O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 12 de março de 2021

A MORTE DO POETA

 


O poeta não morre; ele passa.

Como a aura de vento, leve e perfumada, que acaricia nossos rostos, afaga nossos cabelos, e se vai  rumo ao horizonte. Ou como a melodia doce e suave, que ao poucos se desvanece no ar. 

E, quando passa, altera para sempre as nossas vidas. Porque lembraremos a carícia do vento e as emoções que a melodia despertou em nossos corações. Embora frágil, o poeta é eterno.

Porque assim são os sentimentos. E o poeta não é senão alguém que escolheu dedicar a sua vida aos sentimentos; escolheu ser a flauta, por onde o sopro do Universo se faz ouvir entre nós.

Esta é a dualidade do poeta: ele é alguém como todos. E, entretanto, se faz diferente; na facilidade que tem de sentir e transmitir os nossos sentimentos. É o emissário do verdadeiro Eu.

Por isto, as suas palavras vão além dos nossos ouvidos. E nos despertam novas reflexões, e nos fazem atinar para novas verdades. Por isto, o poeta não morre: ele continua sempre entre nós.

O poeta não é melhor do que nós, mas nos desperta para o melhor em nós. Não sente diferente de nós, mas consegue dar voz aos nossos sentimentos. É um farol aceso, em nosso caminho.

Talvez, o poeta jamais venha a plantar uma flor; mas sempre haverá de cantar a sua beleza e nos fará perceber a sua importância em nossas vidas. Porque o seu dom não é fazer, mas fazer sentir.

Talvez, o poeta não chegue a ter um amor só seu; mas terá todos os amores que existiram e existirão sobre o mundo, porque os sentirá em sua alma. O poeta não é a luz, mas aquele que a espalha.

Talvez, o poeta não chegue a caminhar muito tempo sobre a Terra; porém, cada um dos minutos em que nela estiver valerão por anos e anos daqueles que não sentem a Vida. Porque viver é sentir.

Não pranteeis, pois, o poeta que se vai. Cuidai, antes, de conservar as suas palavras. Pois é assim que o mantereis vivo, e podereis sentir a sua presença entre vós, quando vos magoar a sua falta.

Não lastimeis a sua ausência; agradecei pelo tempo em que o tivestes em vosso meio. Agradecei os ensinamentos que vos trouxe, as emoções que vos despertou, tudo que trouxe a vossas vidas.

Rendei, sim, a vossa homenagem; ele bem a merece. Em um mundo onde beleza e  sentimentos são cada vez menos cultivados, merece todas as flores aquele que ainda é capaz de falar de flores.

Porque o poeta não é aquele que nos trouxe as estrelas, mas o que nos mostra a beleza do céu estrelado; não é o criador da lua, mas nos faz notar como é lindo o seu cone prateado refletido nas águas.

Por isto viverá para sempre, em nossos corações.

Música:

Link música

Link vídeo

Para a amiga Diná, que nos deixou recentemente. E para cada poeta ou artista que nos honra com a sua presença em nosso oásis; é assim que somos.    

37 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Árabe, a Dina que fala é a do blog? Jesus do Céu, que triste! Deus a receba com muita luz e amor!
Bela homenagem!
Bom fim de semana! Beijos

12 de março de 2021 às 22:25  
Blogger chica disse...

Que linda homenagem,Árabe! Tens razão e tudo que um poeta escreve, deixa pra sempre! Nossa Diná ,de ondde está, deve ter sorrido como agradecimento! abração! chica ( Ontem foi dia do Kiko fazer a 1ª dose! Uma alegria! Se quiseres, olha no canteiros da vida...Tudo vira festa!!)

13 de março de 2021 às 08:27  
Blogger Roselia Bezerra disse...

E o poeta não é senão alguém que escolheu dedicar a sua vida aos sentimentos; escolheu ser a flauta, por onde o sopro do Universo se faz ouvir entre nós.

Olá, amigo Árabe!
Estou encantada como descreve um poeta.
Também pelo oferecimento â estimada amiga poetisa Diná.
Sua prosa poética esbanja sentires tal e qual um nato poeta.
É emocionante sua fala/escrita aqui.
Poetas partem cedo para poetar junto das estrelas com toda força do seu 💙 sublimado.
Ah! Amigo, que saudade da amiga. Estou embargada aqui. Foi num sábado que nos falamos ao celular pela última vez e em seguida se foi rumo as estrelas.
Parabéns pela sua delicadeza!
Seja muito feliz e abençoado!
Abraços fraternos de paz e bem

13 de março de 2021 às 15:59  
Blogger " R y k @ r d o " disse...


A partida da amiga Diná Fernandes foi um rude golpe para a poesia. Ficam para a eternidade os seus fabulosos poemas. Sem a conhecer, poeticamente, senti e sinto a sua falta. Que descanse em Paz. Gostei muito deste texto em sua homenagem.
.
Feliz fim de semana.
Cuide-se
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

13 de março de 2021 às 18:22  
Blogger Margarida Pires disse...

Boa noite, amigo Árabe!
Ser poeta, é o alimentar da alma de quem ama palavras ditas ou escritas ao vento!
Obrigada!
Um doce abracinho!
Megy Maia💝💕💝

13 de março de 2021 às 20:52  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Árabe,
Bravíssimo!
Deixo meu abraço e meu
silêncio simbólico.
Boa nova semana
CatiahoAlc.

14 de março de 2021 às 21:19  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Um texto belíssimo e uma sentida homenagem a Diná, que nos deixou recentemente deixando um enorme vazio em nossos corações.
Mas, como Poeta, ela não morreu ficou o registo de sua bela poesia que a perpetuará.
Todos nós temos um pouco de poetas e de alguma forma um pouco de nós ficará pelo menos no coração dos que amamos.
Música e vídeo lindíssimos e em sintonia com o texto.
Beijinhos e uma boa semana com muita saúde.
Ailime

15 de março de 2021 às 06:08  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

As despedidas são sempre tristes,a magia do universo artístico ameniza a dor da partida com suas verdadeiras e lindas expressões.

Beijo

Joelma

15 de março de 2021 às 12:18  
Blogger Beatriz Pin disse...

Uma bem lograda aprosimação ao ser do/da poeta.
Un gesto para lembrar a uma persoa que nos deijou, Diná.
Uma imagem que ilustra as palavras, sempre atinadas.
Poeta, também, você, que sempre nos sorprende.
Abraço

16 de março de 2021 às 03:48  
Blogger São disse...

Querido Amigo, ao escrever sobre O poeta falaste sobre ti, pois é aquilo que és !

Te abraço ternamente .

16 de março de 2021 às 08:16  
Blogger São disse...

Não conheci de modo nenhum Diná, mas lhe desejo Luz e Paz !

16 de março de 2021 às 08:17  
Blogger Luiz Gomes disse...

Bom dia Árabe, tomei um susto e fiquei sem chão quando eu soube da partida da querida Diná, pois falávamos sempre por WhatsApp e celular, combinávamos de ir à Cabedelo para lhe conhecer e dar um grande abraço fraterno, mais o Criador não nos permitiu. No Natal eu recebi uns presentes dela, uns chaveiros de João Pessoa (ela sabia que eu tenho coleção) e um imã de geladeira. Toda vez que eu olho para a geladeira daqui de casa não tem como não lembrar dela, uma pessoa amada, carinhosa e gentil, mesmo sem me conhecer pessoalmente, foi a primeira pessoa que eu fiz amizade través do Blogger e tive oportunidade de conversar. Espero um dia ir a Paraíba e prestar uma homenagem a ela, abraçando um dos seu parentes, como se eu a abraçasse. No mais obrigado pelo carinho com a minha grande amiga, mais talvez sua por mais tempo.

16 de março de 2021 às 10:53  
Blogger Maria Luzia disse...

Bom dia Árabe!

Linda homenagem a Diná, não a conhecia, que ela descanse com paz e luz! Infelizmente estamos perdendo pessoas muito boas, uma tristeza! Tenha uma boa semana com saúde. Abraço e muito grata!

16 de março de 2021 às 11:06  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Lúcia: Diná Fernandes, conhecida por muitos de nós. Faço eco às suas palavras: que Deus a receba com a luz e o amor que ela distribuiu sempre, aqui na Terra! Meu abraço, bom resto de semana; obrigado.

18 de março de 2021 às 12:02  
Blogger O Árabe disse...

Espero que o nosso abraço chegue a ela, sim, Chica. E fiquei muito feliz, amiga, com a vacinação do Kiko, graças a Deus! Em breve, se Deus quiser, entrarei para o grupo: com 72, minha data deve estar perto! meu abraço a vocês, obrigado; bom resto de semana!

18 de março de 2021 às 12:04  
Blogger O Árabe disse...

Saudade, também, Rosélia. Não cheguei a conhecê-la pessoalmente, nem a falar com ela; mas, pela poesia, dava para saber que era uma pessoa iluminada! Grande perda. Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

18 de março de 2021 às 12:06  
Blogger O Árabe disse...

Faço minhas as suas palavras, Ryk@ardo: uma grande perda para a poesia e para todos nós, que admiramos a sua obra, através da qual Diná ficará entre nós! Meu abraço, amigo, obrigado; bom resto de semana.

18 de março de 2021 às 12:08  
Blogger O Árabe disse...

Muito bem dito, Megy! As palavras alimentam a alma do poeta, sim! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

18 de março de 2021 às 12:09  
Blogger O Árabe disse...

Associo-me a Você, Catiaho! Façamos um minuto de silêncio, por aquela que tanto nos encantou com suas palavras! Meu abraço, amiga; bom resto de semana, obrigado.

18 de março de 2021 às 12:11  
Blogger O Árabe disse...

Indiscutíveis verdades as que nos trazes, Ailime: "... uma sentida homenagem a Diná, que nos deixou recentemente deixando um enorme vazio em nossos corações.
Mas, como Poeta, ela não morreu ficou o registo de sua bela poesia que a perpetuará.
Todos nós temos um pouco de poetas e de alguma forma um pouco de nós ficará pelo menos no coração dos que amamos.". Assim é, amiga; gosto de pensar que deixamos o melhor de nós, para aqueles que amamos! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

18 de março de 2021 às 12:13  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Joelma: a beleza da arte sempre alivia um pouco as nossas dores, mesmo as mais sentidas, como a da perda! Por isto, rendo minhas homenagens a todos vocês, artistas, cujas obras nos fazem bem ao coração! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

18 de março de 2021 às 12:16  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Beatriz! Acho importante realçar o poeta, porque é uma parte importante da alma, que existe em cada um de nós; e a Diná merece todas as flores! Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

18 de março de 2021 às 12:18  
Blogger O Árabe disse...

Acho que todos o somos, São...ao menos, todos nós que nos reunimos aqui no oásis. Há, com certeza, um muito de poeta em cada um de nós! Grato pelo votos à Dina, minha amiga, e pela tua gentileza. Meu abraço, bom resto de semana!

18 de março de 2021 às 12:20  
Blogger O Árabe disse...

Eu não tive, Luiz, a felicidade de conhecê-la mais de perto. Mas é como disse: bastava ler o que ela escrevia, para conhecer a luz de sua alma! Meu abraço, amigo, obrigado; que Deus e o tempo nos aliviem a sensação de perda. Bom resto de semana!

18 de março de 2021 às 12:22  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Maria Luzia! Estamos perdendo um sem número de pessoas, muitas delas muito boas, com esta pandemia que chegou para mudar o mundo! :( Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana, cuide-se sempre!

18 de março de 2021 às 12:24  
Blogger Majo Dutra disse...

Estimado árabe.
Tinha-o como um Mestre espiritual, que ensina por belas parábolas algo poéticas, mas ainda não o tinha apreciado como um autêntico poeta!
Excelente texto dedicado à nossa querida amiga Diná numa homenagem que aplaudo, de pé.
Onde estiver ela sente-se muito orgulhosa.

Glória a todos os poetas!

Bom fim de semana e uma nova semana em paz e contentamento.
~~~~

19 de março de 2021 às 07:17  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Majo! Na verdade, vejo-me mais como alguém que repassa as lições trazidas pela vida; mas, acredito, todos nós temos um pouco de poesia na alma! Quanto à amiga Diná, espero que realmente as nossas vibrações lhe tragam paz e conforto, onde estiver! Meu abraço, bom fim de semana.

19 de março de 2021 às 12:06  
Blogger Mariazita disse...

Meu caro Árabe
Simplesmente maravilhoso este texto (que dedicas) e em que homenageias a nossa querida amiga Diná, que tão cedo nos deixou.
Certamente Deus lhe destinou um lugar especial, até mesmo para a compensar pelo tanto que sofreu na sua passagem terrena.
É bem como dizes - o poeta não morre. Do mesmo modo ela continuará nos nossos corações, fazendo-nos lembrar a pessoa amável e gentil que foi, sempre com uma palavra doce para a(o)s amiga(o)s.
Que descanse em paz, nos braços do Criador.

Bom Fim-de-semana
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

19 de março de 2021 às 14:24  
Blogger O Árabe disse...

Que assim seja, Mariazita! Que ela tenha um bom lugar, com o Criador, como terá sempre em nossos corações! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

19 de março de 2021 às 15:25  
Blogger Majo Dutra disse...

Abraço, Poeta amigo. 🍀🌸✌
~~~~

19 de março de 2021 às 20:01  
Blogger Himawan Sant disse...

Caro amigo, árabe.
É verdade o que você diz, o poeta deixa suas obras para sempre. Muitas vezes me surpreendo com a habilidade dos poetas em organizar palavra por palavra em belas frases.

Que o seu dia seja sempre abençoado

19 de março de 2021 às 21:56  
Blogger Fá menor disse...

Gostei muito deste seu texto. E da sua dedicatória à amiga Diná. Os poetas sabem dizer aquilo que nós outros sentimos, com o seu colorido que tantas vezes não temos para o transpôr nas palavras certas.
Bom fim-de-semana, amigo Árabe!
Abraço.

20 de março de 2021 às 12:56  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Majo. Meu abraço, amiga; boa semana!

22 de março de 2021 às 15:13  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Himawan. Para mim, que acompanho seu blog, você também faz poesia, com as belas fotos e as descrições do seu lindo país! Meu abraço, amigo; boa semana.

22 de março de 2021 às 15:14  
Blogger O Árabe disse...

Nós outros, Fa? Basta ver as tuas fotos e os teus textos, para saber que cultivas (e bem!) a poesia. :) Meu abraço, amiga, obrigado; boa semana!

22 de março de 2021 às 15:15  
Blogger Majo Dutra disse...

~~~
PAZ À POETA!
⭐🌸💙🎀🌈
~~~~~~

28 de março de 2021 às 08:14  
Blogger O Árabe disse...

Que assim seja, Majo! Ela bem a merece! Obrigado, meu abraço.

29 de março de 2021 às 18:31  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky