O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

A MORTE E A VIDA

Talvez, algum dia, consigamos admitir que todos morreremos.

A diferença é um dia a mais, ou a menos; mas todos nós seguimos o mesmo caminho, que nos leva à Grande Viagem. Assim é, desde o início dos tempos; e assim será, até o fim dos dias.

Esta é a única certeza que temos. E não nos cabe perguntar se a morte chegará; porém, o que ela significa. Porque a única certeza que temos, nesta vida sobre a Terra, é que a morte virá.

A pergunta, portanto, não é se morreremos; nem sequer quando isto acontecerá. É o que virá, depois da morte; se é o fim de tudo, ou somente um patamar de descanso, para outra jornada.

E, ainda que assim seja e possa o nosso verdadeiro Eu passear pelos jardins da Eternidade, a verdade é que aqui nada restará do que agora somos; e seremos afastados de tudo que temos.

Cultivemos, pois, o desprendimento; este é o caminho sensato, exista ou não a vida após a morte. Sejamos altruístas e viveremos melhor, semeando a felicidade e o amor, ao longo da jornada.

Porque é certo que um dia será o nosso dia. E, então, nada levaremos, senão o que aprendemos; e nada ficará de nós, senão as sementes que houvermos plantado ao nosso redor.

Para cada um de nós, como às arvores acontece, é certo que, um dia, a morte virá. E, ainda que continuemos vivos, em nossas sementes, outros seremos; esta é a realidade, neste mundo.

Aceitemos a realidade da morte e outra será a nossa conduta, durante a vida. Sabendo que um dia nos iremos, cuidaremos de aproveitar cada dia e atentar mais às coisas mais importantes.

Compreendendo que, um dia, tudo que tivermos aqui deixaremos, menos nos esforçaremos para acumular bens; e mais tempo nos sobrará, para vivermos a vida com sabedoria e intensidade.

Bem sei que todos nos sentimos desconfortáveis, diante da simples ideia da morte; porém, se a aceitarmos como imprevisível e inevitável que é, mais confortáveis estaremos durante a vida.

Porque aprenderemos a ser gratos, por cada dia que tivermos. E, diante da magnitude e da realidade inegável da morte, menos incomodados nos sentiremos pelas contrariedades do dia-a-dia.

Aprendamos a conviver com a ideia da morte; e outra será a nossa perspectiva da vida. Porque o homem que sabe limitada a água do seu cantil, não se expõe ao sol causticante do deserto.

É a certeza da noite, que nos anima a trabalhar e aproveitar bem o nosso dia; como é a certeza de que o dia virá, que nos leva a procurar o descanso à noite. A morte não nos deve assustar.

Mas ensinar-nos a valorizar a vida.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_ernesto_cortazar_misty.mid

Link para música

Link para vídeo


32 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Todos sabemos que a morte é o caminho mais certo da vida, mas todos procuramos viver, sorrir e deixar de lado esse assunto. Devemos agradecer a Deus, por nos conceder o dom da vida. Pela saúde, por nos permitir ir e vir, por estar com as pessoas que amamos. Porque dia virá que nada poderemos fazer.
Apesar da beleza do post, o contexto me fez esquecer o sorriso.
Bom fim de semana! Beijos

12 de fevereiro de 2021 às 20:45  
Blogger chica disse...

Que lindo,´[Arabe! A mim , ou melhor A MINHA, nada me apavora...Mas me apavora PERDER quem eu amo...Isso sim! Por isso,vale o que dizes e todos sabemos: aproveitar cada dia...Nunca sabemos se será o nosso último...abração, ótimos dias de paz no Carnaval, chica

13 de fevereiro de 2021 às 06:28  
Blogger Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Boa tarde, Árabe, gostei muito de seu texto que nos fala sobre a morte.
Gostei da maneira que o conduziu, sempre me espanta a palavra morte, sei que é a única certeza que temos, porém espero ficar por um bom tempo por aqui, ainda rsssssss.Fico sempre questionando: para onde vamos? O que nos espera?
Pois ninguém nos disse com certeza sobre isso, Jesus falou: Na casa do meu Pai há muitas moradas.Todavia viemos sem manual de intrução.Espero que não me julgue querido amigo, mas sofro com minhas frequentes questões sobre a morte.
Grande abraço!

13 de fevereiro de 2021 às 16:51  
Blogger Fá menor disse...

Um texto repleto de sabedoria e tranquilidade sobre a realidade que temos mais certa. Sejamos prudentes, pois não sabemos o dia nem a hora.

Abraços, amigo!

13 de fevereiro de 2021 às 19:14  
Blogger Beatriz Pin disse...

Como sempre, amigo, estas reflexións que tudos temos que facer sobre o sentido da nosa vida aquí na terra. Ter presente que non estamos aquí para ficar e aproveitar bem o nosso día, como voçê dize.
Iso mesmo estou a fazer! Entrar nos blogs das amizades por ser hoje também, un día mais, un día que está adicado ao amor e a amizade. Que non nos falten eses ingredintes!
Aperta e bo domingo.

14 de fevereiro de 2021 às 07:46  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Tá bom!... tá bom!...acho que agora entendi: viver cada dia como se fosse o último...um dia eu acerto né??

Beijos

Joelma

14 de fevereiro de 2021 às 16:18  
Blogger Margarida Pires disse...

Boa noite caro amigo Árabe.
Eu costumo dizer que quando partir a única coisa que quero levar na minha bagagem, é somente amor.
Um grande abracinho.
Megy Maia💮☀💮

14 de fevereiro de 2021 às 19:55  
Blogger Maria Luzia disse...

É Árabe, não viemos pra ficar, cá estamos de passagem, quando terminarmos nossa missão na terra, é chegada a nossa hora, e nada poderemos mudar. É aproveitar tudo que nos é permitido e seguir a Lei da vida. Gostei muito do texto, muito realista. Uma ótima semana, fica com Deus e obrigada! Abração.

14 de fevereiro de 2021 às 20:50  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto sábio como é seu apanágio!
Não é confortável abordar um tema como a morte, mas é enfrentando esta realidade que a aceitação se vai efetuando.
Temos mesmo que saber viver cada momento o melhor possível, porque ela é certa.
Permita-me que destaque: « A morte não nos deve assustar. Mas ensinar-nos a valorizar a vida»! Tao certo!
Obrigada, Amigo, por seus preciosos ensinamentos.
Adorei a música e recordar Queens com Freddy Mercury é sempre um privilegio.
Um beijinho e continuação de boa semana.
Ailime

16 de fevereiro de 2021 às 14:53  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Olá, amigo Árabe!
É a única certeza que temos, mas quando se vai quem amamos, perdemos o chão.
Isso se dá porque somos sensíveis e temos um coração de carne.
Gosto muito de um pensamento que diz uma grande verdade: pimenta nos olhos dos outros é refresco. Doi muito, mas, pela fé, recebemos o Espírito Consolador e seguimos em frente, com a Força que nos vem do Alto.
Seu texto tem toda lucidez e sabedoria.
Sou grata demais por cada dia de vida.
Esteja bem, amigo, proteja-se!
Abraços fraternos

16 de fevereiro de 2021 às 19:47  
Blogger " R y k @ r d o " disse...


Se a vida se comprasse o mundo era muito pior. Se se soubesse quando se morria era o descalabro. No nascer e no morrer somos todos iguais.
A vida é tão importante que é uma pena muita gente não a valorizar.
Gostei muito de ler o seu texto
.
Deixando cumprimentos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

18 de fevereiro de 2021 às 19:20  
Anonymous alfacinha disse...

Fica um ponto de interrogação grande, apenas sei que morrer não se faz de uma vez ,mas pouco a pouco.
Bom fim da semana

19 de fevereiro de 2021 às 05:05  
Blogger Himawan Sant disse...

Que textos, entendimentos e sugestões maravilhosos de vocês, meus amigos árabes. Todos nós morreremos um dia e misturaremos todas as pessoas com medo de morrer, mas seria bom para nossas vidas sempre nos rendermos ao Criador, pois sabemos com certeza que vida, fortuna, morte são todos Deus que controla.

Um grande abraço de amizade que mando de longe para vocês.

19 de fevereiro de 2021 às 05:41  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Lúcia: procuramos deixar de lado este assunto... que, entretanto, se torna mais presente a cada dia. Contudo a certeza da morte não nos deve assustar; ao contrário: é mais um motivo, para vivermos cada segundo! :) Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

19 de fevereiro de 2021 às 15:05  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Chica: isto é, sempre, o que mais nos assusta; não o medo da morte, mas o temor da perda! Por isto, devemos aproveitar cada segundo! Meu abraço pra você e Kiko, amiga; como vão as coisas por aí? Tudo bem, espero, com fé em Deus! Obrigado, bom resto de semana

19 de fevereiro de 2021 às 15:07  
Blogger O Árabe disse...

A verdade, Marli, é que todos ficamos desassossegados quanto a isso. Mesmo naqueles que não temem a partida, fica a inquietude frente ao Desconhecido! ;) Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

19 de fevereiro de 2021 às 15:09  
Blogger O Árabe disse...

Acho que resumiste muito bem, Fa: "Sejamos prudentes, pois não sabemos o dia nem a hora.". :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

19 de fevereiro de 2021 às 15:11  
Blogger O Árabe disse...

Que assim seja, Beatriz: que nunca nos faltem o amor e a amizade! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

19 de fevereiro de 2021 às 15:12  
Blogger O Árabe disse...

Sabe, Joelma? Acho que você já entendeu isso há muito tempo! ;) Mas não custa lembrar, né? :) Meu abraço, obrigado, bom fim de semana!

19 de fevereiro de 2021 às 15:14  
Blogger O Árabe disse...

É a melhor coisa que podemos levar, Megy, com certeza! Não pesa... e ainda nos dá asas! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

19 de fevereiro de 2021 às 15:15  
Blogger O Árabe disse...

Sábias palavras, Maria Luzia: "É aproveitar tudo que nos é permitido e seguir a Lei da vida.". Bem assim, amiga! :) Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

19 de fevereiro de 2021 às 15:31  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Ailime! E concordo, amiga: precisamos encarar a realidade, para que a aceitação ocorra. E, mais do que isso: aceitando a realidade da morte, valorizamos cada segundo da vida! Obrigado, meu abraço. Bom fim de semana!

19 de fevereiro de 2021 às 15:33  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Rosélia, a morte é bem mais dolorida, quando leva alguém que amamos. É como você disse: "Doi muito, mas, pela fé, recebemos o Espírito Consolador e seguimos em frente, com a Força que nos vem do Alto.". Aproveitemos a companhia deles, enquanto estamos todos aqui! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

19 de fevereiro de 2021 às 15:35  
Blogger O Árabe disse...

Achei ótima esta tua frase, Ryk@ardo: "A vida é tão importante que é uma pena muita gente não a valorizar.". Pura verdade, amigo! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

19 de fevereiro de 2021 às 15:37  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, alfacinha: afinal, o tempo é relativo; como tudo, nesta vida! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

19 de fevereiro de 2021 às 15:38  
Blogger O Árabe disse...

Essa é uma verdade que precisamos ter presente, Himawan: vida, fortuna e morte não dependem de nós; apenas Deus as controla! Obrigado, amigo; meu abraço, bom fim de semana.

19 de fevereiro de 2021 às 15:40  
Blogger Luiz Gomes disse...

Boa noite meu querido amigo, é a realidade que todo passaremos, mais nem todos estamos preparados.

19 de fevereiro de 2021 às 18:31  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Sabe Árabe,
Aprendi cedo que a morte
é inevitável, mas aprendi
também a não me preocupar
com esse fator.
Uma hora ou outra será
a minha ou de alguém que
me é raro.
Adorei eu texto.
Me fez bem ler.
Bjins de gratidão e afeto.
CatiahoAlc.

19 de fevereiro de 2021 às 21:21  
Blogger O Árabe disse...

Eu diria, Luiz, que a maioria ou a quase totalidade dos homens não está preparada para essa verdade; mesmo quem não teme a morte, teme o desconhecido. :) Meu abraço, amigo; boa semana, obrigado.

23 de fevereiro de 2021 às 11:49  
Blogger O Árabe disse...

Verdadeiro e sensato, Catiaho. De nada adianta nos preocuparmos com algo que não podemos evitar, não é? O ideal é viver o melhor possível, sempre! Meu abraço, obrigado; boa semana.

23 de fevereiro de 2021 às 11:51  
Blogger Majo Dutra disse...

Ando a habituar-me a pensar e falar dela com naturalidade...
«Há um tempo para tudo...»

Ernesto Cortazar é para mim, o 'príncipe dos pianistas'... (Srrssss...)
Saúde e dias de paz.
Abraço amigo.
~~~~

24 de fevereiro de 2021 às 18:27  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, minha amiga: há um tempo para tudo. E muito depende dos nossos hábitos. Desculpa-me pela demora na resposta; só hoje, vi este comentário. Meu abraço, boa semana!

3 de março de 2021 às 13:26  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky