vida, o ator precisa, sim, estar em cena o tempo todo; mas concordo que deve desempenhar o seu papel sempre com responsabilidade, influenciando positivamente os personagens com quem divide a cena. Meu abraço, bom resto de semana!

14 de janeiro de 2021 às 18:56  
Blogger O Árabe disse...

Grato, amigo Himawan! E essa é exatamente a mensagem do texto: devemos, ao menos, procurar ser sempre bons, em nossas palavras e nossos gestos! Meu abraço, boa semana.

14 de janeiro de 2021 às 18:58  
Blogger O Árabe disse...

Bem como você disse, Chica: não esperar aplausos; tudo que precisamos é a paz que, vem da nossa própria consciência, quando desempenhamos bem o nosso papel. Meu abraço, amiga; obrigado, bom resto de semana!

14 de janeiro de 2021 às 19:00  
Blogger O Árabe disse...

É isso, sim, Beatriz: devemos ser nós mesmos e não agir por elogios, mas pela vontade de fazer o melhor possível! Meu abraço, amiga; obrigado, bom resto de semana.

14 de janeiro de 2021 às 19:02  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Maria Luzia. Isto é exatamente o que penso: " Fazer o bem, sem olhar a quem, sem nada pedir em troca, nem tão pouco esperar aplausos, o prazer com o que fazemos já é uma recompensa, penso assim.". Acho que a recompensa é a satisfação que sentimos, ao fazer o bem. Meu abraço, bom resto de semana.

14 de janeiro de 2021 às 19:04  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Cátia! Também gosto de pensar com calma, amiga; é a forma de melhor nos encontrarmos. Meu abraço, bom resto de semana!

14 de janeiro de 2021 às 19:05  
Blogger O Árabe disse...

Aprendemos juntos, São; e é por isso que vos sou grato, amiga! Sem a vossa atenção, não haveria razão para as minhas palavras. Aqui, é sempre calor; mas já conheci um pouco as temperaturas de nosso Portugal! :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

14 de janeiro de 2021 às 19:08  
Blogger O Árabe disse...

Estamos, mestre e amigo Sílvio. Incrível como esse pequeno vírus colocou de joelhos o orgulho e presunção da humanidade. Mas aproveitemos e digamos as nossas orações; tudo isso vai passar! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

14 de janeiro de 2021 às 19:11  
Blogger O Árabe disse...

Bem dito, Maria! Nestes tempos, temos ainda mais razões para agradecer por cada dia em que acordamos! Amemos e ajudemos os nossos irmãos! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

14 de janeiro de 2021 às 19:12  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Fa, pela amizade e gentileza constantes! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

14 de janeiro de 2021 às 19:13  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado a você, Ailime! Permita-me destacar estas frases, amiga: "Somos nós os responsáveis por esse desempenho no que respeita ao modo como nos conduzimos e na relação que estabelecemos com os outros."; é a pura verdade! Muito bom o vídeo, não? Eu também não conhecia esta versão! Meu abraço, bom resto de semana.

14 de janeiro de 2021 às 19:15  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Marilene: não prestamos conta a uma plateia, mas ao Criador, que tudo sabe de nós, porque a Sua essência existe em nosso verdadeiro Eu! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

14 de janeiro de 2021 às 20:02  
Blogger O Árabe disse...

Concordo inteiramente com você, Paloma: "Não há ninguém a te cobrar pelos atos a não ser você mesmo."; é bem por aí. E agradeço pelos votos, amiga, que retribuo de coração; meu abraço, boa semana; feliz Ano Novo!

14 de janeiro de 2021 às 20:05  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Joelma: lá na frente a gente descobre. :) Pessoalmente, eu acredito que temos muitos papéis a desempenhar, muitas peças a encenar, muitas jornadas a serem percorridas até o Conhecimento. Meu abraço, amiga; obrigado, bom resto de semana!

14 de janeiro de 2021 às 20:07  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Majo: "... é necessário estar aberto à evolução, ao enriquecimento espiritual, à aprendizagem e, assim, evitar a fossilização de ideias fixas..."; eu acredito, amiga, que estacionar, inclusive intelectual e espiritualmente, é o começo da morte. Muita linda essa versão da música, não é? Eu gostei muito! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

14 de janeiro de 2021 às 20:09  
Blogger A Casa Madeira disse...

Muito bom o video;
Gosto muito da frase que diz: Conheça-te a ti mesmo, porque
ela remete todo o tempo que somos nós os responsáveis pelos
nossos palcos da vida, querendo ou não.
Obrigada por ainda não ter se cansado das minhas imagens kkk;
Ontem fez 45graus e os arbustos estão assim, resistindo firmes e fortes;
as flores que estão apanhando as zíneas estão morrendo uma a uma, nada dura
lindo para sempre. Uma coisa que aprendi com o jardim é aproveitar
o momento pois no outro dia ou algumas horas pode não estar mais lá...
Continuação de uma boa semana;

14 de janeiro de 2021 às 20:11  
Blogger O Árabe disse...

Muita alegria em ver você de volta, Diná! E, com certeza, irei conhecer o novo espaço! Gosto muito do que você escreve! Bom resto de semana semana, amiga, obrigado; meu abraço!

14 de janeiro de 2021 às 20:11  
Blogger O Árabe disse...

Realmente lindo o vídeo, não, Janicce? Apreciei muito, amiga, o teu comentário, e dele destaco esta grande verdade: "Uma coisa que aprendi com o jardim é aproveitar
o momento pois no outro dia ou algumas horas pode não estar mais lá...". Quanta coisa nos ensina a Natureza, não é? Quanto às suas flores e imagens, tenho certeza de que nunca me cansarei; sou um legítimo filho do asfalto, mas adoro as suas belas plantas! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

14 de janeiro de 2021 às 20:15  
Blogger CÉU disse...

Um texto, como sempre, que exige reflexão. Cada um é dono dos seus atos, para o bem e para o mal. Depois? Não te sei responder, meu amigo Árabe.

A música é linda e o vídeo, também. Não conhecia essa versão, mas valeu bem a pena.

Abraços e bom fim de semana.

15 de janeiro de 2021 às 20:13  
Blogger O Árabe disse...

Grande alegria em saber de você, Céu! E, quanto ao comentário, concordamos inteiramente; o depois, só depois saberemos. E o vídeo é lindo, sim! Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

15 de janeiro de 2021 às 22:13  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky