O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

O TEMPO DE CADA JORNADA


 

Sim; é verdade que não estaremos aqui para sempre.

Entretanto... não morre a semente, para que a planta possa brotar? E não continua viva em todos os seus galhos, ramos e flores? Acaso não continuaremos vivos, nos frutos que deixaremos?

O que importa não é a duração da jornada, mas o seu desenrolar; mais vale uma viagem curta, porém intensa, do que uma que seja longa, mas nada nos ofereça de proveitoso ou agradável.

Assim como não são determinantes os obstáculos ou as belezas do caminho, mas a forma como reagimos a cada um. Em qualquer caminho que escolhermos, existirão dificuldades e encantos.

Muitas e muitas vezes, eu vos tenho repetido estas palavras. Porque viver muito não é viver durante muito tempo, mas saber aproveitar cada momento que nos é concedido sobre a Terra.

Aquele que sabe ter o suficiente, não se preocupa com as posses. Da mesma forma, o homem que aprende a desfrutar da Vida deixa de temer a morte; apenas a vê como uma passagem.

Esta é a lição que vos tento ensinar: não nos devemos preocupar com o futuro de nossos filhos. Necessitamos, antes, torná-los capazes; para que cada um construa o seu próprio futuro.

Como não devemos temer a separação daqueles que amamos. Porque o amor, quando verdadeiro, é um imã que nos atrai para o Coração do Universo; e um dia nos encontraremos novamente.

Esta é a maneira como o tempo me ensinou a ver a Vida. E ainda que, como todos, não deixe de temer o desconhecido, não é no medo da morte que me concentro; mas sim em viver. 

Por isto, eu vos tenho dito: embora não nos seja possível evitar as alegrias e tristezas que nos traz o tempo, cabe-nos escolher como reagiremos a cada uma. E esta escolha define a nossa vida.

Repetirei esta verdade, enquanto me for dado falar-vos. Pois devemos compartilhar, sempre, as lições que aprendemos; e, ao ouvir os vossos corações, sei que abrigamos as mesmas dúvidas.

Estou tranquilo, quanto à minha próxima partida. E, confesso, já me doem as costas e os ombros, sob o peso dos anos; a jornada caminha para o fim e o descanso tem lá os seus atrativos. 

Porque a verdade é que nada dura para sempre; pelo menos, da forma que entendemos enquanto estamos aqui. A Vida é como o oceano, cujas ondas se renovam sempre, uma após outra.

E, ainda que tudo pareça mudar, na verdade nada muda; porque é o mesmo o oceano. Com as suas conchas, o azul das suas águas, os seus peixes e o seu profundo e insondável mistério.

Como a própria Vida.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_orquestra_caravelli_caravelli_la_mer.mid

Link para música

Link para vídeo

37 Comentários:

Blogger Mujer de Negro disse...

Es importante el camino, el cómo lo desarrollemos y lo disfrutemos, al final todos llegamos al mismo sitio, lo que diferencia es, si lo hemos vivido a pleno o lo dejamos morir en vida.

Un saludo

6 de fevereiro de 2021 às 00:51  
Blogger Lúcia Laborda disse...

Penso que não escolhemos o caminho, Árabe. Quando chegamos ao mundo, ele já está traçado. Nada é por acaso. Tudo que acontece em nossas vidas, seria assim, ainda que tentássemos mudar. O nosso livre arbítrio, sim, são as nossas atitudes, pensamentos e ações, esses podemos mudar. Porém chega um tempo, que se torna mais difícil. Mas, a jornada segue seu curso, com todos os percalços.
Tudo na vida tem seu tempo; nascer, morrer, amar, esquecer, sorrir, chorar, etc. Dia chegará em que nada fará sentido.
A letra do vídeo, tem um grande significado. O bem e o mal, depende do lado que estamos. O que parece-me bem, pode ser um grande mal pra o outro e vice-versa.
Bom fim de semana! Beijos

6 de fevereiro de 2021 às 00:53  
Blogger chica disse...

Mais uma vez adorei te ler,àrabe e acredito que nada adianta o tempo de duração e sim a intensidade com que podemos aproveitar...Melhor viver, não apenas ficar aqui "ocupando espaço", vegetando... Que tua semana seja linda! abração, chica

6 de fevereiro de 2021 às 06:07  
Blogger Fá menor disse...

Muito belo e verdadeiro! Texto rico de sabedoria.

Vivamos cada dia com intensidade e ânimo, pois só assim nos renovamos a cada dia, até à plenitude.

Bom fim-de-semana!
Abraço.

6 de fevereiro de 2021 às 08:21  
Blogger Beatriz Pin disse...

Gostei muito do texto.Di grandes certezas. Não é a cuantidade, msis a calidade o que importa. Viver da melhor maneira o tempo que a vida dure. Agradeço tudas e cada uma das suas encomendas. Saúde.

6 de fevereiro de 2021 às 11:26  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Gostei não!!! Senti vestígios de 16 de outubro,chega deu um frio na espinha.
Quanto a parte poética é tudo lindo ,tudo perfeito mas a vida .... sentimentos, emoções não seguem padrões,se existe um roteiro ou script da vida certamente o meu não dá pra ler deve tá manchado de café,tinta,verniz, corantes,ou eu usei pra fazer origami..., assim certamente sou mais feliz,vou sabotar a ampulheta do seu tempo.

Beijo beijo

Joelma


6 de fevereiro de 2021 às 12:12  
Blogger MARILENE disse...

Confesso que não me agrada refletir sobre certas questões, meu amigo. Não sou preparada para perdas e despedidas. Entendo suas colocações e há verdade nelas, mas nossos caminhos, não obstante a livre escolha, foram traçados antes do nascimento. A jornada tem fim, certamente, mas o melhor é viver dignamente, sem ficar pensando nele. Um ótimo texto. Abraço.

6 de fevereiro de 2021 às 16:56  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Como sempre um texto muito sábio repleto de verdades inquestionáveis.
Na vida o que importa é o modo como a vivemos e desfrutamos do que ela nos vai oferecendo no dia a dia e é tanto. Coisas boas e ruins sempre temos, mas há tantos momentos e situações agradáveis e belas que não devemos desperdiçá-las.
Só assim a nossa passagem pela vida fará sentido.
Virei ouvir a música e o vídeo mais tarde, porque estou no celular.
Beijinhos e uma boa semana, com saúde.
Ailime

8 de fevereiro de 2021 às 16:01  
Blogger Marina Filgueira disse...

La muerte es un hecho, es nuestra misión sin cumplir, nuestra sombra y amiga que camina a nuestro lado cada día. Recemos para que siga mucho tiempo.
Una lección de vida, Maestro. Gracias.

Un abrazo y bendiciones.
Feliz semana.

8 de fevereiro de 2021 às 16:02  
Blogger Ailime disse...

Meu Amigo e bom Árabe,
Acabei de ouvir a música e ver o vídeo e adorei. Uma e outro lindos.
Não conhecia o grupo Titãs e gostei bastante. Obrigada Beijinhos

8 de fevereiro de 2021 às 17:50  
Blogger Maria Luzia disse...

Boa noite Árabe!

É viver o hoje da melhor maneira possível, sem muito pensar, porque a nossa vida é cercada de mistérios. É focar nas belezas que temos na nossa frente, são tantas! Pois sim, vamos pensar que amanhã o sol brilhará lindamente! Fica com Deus, um abraço e ótima semana! Grata, muito grata!

8 de fevereiro de 2021 às 22:53  
Blogger Himawan Sant disse...

Como é bonita a sua descrição do sentido da vida, amigos árabes.
Eu realmente concordo com a vida, ela deve ser preenchida com o quanto fazemos o bem, não com o quanto vivemos.
Eu, pessoalmente, não tenho medo da morte, mas espero poder morrer jovem para não sentir dor, o que requer muito dinheiro e também perturba minha família.

Obrigado por este ótimo texto, amigo. Saudações de amizade.

9 de fevereiro de 2021 às 04:16  
Blogger Luiz Gomes disse...

Oi Árabe, nossa jornada desde 2020 não tem sido fácil, mais creio que de tudo tiraremos um grande aprendizado, caiamos ou tropeçamos, mais sempre nos levantamos.

9 de fevereiro de 2021 às 15:52  
Blogger Verena disse...

Olá Árabe
Venho lá da Chica e gostei imensamente do que escreveu.
Destaco:

Como não devemos temer a separação daqueles que amamos. Porque o amor, quando verdadeiro, é um imã que nos atrai para o Coração do Universo; e um dia nos encontraremos novamente.

Concordo com você e também penso desta forma.
Deixo um grande abraço
Verena

9 de fevereiro de 2021 às 16:26  
Blogger Majo Dutra disse...

Estimado amigo.
Gostei muito de te voltar a ler... Foi um prazer.
As propostas musicais são excelentes...

Voltando da minha pausa, venho agradecer os simpáticos comentários que deixaste nos meus blogues, durante na minha ausência.
Saúde em dias de paz e sabedoria. Abraço afetuoso.
~~~~~~~~~~~

9 de fevereiro de 2021 às 19:21  
Blogger São disse...

É o caminho , isto é, a maneira como o vivemos e construimos o que mais importa, de facto.


Beijinho, Swami, tudo de bom

10 de fevereiro de 2021 às 09:54  
Blogger João Santana Pinto disse...

A vida não é fácil e normalmente somos os primeiros a criar entraves ao nosso próprio caminho... Mais um texto importante e que nos coloca a pensar.

O momento está no caminho e nas pequenas coisas, é certo e claro e o tempo que tivermos pela frende deve ser preenchido por bons momentos com valor e significado.

Abraço e um bom resto de semana

11 de fevereiro de 2021 às 07:00  
Blogger " R y k @ r d o " disse...


Onde posso assinar este belíssimo e fascinante texto?
.
Tenha um dia feliz. Cumprimentos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

11 de fevereiro de 2021 às 16:25  
Blogger O Árabe disse...

Concordo plenamente, Mulher de Negro: todos chegaremos ao mesmo lugar; a forma como fazemos o percurso é que diferencia tudo, inclusive o tempo da viagem! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

11 de fevereiro de 2021 às 17:42  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Lúcia: "Tudo na vida tem seu tempo; nascer, morrer, amar, esquecer, sorrir, chorar, etc. Dia chegará em que nada fará sentido.". É bem assim, sim; e haverá outro dia, em que existirá um novo sentido! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

11 de fevereiro de 2021 às 17:45  
Blogger O Árabe disse...

Sem dúvida, Chica: viver, sempre; vegetar nunca! Precisamos viver, para sermos dignos da Vida! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

11 de fevereiro de 2021 às 17:47  
Blogger O Árabe disse...

É uma bela receita, Fa! Tento seguí-la, todo o tempo! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

11 de fevereiro de 2021 às 17:48  
Blogger O Árabe disse...

Sábia frase, Beatriz: "Viver da melhor maneira o tempo que a vida dure.". É bem por aí, mesmo! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

11 de fevereiro de 2021 às 17:49  
Blogger O Árabe disse...

Sabotar a ampulheta do tempo... bela ideia, Joelma! Mas será que conseguimos? ;) Obrigado, meu abraço; bom fim de semana!

11 de fevereiro de 2021 às 17:52  
Blogger O Árabe disse...

Nenhum de nós gosta de pensar nisso, não é, Marilene? Mas acho que o caminho é esse, que você falou: "A jornada tem fim, certamente, mas o melhor é viver dignamente, sem ficar pensando nele.". Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

11 de fevereiro de 2021 às 17:55  
Blogger O Árabe disse...

Repito as tuas palavras, Ailime: "Na vida o que importa é o modo como a vivemos e desfrutamos do que ela nos vai oferecendo no dia a dia e é tanto. Coisas boas e ruins sempre temos, mas há tantos momentos e situações agradáveis e belas que não devemos desperdiçá-las.
Só assim a nossa passagem pela vida fará sentido.". Belo comentário, amiga! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana!

11 de fevereiro de 2021 às 20:03  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Maria Luzia: "É viver o hoje da melhor maneira possível, sem muito pensar, porque a nossa vida é cercada de mistérios."; e este é um dos seus encantos! Meu abraço, amiga; bom resto de semana, obrigado!

11 de fevereiro de 2021 às 20:05  
Blogger O Árabe disse...

Rezemos, Marina! Obrigado, amiga, pela amizade e gentileza de sempre! Meu abraço, bom fim de semana.

11 de fevereiro de 2021 às 20:07  
Blogger O Árabe disse...

Concordamos, Himawan! A morte, em si, é só uma passagem; o que amedronta são os custos e sofrimentos que envolve, inclusive para aqueles que amamos! Meu abraço, amigo; obrigado. Bom resto de semana!

11 de fevereiro de 2021 às 20:10  
Blogger O Árabe disse...

Também creio nisso, amigo Luiz! O importante é que a jornada continua e sempre podemos ser vencedores! Meu abraço, bom resto de semana; obrigado.

11 de fevereiro de 2021 às 20:11  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Verena; pela visita e pela gentileza. Volte sempre, o oásis é nosso! Bom saber que compartilhamos esta certeza de que a Vida é infinita! Meu abraço, bom resto de semana.

11 de fevereiro de 2021 às 20:14  
Blogger O Árabe disse...

Bem-vinda, Majo! Feliz em saber que estás de volta! Meu abraço agradecido, amiga; bom resto de semana.

11 de fevereiro de 2021 às 20:16  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, São! O que importa não é o caminho, mas a forma como o percorremos. Obrigado, minha amiga; bom resto de semana, meu abraço.

11 de fevereiro de 2021 às 20:17  
Blogger O Árabe disse...

Inteiramente de acordo, João: "O momento está no caminho e nas pequenas coisas, é certo e claro e o tempo que tivermos pela frente deve ser preenchido por bons momentos com valor e significado.". Trabalhemos para isto, e construiremos uma vida melhor! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana!

11 de fevereiro de 2021 às 20:20  
Blogger O Árabe disse...

Feliz em saber que te agradou, Rik@ardo; meu abraço, poeta e amigo. Obrigado, bom resto de semana!

11 de fevereiro de 2021 às 20:22  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Olá, amigo Árabe!
Entretanto... não morre a semente, para que a planta possa brotar? E não continua viva em todos os seus galhos, ramos e flores?

Muito lindo é quem consegue desapegar... Não ser indiferente às belezas da natureza, da vida de um modo em geral...
Já tive muitos fantasmas cerebrais em relação aos filhos.
Hoje em dia, vendo que nada aconteceu, vivo mais tranquila...
Esteja bem, amigo!
Abraçoss fraternos

13 de fevereiro de 2021 às 07:53  
Blogger O Árabe disse...

Também passei por isto, amiga; às vezes, exageramos em nossos temores de pais. Ainda bem que o tempo nos tranquiliza e devolva a perspectiva! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

18 de fevereiro de 2021 às 18:49  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky