O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

ORAÇÃO DO ARREPENDIMENTO

 



Há coisas de que me arrependo. 

Algumas que eu fiz, outras que deixei de fazer. Umas e outras, se eu tivesse agido diferente, poderiam ter feito de mim alguém melhor e tornado mais agradável o meu caminho nesta jornada. 

Entretanto, sei que se me fosse dado voltar no tempo, eu provavelmente cometeria os mesmos erros; porque é só errando, que aprendemos. Não há outro caminho para a sabedoria.

E esta certeza torna mais leve o peso do arrependimento sobre meus ombros. Porque é por ignorância, e não por maldade, que cometemos a maioria dos nossos erros. Eu não sou diferente.

Lamento não ter cultivado, desde cedo, a humildade. Se o houvesse feito, talvez a vida não precisasse humilhar-me, para me ensinar; e as minhas quedas tivessem sido menos dolorosas.

Lamento por todas as vezes em que me deixei guiar pelo egoísmo. Porque, de cada uma delas, nenhuma vantagem real obtive, nem me senti melhor; ao contrário, saí pior e bem menor.

Sinto pelas ocasiões em que cedi aos preconceitos. Pois os fatos vieram mostrar-me que ninguém é mais ou menos do que outrem; e diferenças existem para que nos possamos completar.

Quisera ter aprendido mais cedo a perdoar, para que o ressentimento não me pesasse às costas, por um trecho tão longo do caminho; nem a minha alma ficasse presa a outras pelo rancor.

Quisera jamais haver magoado alguém, em minha vida. Sei, entretanto, que não foi bem assim; e gostaria que me fosse possível pedir perdão àqueles a quem feri, ao longo destes anos.

Quisera que nunca houvesse mentido; porque a mentira gera, naquele que a conta, a insegurança e o medo de ser um dia descoberto. É como uma teia, que aumenta e aprisiona.  

Arrependo-me por não haver praticado, antes, a tolerância; pelas ocasiões em que quis impor a minha opinião. Porque hoje, enfim, aprendi que o mais importante não é estar certo, mas ser feliz.

Gostaria de poder ter de volta aqueles momentos em que me entreguei a angústias e inquietações. Porque desperdicei grande parte de meu tempo, que poderia ter usado para viver melhor.

Gostaria de ter sido mais firme em algumas ocasiões e mais flexível em outras; de ter desfrutado cada instante que se passou, em vez de aguardar ansiosamente por algo no futuro.

Gostaria de ter visto os meus filhos crescendo, minuto a minuto; de ter estado com eles todo o tempo, aprendendo a ver o mundo com os seus olhos jovens, cheios de curiosidade e esperança.

Gostaria de ter passado mais tempo com meus pais; de ter sido o braço firme e amoroso a amparar os seus passos, cada vez mais inseguros. De ter bebido mais da fonte de sua sabedoria.

Sim; há coisas de que me arrependo. Sei, entretanto, que aprendemos com lágrimas e sorrisos; é porque trilhei os caminhos que escolhi e cometi os erros que cometi, que hoje sou quem sou. 

E me sinto em paz.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/andre_rieu_a_whiter_shade_of_pale.mid

Link música

Link vídeo. Sempre bom lembrar essa música, não é? 

45 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Belíssima oração, Árabe! Acho que todos temos no fundo da alma, essas questões, que nos deixam reflexivos. Creio que de qualquer forma, trilhamos os caminhos que estavam escritos em nossos livros da vida.
Que a vida possa sorrir ainda e esses momentos sejam de plena felicidade, sem arrependimentos.
Bom fim de semana! Beijos
Adorei o vídeo, a musica de fundo e a imagem!
Beijos

22 de janeiro de 2021 às 22:29  
Blogger MARILENE disse...

Sábias colocações, meu amigo. Todos carregamos arrependimentos mas de nada adiantaria voltar no tempo, já que, quando erramos, o fizemos porque ainda não havíamos passado por aqueles caminhos. É próprio do ser humano cair, já que a imperfeição mora em nós. Mesmo com a experiência de hoje, certamente cometeremos outros erros, pois a vida nos engana. Abraço.

23 de janeiro de 2021 às 02:27  
Blogger Beatriz Pin disse...

Qué verdades tão grandes acaba de escrever. Mais se tivesemos a oportunidade de voltar atrás, nada houbese sido fiferente, como ben dí. E nós, somos o resultado do que temos sido. Reconhçer os erros ja é coisa importante.Boa fin de demana.

23 de janeiro de 2021 às 04:36  
Blogger chica disse...

Que lindo,Àrabe! Quem não tem arrependimentos? E pior é que nem podemos passar aos outros a nossa experiência, com intuito de ajudar, pois cada um tem que errar e/ou acertar sozinho... ADOREI! abração,tudo de bom,chica

23 de janeiro de 2021 às 07:39  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Tudo foi do jeito que tinha que ser...esse é meu pensamento porque vivo o agora intensamente então tá tudo certo, a vida se encarrega de fazer algumas coisas acontecerem novamente quando não consigo aprender a lição, não sei porque mas acontece.... então a ordem é viver suavemente,viver vivendo sempre.

Beijo
Joelma

23 de janeiro de 2021 às 10:23  
Blogger Jairo Ferreira disse...

Mensagem mais do que perfeita! Cala fundo na alma da gente! Faz a gente pensar em como aproveitar o que aprendemos! Lindo irmão! A música e o vídeo eu amo!

23 de janeiro de 2021 às 11:49  
Blogger Fá menor disse...

Belíssimo texto! Maravilhosa mensagem!
Fez-me bem lê-lo. Muito grata!

Abraços!

23 de janeiro de 2021 às 14:31  
Blogger saudade disse...

Quem nunca errou??? É quem nunca se arrependeu do que fez e não fez... Também eu me arrependo de coisas que fiz e que mudaram a minha vida para sempre.
Abraço

23 de janeiro de 2021 às 16:22  
Blogger Majo Dutra disse...

Também me arrependo exatamente do mesmo, mas tudo aconteceu numa fase de aprendizagem e crescimento. Infelizmente não nascemos com maturidade inteletual e ética.
Vamos adquirindo valores e, como educadores, passando-os. Orgulho-me muito dos meus que têm sempre como base a verticalidade.
É de facto imprescindível perdoar-nos... Já te disse que gosto muito de te ler?: ))

A canção é uma das mais belas do vosso repertório pop...
A música é uma melodia bonita, mas não gosto da canção que suporta... Parece ligada ã crise dos estupefacientes que marcou a criatividade nas décadas dos anos 60, 70... do século passado.
Vou estar ausente, mas 'por perto'...
Dias bons, calmos e serenos, amigo. O meu abraço afetuoso.
~~~~~~

25 de janeiro de 2021 às 22:26  
Blogger Penghuni 60 disse...

Ola ótimo blog
Saudações da Indonésia
Eu sigo seu blog

26 de janeiro de 2021 às 01:43  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Um texto/oração onde me revi por completo, cheio de pérolas de sabedoria.
Vivendo, tantas vezes errando, e aprendendo.
Só o tempo nos traz esse conhecimento e ensinamento que nos ajuda a ser as pessoas que hoje somos.
Excelente, Amigo, este seu descernimento na humildade com que o partilhou.
Adorei a música e o vídeo. Recordei a primeira e o segundo com uma canção que muito aprecio.
Beijinhos e continuação de boa semana com muita saúde.
Ailime

26 de janeiro de 2021 às 06:43  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Nadie es perfecto, Árabe!

Todo cometemos errores y de ellos aprendemos. Somos humanos y cada cual tiene sus fallos y no todos, pero alguno vamos corrigiendo a lo largo de los años.

¡Yo también digo muchas veces, quien pudiera volver atrás! Pues aquello que hicimos mal, lo haríamos bien, pero no, no hay vuelta atrás.

Gracias por esta lección de vida.

Un abrazo, mi gratitud y bendiciones.

26 de janeiro de 2021 às 13:12  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Árabe,
Essas reflexões são
sempre pertinentes.
Vamos aprendendo e
seguindo adiante.
Adorei ler!
Bjins
CatiahoAlc.

26 de janeiro de 2021 às 14:52  
Blogger silvioafonso disse...

Eu também, Árabe, queria ter sido
e feito mais e melhor, mas agora é
tarde. Coitado do D. Pedro se Inês
é morta.
Um abraço, meu jovem e boa noite.

26 de janeiro de 2021 às 22:03  
Blogger Himawan Sant disse...

Orações e votos de você, meu querido árabe.
Todo o passado é aprendizado e um meio de amadurecer nossa personalidade para sermos boas pessoas para nós mesmos e para os outros.
Mesmo na minha idade, continuo aprendendo a ser mais sábio em tudo. Abraço apertado.

27 de janeiro de 2021 às 06:47  
Blogger João Santana Pinto disse...

Consigo rever-me em todas e cada uma das suas palavras.

O passado é memória, o presente pode ser aquilo que dele conseguirmos fazer.

Parabéns pelo texto e +ela mensagem nele contida.
Aquele abraço

27 de janeiro de 2021 às 08:21  
Blogger São disse...

Fiz coisas que não faria hoje e peço ao Grande Espírito que tenha o meu arrependimento em boa conta.


Beijinho, Swami, bom resto de semana

27 de janeiro de 2021 às 11:48  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Lucia! E concordo: " Acho que todos temos no fundo da alma, essas questões, que nos deixam reflexivos". Meu abraço, bom resto de semana!

28 de janeiro de 2021 às 11:12  
Blogger O Árabe disse...

Bem por aí, Marilene. Como diz aquela velha reflexão: quando a gente acha que sabe todas as respostas, a Vida muda todas as perguntas! :) Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

28 de janeiro de 2021 às 11:13  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Beatriz. Como você bem diz, reconhecer os erros já é uma coisa importante! Meu abraço, amiga, bom resto de semana.

28 de janeiro de 2021 às 11:15  
Blogger O Árabe disse...

Até tentamos passar a nossa experiência, não é, Chica? Mas você está certa: cada um tem que acertar ou errar sozinho... ou não aprende! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana. Como está o Kiko?

28 de janeiro de 2021 às 11:18  
Blogger O Árabe disse...

Engraçado, não é, Joelma? Quando não aprendemos a lição, muitas vezes a vida nos dá outra chance! E concordo: viver sempre... tão suavemente quanto possível! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

28 de janeiro de 2021 às 11:20  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, mano, esse o principal ensinamento: aproveitar o que aprendemos! Quanto à música e ao vídeo, pensamos igual. :) Abração, obrigado; bom resto de semana.

28 de janeiro de 2021 às 11:21  
Blogger O Árabe disse...

Feliz em saber disso, Fa! E grato sou eu, por sua amizade e gentileza! Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

28 de janeiro de 2021 às 11:22  
Blogger O Árabe disse...

Como você disse, Saudade: quem nunca errou? O importante é aprender; mudar e reconhecer. Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

28 de janeiro de 2021 às 11:25  
Blogger O Árabe disse...

Concordo, inteiramente, Majo: vamos adquirindo valores, e temos o dever de passá-los... ainda que cada um só se convença com a própria experiência. E precisamos, muito, aprender a perdoar-nos; podemos viver em conflito com todos, menos conosco. Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana. Aproveita o descanso, mas não sumas. :)

28 de janeiro de 2021 às 11:30  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Penghuni. É muito bom saber que cresce nosso número de amigos no seu belo país! Meu abraço, bom resto de semana.

28 de janeiro de 2021 às 11:31  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Ailime. Com sempre, um comentário rico e sensato. Perdoa-me a brincadeira, mas vou mudar uma vírgula, na tua frase que escolhi para reproduzir hoje: "Vivendo tantas vezes, errando e aprendendo.". Ambas estão muito certas, não é? :) Meu abraço, boa semana.

28 de janeiro de 2021 às 11:33  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Marina: não há volta. Apenas podemos aprender com os erros, para evitar repetí-los! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

28 de janeiro de 2021 às 11:41  
Blogger O Árabe disse...

De acordo, Catiaho: vamos aprendendo... e seguindo adiante! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana, amiga.

28 de janeiro de 2021 às 11:42  
Blogger O Árabe disse...

Você me trouxe uma lufada de nostalgia, mestre Sílvio, com essa frase: "Se Inês é morta"; muito a ouvia, lá em casa de meus pais! Valeu! E continua a ser certa, não é? :) Meu abraço, amigo, obrigado; bom resto de semana!

28 de janeiro de 2021 às 11:45  
Blogger O Árabe disse...

E assim deve ser, amigo Himawan: precisamos continuar aprendendo todos os dias, a despeito da nossa idade. E olhe que, pelas fotos, você deve ser bem mais novo do que eu! :) Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

28 de janeiro de 2021 às 11:49  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, amigo João; e concordo completamente: o passado é memória; apenas nos resta o presente, para vivermos e construirmos o futuro. Meu abraço, boa semana!

28 de janeiro de 2021 às 13:06  
Blogger O Árabe disse...

Igual a mim, São; esperemos, sim, que Ele leve em conta o nosso arrependimento... e aproveitemos o aprendizado! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

28 de janeiro de 2021 às 13:07  
Blogger A Casa Madeira disse...

Esses dias estava sorrindo das vergonhas que cometi, kkk.
Adorei te ler.

Então... a casamadeira é pequenina junto com um espaço de jardim pequenino como
já vistes em posts anteriores mas quando toda essa pandemia passar...
Se quiseres podes vir nos visitar, k. Somos do RS;
Abraços e tenhas uma boa entrada de mês.

28 de janeiro de 2021 às 17:31  
Blogger Maria Luzia disse...

É errando que se aprende, nossos erros nos dá grandes lições. Muito deixamos de fazer com medo de errar, com o passar do tempo vem o arrependimento, o que não é muito bom, porque o tempo não volta, infelizmente! Árabe, amei tudo, muito grata e desde já, ótimo fim de semana. Abração!

Estou cá ansiosa pela vacina, para que eu volte a vida normal, volte a ser normal. Kkkkk

28 de janeiro de 2021 às 19:23  
Blogger eli mendez disse...

Una reflexión muy interesante.
Me gusta el final de la misma, esa síntesis que haces en referencia a "estar en paz".
Tomar conciencia de que no hemos hecho quizás las cosas "correctas" en algunos aspectos o momentos de nuestra vida, pero también tener la certeza de que no hay recetas para transitarla, nos deja con ese sentimiento de "comprender" que por algo actuamos de tal o cual manera y no se si nos lleva a conformarnos con los resultados o a experimentar algo mucho mas valioso que es ...estar pleno...en paz... muy bueno tu escrito. Saludos desde Argentina

29 de janeiro de 2021 às 13:09  
Blogger O Árabe disse...

Acredite, Janicce: eu adoraria ver de perto todas essas belezas que você nos mostra! Acho lindo o seu jardim! Infelizmente, moramos muito longe; Mas um de meus sonhos é conhecer Gramado... já fica mais perto! Quem sabe, aí, não combinamos a visita? :) Obrigado, amiga; pelo convite, inclusive. Meu abraço, bom fim de semana!

29 de janeiro de 2021 às 15:49  
Blogger O Árabe disse...

Esse é o ponto, Maria Luzia: o arrependimento não vem apenas dos erros que cometemos, mas também das vezes em que não fizemos, por medo de errar! Complicado, né? Mas nós somos, mesmo, complicados. :) Bom saber que você gostou, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

29 de janeiro de 2021 às 15:52  
Blogger O Árabe disse...

É exatamente isso, Eli! O que nos traz a paz é não nos recriminarmos por nossos erros, entendendo que eles eram necessários, para que aprendêssemos o que hoje sabemos! Ou seja: errar e aprender, de certa forma, é o caminho para a paz. Obrigado, meu abraço; bom fim de semana!

29 de janeiro de 2021 às 15:55  
Blogger Diná Fernandes disse...

Bom dia meu querido poeta Árabe,
Nesse tempo conturbado, vivendo tantas incertezas, vir aqui ler esse texto oração, é como um bálsamo para alma. Que todos nós pudéssemos apender com nossos erros, aprender a perdoar , praticar o bem e sobre tudo sermos desprendidos de mágoas, lamúrias e ódio no coração, sentimentos que travam a paz no coração.
És um poeta vocacionado a transmitir mensagens positivas e reflexivas.

Bom fim semana.
Saudações.

13 de fevereiro de 2021 às 07:03  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Olá, amigo Árabe!
O único que preciso me arrepender é de não Amar tudo que devo e posso...
Fique bem, amigo!
Abraços fraternos

13 de fevereiro de 2021 às 07:57  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Diná, pela gentileza e amizade. Desculpa-me pela demora na resposta; só hoje, vi este comentário! Meu abraço, boa semana.

3 de março de 2021 às 13:29  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Rosélia. Bela reflexão, amiga! Desculpa-me pela demora na resposta; só hoje, vi este comentário! Meu abraço, boa semana.

3 de março de 2021 às 13:30  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Desculpe me dar a notícia por aqui.
Nossa amiga Dina partiu hoje pela Covid.
Uma dor imensa aqui no Brasil.
Não precisa publicar.
Abraços fraternos

3 de março de 2021 às 13:36  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky