O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 5 de março de 2021

FAZEIS AS VOSSAS MUDANÇAS



Eu vos escuto, a bradar por mudanças.

E, confesso, não vos entendo. Dizeis desejar que as coisas mudem; todavia, o vosso comportamento desmente sempre as vossas palavras, porque nada fazeis para essas mudanças.

Todos os dias, repetis as mesmas ações, os mesmos pensamentos e os mesmos sentimentos; como podeis esperar que mude o que vos cerca, se não vos dispondes a mudar?

Se não vos agrada o sabor dos figos e desejais comer tâmaras, parece-me lógico que abandoneis as sementes de figos e comeceis a plantar tamareiras. Não é o que fazeis, entretanto.

Continuais, todos os dias, a plantar as mesmas sementes e cultivar as vossas plantações de figos; como podeis esperar que dessas plantações brotem as tâmaras que tanto dizeis desejar?

Sim, confesso: não vos entendo. Porque procedeis como aquele que caminha para a chuva, embora não deseje molhar-se; ou como o homem que se expõe ao sol e espera não sentir calor.

Não vedes, acaso, a insensatez desse procedimento? Como podeis acreditar que colhereis o que não plantastes, ou bebereis da água cristalina, se antes não cuidardes de cavar o vosso poço?

Abandonai essa conduta insana; afastai de vós essas vãs esperanças. Porque, enquanto subis a montanha, não podeis esperar que o chão se torne plano; ou que o ar se mostre mais respirável.

Da mesma forma, não podeis esperar por perfumados jardins, que enfeitem o vosso caminho, se escolhestes andar no deserto. Ajustai vossas expectativas, de acordo com as vossas ações.

Se vos dispondes a cruzar o rio, preparai-vos para arrostar a correnteza; se pretendeis voar, sabei que a queda pode ser a consequência. As escolhas são vossas, e vossos são os resultados.

Lembrai-vos de que as mudanças não ocorrem na safra, mas apenas durante o plantio. Se desejais mudar o que colheis, tratai de mudar o que plantais; ou voltareis a colher mais do mesmo.

Mudai. Pois, ainda que as vossas mudanças não possam mudar tudo em vossa vida, decerto mudareis a vossa forma de reagir diante dos acontecimentos. E, muitas vezes, isto faz toda a diferença

Necessitais decidir: se vos agrada a vida que agora tendes, continuai a repetir o que fazeis, todos os dias; cessai, porém, os clamores pelas mudanças, que não virão enquanto assim fizerdes.

Se, entretanto, desejais realmente que as coisas mudem ao vosso redor, cuidai vós mesmos de iniciar essas mudanças; mudai o vosso pensamento, o vosso comportamento e as vossas emoções.

Porque nada mudará, em tudo que vos cerca, a menos que essa mudança principie em vós. É como vos disse: a mudança não ocorre na colheita, mas na escolha das sementes que plantais.

E essa escolha só cabe a vós.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_roger_willians_the_impossible_dream.mid

Link música

Link vídeo. FANTÁSTICO!

  


40 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

As mudanças acontecem gradualmente e nem sempre são possíveis. Mas assim vamos seguindo o caminho, conforme está traçado. Muitas vezes, quando paramos pra nos olhar, vimos o quanto estamos mudando, ou estamos sendo levados a mudar. No fundo continuamos com nossa essência, envoltos por armaduras, que as circunstâncias, nos levam a colocar.
O vídeo é maravilhoso e a musica dele é fantástica! Quanto ao sorriso, aprendi que ele não acontece por acaso, nem por imposição, mas quando se está bem de corpo e alma.
Bom fim de semana! Bjs

5 de março de 2021 às 23:28  
Blogger chica disse...

Muito lindo,bela mensagem,Árabe! Saber que temos que iniciar em nós, cada um de nós fazer suas mudanças interiores pra depois ver fora de nós a concretização! abração, lindo fds! chica

6 de março de 2021 às 07:45  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Não podeis esperar por perfumados jardins, que enfeitem o vosso caminho, se escolhestes andar no deserto.

Olá, amigo Arabe!
É tempo de Quaresma e você usou tantos exemplos de falsa metanoia que hão em nós.
Cada um deles, fui lendo e me pondo na cena.
Muito interessante suas reflexões. Entra Quaresma e sai Quaresma e os propositos são deixados como cinzas...
Excelente post reflexivo.
Esteja bem, amigo, proteja-se!
Abraços fraternos, paz, saúde e preces

6 de março de 2021 às 11:32  
Blogger Alice Alquimia disse...

Vamos sim ouvir a música da vida e estarmos preparados para a mudança que sempre será a nosso favor.

7 de março de 2021 às 06:07  
Blogger CÉU disse...

Ah, meu amigo não vai entender o mundo tão depressa, ou não sei se alguma vez o entenderá. Queixam-se por tudo e por nada, mas a culpa, na opinião deles(as), é dos outros e não deles. Somos assim, bastante imperfeitos, egoístas e de olhos tapados-rs.

O mundo só mudará se cada um de nós fizer a sua parte e amar seu semelhante, caso contrário, tudo continuará da mesma maneira.

Gostei satisfatoriamente da música, mas o vídeo é excecional. É preciso sorrir mesmo e agradecer a todos. Nos unamos.

Abraço e bom domingo.

7 de março de 2021 às 13:12  
Blogger Fá menor disse...

Concordo plenamente! Um belíssimo e assertivo texto, para uma boa reflexão! Muito grata.

Boa semana, amigo!
Abraços.

7 de março de 2021 às 15:18  
Blogger silvioafonso disse...

Tens um casulo desses para me
mandar, meu jovem? A metamorfose
dessa mulher no meu quarto seria
tudo de bom. Depois a gente, eu
e ela te mandamos o relatório
do que acontecer. (risos)
Um abraço, meu amigo.

7 de março de 2021 às 19:02  
Blogger Maria Luzia disse...

É Árabe, mudar pra melhor é sempre muito bom, embora nem todas mudanças sejam muito fáceis, porque nem tudo depende do nosso querer. Sem dúvida, o texto merece uma reflexão. Gostei muito, a foto faz parte de uma das minhas paixões, apreciar a natureza. Ótima semana pra nós, com saúde. Muito grata!

7 de março de 2021 às 19:48  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Simmmmm,se eu quero algo diferente na minha vida tenho que fazer coisas que nunca fiz......hummmmm interessante!!!

Beijos

Joelma

8 de março de 2021 às 17:52  
Blogger São disse...

A principal e indispensável mudança começa sempre por nós , sem dúvida.


Lamentável que muita gente não tenha essa consciência....

Querido Swami, abraço forte e grato

9 de março de 2021 às 13:31  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto sábio e bem verdadeiro que está magnificamente aqui resumido:
«Se, entretanto, desejais realmente que as coisas mudem ao vosso redor, cuidai vós mesmos de iniciar essas mudanças; mudai o vosso pensamento, o vosso comportamento e as vossas emoções».
Reclamados por tudo e por nada e não vemos que o problema está em nós!
É dentro de nós que a mudança tem de ser feita para que possamos usufruir do que almejamos.
Pode não ser um processo fácil, muitas vezes não é, mas temos é que iniciá-lo, levá-lo por diante e não desistir. Só assim nosso jardim se encherá de flores.
Adorei a música (desta vez consegui abrir) e o vídeo, maravilhoso.
Um beijinho e continuação de boa semana, com saúde.
Ailime

9 de março de 2021 às 13:45  
Blogger Maria disse...

A vida é feita todos os dias, não espere a sexta-feira ou o feriado para ser feliz. Cada dia da vida vale a pena ser bem vivido, porque cada dia pode ser especial.

10 de março de 2021 às 09:43  
Blogger Clarisa T. disse...

Muy cierto. Palabras para pensar en que todos los días hay son el primer día y salir a mirar sus regalos sin esperar a que te lleguen a casa.
Agradecida, siempre, de su magistral filosofía.
Abrazo.

10 de março de 2021 às 11:17  
Blogger Beatriz Pin disse...

Essa é a clave! É na semente onde se empeza a mudar para o que se quere colheitar. E isso leva tempo e esforzo.
Concordo e trabalho com tudo o que díz.
Beijinhos

10 de março de 2021 às 11:58  
Blogger Majo Dutra disse...

Estamos em tempo de vida adiada...

Não é oportuno faser mudanças e novas sementeiras...
Já morreram mais de dois milhões e meio, há quem esteja a sofrer nos hospitais ou fechados em casa, muitos com fome... Há que respeitar...
Vamos fazendo o possível para sobreviver e não é pouco no que se concerne com a alimentação...
Vivo de vida adiada e até os projetos são muito limitados.

O vídeo vem corroborar o que afirmei: de que serve sorrir se ninguém vê, devido às máscaras, eu até uso máscara e viseira...
O piano de Roger Williams é sempre um sucesso.
Amigo, tenha uma boa semana, em paz e luz.
Receba o meu abraço cordial.
~~~

10 de março de 2021 às 17:32  
Blogger Luiz Gomes disse...

Boa noite meu amigo Árabe, quantas mudanças temos passado meu amigo. Muita saúde para você e sua família.

10 de março de 2021 às 18:24  
Blogger Margarida Pires disse...

Boa noite meu amigo, Árabe!
O mundo anda triste.
E os viventes choramingando pelos cantos.
É preciso mudar mentes.
Mas, é preciso tempo.
O tempo tudo cura.
Aguardando por dias melhores.
Um grande beijinho!~
Megy Maia🌺💜🌺

10 de março de 2021 às 20:09  
Blogger Mariazita disse...

O ser humano é, sem dúvida, muito complexo. E, por norma, completamente avesso a mudanças.
Depois de acomodado e instalado torna-se difícil mudar, mesmo que, ao seu redor, tudo esteja a transformar-se. Haja em vista as mudanças que demoraram séculos para acontecer.
Contudo, mudar o nosso interior, só nós mesmos o podemos fazer. Isso por vezes exige grande esforço, mas é mesmo necessário.

O vídeo é muito bom, e a música lindíssima.
- "Sorri sempre, ainda que o teu sorriso seja triste... Porque mais triste que o teu sorriso triste, é a tristeza de não saber sorrir"

Meu amigo, melhoras para os doentinhos e boa saúde para os restantes.

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

11 de março de 2021 às 07:07  
Blogger silvioafonso disse...

O meu primeiro bom dia
não é pra você, meu amigo
querido, mas para essa
gata pretinha que não larga
do meu pé.
Vai gostar de bicho assim
no inferno, diria o amigo.
Enfim... cada um com o seu
cada um, não é mesmo?
Bom dia de risos e festa,
querido Árabe.

11 de março de 2021 às 08:10  
Blogger O Árabe disse...

Concordo em parte, Lúcia: continuamos, sim, com a mesma essência... mas as mudanças fazem parte da vida, e precisamos adaptar-nos a elas. Na maior parte das vezes, mudar é crescer; e é para crescer, que estamos aqui. :) Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

11 de março de 2021 às 14:41  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Chica: a verdadeira mudança vem de dentro pra fora. Apenas nós mesmos podemos mudar nosso íntimo! Meu abraço, amiga; bom resto de semana; obrigado.

11 de março de 2021 às 14:42  
Blogger O Árabe disse...

Assim é, Rosélia. Um bom exemplo são as resoluções de Ano Novo, lembra-se? Tão poucas funcionavam, que nunca mais ouvi falar delas! :) Obrigado, amiga; cuide-se, sim? Meu abraço, bom resto de semana!

11 de março de 2021 às 14:44  
Blogger O Árabe disse...

Assim é, Alice; ainda que às vezes não pareça. Ao menos, elas sempre nos fazem crescer! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

11 de março de 2021 às 14:45  
Blogger O Árabe disse...

Que bom rever-te, Céu! :) Acho que nunca entenderei o mundo, amiga, mas gostei da tua frase: "O mundo só mudará se cada um de nós fizer a sua parte e amar seu semelhante, caso contrário, tudo continuará da mesma maneira."; é bem por aí! Excepcional o vídeo, não? Também adorei! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

11 de março de 2021 às 14:48  
Blogger O Árabe disse...

Grato sou eu, Fa, pela gentileza e amizade de sempre! Meu abraço, bom resto de semana.

11 de março de 2021 às 14:49  
Blogger O Árabe disse...

Realmente, mestre Sílvio: a julgar pela parte já visível, essa borboleta promete! :) E, com certeza, a pós-metamorfose daria uma daquelas belas crônicas que só você sabe fazer! Meu abraço, amigo; obrigado, bom resto de semana!

11 de março de 2021 às 14:51  
Blogger O Árabe disse...

Bem como você disse, Maria Luzia: muitas vezes, é difícil mudar, até porque os hábitos têm muita força em nós! Quanto à paixão pela natureza, nenhuma dúvida; basta ver as suas (belas) fotos! :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

11 de março de 2021 às 14:54  
Blogger O Árabe disse...

Tenho certeza que você já sabia disso, Joelma... foi só pra lembrar, viu? :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

11 de março de 2021 às 14:55  
Blogger O Árabe disse...

Grande verdade a que você disse, São: a maioria de nós não tem essa consciência! Mas continuaremos tentando. :) Meu abraço, amiga; obrigado, bom resto de semana.

11 de março de 2021 às 14:57  
Blogger O Árabe disse...

Adorei estas tuas frases, Ailime: "É dentro de nós que a mudança tem de ser feita para que possamos usufruir do que almejamos.
Pode não ser um processo fácil, muitas vezes não é, mas temos é que iniciá-lo, levá-lo por diante e não desistir. Só assim nosso jardim se encherá de flores."; pura verdade, amiga! Quanto ao vídeo e à música, também concordamos: são, realmente, especiais! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

11 de março de 2021 às 15:00  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Maria: cada dia que temos na Terra, é mais um dia especial! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

11 de março de 2021 às 15:01  
Blogger O Árabe disse...

Gostei muito da ideia, Clarisa: admirar as maravilhas do novo dia, antes mesmo que cheguem à nossa casa! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana, amiga.

11 de março de 2021 às 15:03  
Blogger O Árabe disse...

Leva, sim, Beatriz... mas vale a pena, não é? :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

11 de março de 2021 às 15:04  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Majo. Mas é verdade, também, que esta trágica pandemia nos está fazendo adotar muitas mudanças; desagradáveis, na grande maioria, mas necessárias. :( Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

11 de março de 2021 às 15:09  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Luiz: quantas mudanças, em apenas um ano de tragédia e cuidados! Obrigado, amigo, pelos votos, que retribuo de coração! Meu abraço, bom resto de semana.

11 de março de 2021 às 15:10  
Blogger O Árabe disse...

Também penso assim, Megy: o tempo tudo cura; cabe-nos fazer a nossa parte e esperar por dias melhores. Sábio conselho! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

11 de março de 2021 às 15:12  
Blogger O Árabe disse...

Muito sábia, Mariazita, esta tua frase: "... mudar o nosso interior, só nós mesmos o podemos fazer. Isso por vezes exige grande esforço, mas é mesmo necessário."; nada mais a dizer, amiga. Grato pelos votos, que de coração retribuo, incluindo-te ainda nos doentinhos e desejando uma cura rápida e completa! Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

11 de março de 2021 às 15:15  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, mestre Sílvio: nada como uma gatinha... ou uma borboleta, às vezes! ;) Meu abraço, amigo; bom resto de semana!

11 de março de 2021 às 15:16  
Blogger Majo Dutra disse...

Bom fim de semana, amigo. 🍀🌷
~~~~~~

12 de março de 2021 às 18:55  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Majo. Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

12 de março de 2021 às 22:10  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky