O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 23 de maio de 2014

OS VOSSOS PASSOS

 

Atentai aos vossos passos.
Porque, por mais simples que pareçam, alguns dentre eles vos levarão a um ponto de onde não haverá retorno. E eu vos tenho dito que de nada vale o arrependimento tardio.
E assim que é. De que vos adianta chorar, enquanto o leite derramado se espalha pelo chão? De que vos serve desejar damascos, enquanto colheis as tâmaras que plantastes?
Acautelai-vos, portanto. E, antes de executar as vossas ações, pesai as suas consequências. Como o mestre do xadrez, deveis estudar os vossos próximos movimentos.
Pois a palavra não retornará aos vossos lábios, uma vez que a tiverdes proferido; nem vos pertencerão os vossos pensamentos, depois que os expuserdes ao mundo.
Como não podeis reconstituir a porcelana que se quebra, também não se pode recompor a confiança estilhaçada; nem recuperar o encanto, uma vez que vos tenha abandonado.
Porque a ilusão é como o dia que se foi; ou como a rosa, que quando fenece jamais voltará a brotar, ainda que muitas outras possam ocupar o seu lugar nos galhos da roseira.
O tempo não retorna sobre si mesmo. E não trará de volta os sonhos que um dia tivestes; antes os carregará em suas águas, até que deles vos reste apenas a lembrança.
Nem sempre vos será possível o retorno. Entretanto, sempre vos cabe decidir a partida; certificai-vos, então, de enveredar pelo caminho que desejais realmente seguir.
Para que, mais tarde, não vos visite o remorso. Pois, se triste é para o homem jamais haver conhecido a felicidade, mais triste ainda é para aquele que a teve e desprezou.
Certo é que necessitais caminhar; e cada dia vos trará novas escolhas, e novas estradas se abrirão à vossa frente. E apenas o coração poderá indicar-vos o rumo a seguir.
Obedecei-lhe portanto. Porque é através dele que vos fala o Coração do Universo; apenas o vosso verdadeiro Eu conhece os vossos desejos e as vossas necessidades.
Atentai aos vossos passos. E tende presente que, embora às vezes não haja retorno, sempre haverá uma nova partida; sempre vos será dado escolher um novo caminho.
Esta é a verdade; como também é verdade que de vossos acertos e de vossos erros é feita a vossa jornada. Deveis buscar a uns e aceitar os outros, pois assim é o aprendizado.
Atentai aos vossos passos. E menos lágrimas existirão em vossos caminhos. 

51 Comentários:

Blogger Olhos de mel disse...

Querido Árabe; lindas palavras! É preciso que não nos impressionemos com o brilho, porque mais dia, menos dia, ele poderá ser ofuscado pela razão. Entretanto, as vezes esse brilho nos cega a real visão e quando atentamos, muitos caminhos estão a nossa frente.
Um texto super verdadeiro e nos leva a questionar sobre atitudes e ações.
A musica está com algum problema no link. Não consegui ouvir. Mas a imagem diz tudo.
Bom final de semana! Beijos

23 de maio de 2014 18:18  
Blogger Olhos de mel disse...

Árabe; consegui ouvir a musica. É linda e triste. Ainda bem que li sem ouvir, porque senão teria chorado muito, como agora.
Beijos

23 de maio de 2014 18:46  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Ate se pode voltar... mas o caminho percorrido antes... com certeza ja tera se modificado...nunca é o mesmo quando se retorna...

Que seu fim de semana seja de paz e bençaos Arabe...

Beijos...

23 de maio de 2014 20:15  
Blogger ✿ chica disse...

A célebre questão das nossas escolhas...Tomara sempre sejam boas...abração,tudo de bom,chica

24 de maio de 2014 02:49  
Blogger Cidinha disse...

Bom dia querido amigo. Que belo pensamento! grande sabedoria Àrabe. Um grande momento de reflexção! È importante acertar os passos, pois não há volta. Obrigada amigo por seu carinho e sábios conselhos! Vc é sempre muito especial. Bençãos e paz sempre na sua caminhada!! Bjos e um bom fim de semana.

24 de maio de 2014 07:09  
Blogger Mariazita disse...

Árabe, querido amigo
Vir ler-te é sempre um momento de reflexão, interiorização, que, não raras vezes, me comove.
Foi o que aconteceu com este teu texto. Fiquei com um nozito na garganta...

Desejo-te um excelente fim de semana.
Beijinhos

24 de maio de 2014 11:52  
Blogger Marli Soares Borges disse...

Querido Arabe,
Nossas escolhas é que irão determinar nossas vivências. Assim é que temos que dar-lhes a devida atenção e cuidados, porque depois não tem volta.
Bjs
Marli
Blog da Marli

24 de maio de 2014 21:46  
Blogger helia disse...

Há que acertar os passos , mas devemos avançar sem medo , porque mesmo que nos enganemos,podemos recuar e encontrar novo caminho !
E>xcelentes o texto e a música !

25 de maio de 2014 02:42  
Blogger Rita Sperchi disse...

São lutas diárias que devemos passar
seguir em frente lutar com fé é nosso objetivo, senão nossas escolha para o bem não será conquistada
Achei o texto maravilhoso

Bom domingo bjusss

└──●► *Rita!!

25 de maio de 2014 07:07  
Anonymous Anônimo disse...

Porque, por mais simples que pareçam, alguns dentre eles vos levarão a um ponto de onde não haverá retorno. E eu vos tenho dito que de nada vale o arrependimento tardio.

Grande verdade Árabe, quantas coisas deixamos de fazer, de viver quantas oportunidades boas deixamos passar em vão, são tantas meu amigo!!! Mesmo com a distinção de erros,acertos, muitas vezes vem uma confusão na cabeça da gente, e é nas confusões que perdemos oportunidades valiosas na vida. É certo você, quando diz que de nada vale o arrependimento. Ótimo seria se tivéssemos a oportunidade de voltarmos no tempo, eu seria muito grata, kkkk Amei o texto e a musica.Tenha uma grande semana e esteja bem!

25 de maio de 2014 17:55  
Blogger Sissym Mascarenhas disse...



Arabe,

Lendo este seu texto fica fácil de compreender o motivo pelo qual me entende em cada linha que escrevo nas poesias que falo, na verdade, sobre mim! vc é um homem sensivel e inteligente.

Sim, eu fiz uma escolha na vida e tento, desesperadamente, atingi-la.

Bjs

25 de maio de 2014 18:12  
Blogger ॐ Shirley ॐ disse...

Quantas vezes nossos passos nos levam pelos caminhos duvidosos...É porquê deixamos que nossa razão e nosso ego, falem mais alto. Poucas vezes aquietamos nosso eu físico e damos chance à nossa intuição, de nos traduzir o que diz o Coração do Universo...
O Árabe, saúde e Paz Profunda!

26 de maio de 2014 09:53  
Blogger NãoSouEuéaOutra disse...

Olá Arabe.
Sempre tão gentil com as palavras. Dera que todos ouvissem! A Verdade, a Bondade são sentimentos que estão a padecer de grande doença neste mundo. O Amor... essa força que devia levantar-se contra tudo, perece tantas vezes!!
Um abraço

26 de maio de 2014 10:41  
Blogger Daniel C.da Silva (Lobinho) disse...

Sim, a palavra tem uma força indizível, e os getsos também, são gumes da mesma faca afiada, para o bem e para o mal. Há que saber sopesar as escolhas do que diz, do que faz, contanto que seja o coração, como bem se diz aqui, a decidir o caminho...

Um forte abraço

26 de maio de 2014 10:49  
Blogger São disse...

A vida é feita de escolhas, por isso temos livre arbítrio...e , como tal, temos que arcar com as consequências!

Querido Swami, te abraço com muito carinho

26 de maio de 2014 11:59  
Blogger Ilca disse...

Olá amigo,
Como sempre, um texto perfeito! E é verdade, cada dia que nasce nos traz a oportunidade de fazer novas escolhas, e trilhar um novo caminho. Bom pensar e refletir sempre em cada passo dado. Acredito que o coração dificilmente nos engana.
Que todos os seus dias sejam regados de bênçãos, paz e esperança.
Meu abraço com carinho.

26 de maio de 2014 12:58  
Blogger Claudinha ੴ disse...

Muito correto! A flecha atirada, a palavra proferida e a pedra jogada... Não tem volta... Mas se esquecem dos bumerangues que voltam. Muitas vezes julgamo-nos donos da verdade, atiramos nossos bumerangues e eles voltam e acertam nossas próprias cabeças... Gostei muito do seu texto!

26 de maio de 2014 13:40  
Blogger ONG ALERTA disse...

Sim a vida é assim erramos para acertar um dia, abraço Lisette.

26 de maio de 2014 13:49  
Blogger Ailime disse...

Olá meu amigo e bom Árabe, como sempre um conjunto de pérolas de conhecimento que me dizem tanto e que muito agradeço! Penso que lhe transmiti numa outra reflexão que haverá pessoas que nascem com o dom de saber escolher, dizer a palavra certa, de seguir em frente sempre com o passo adequado!
Outras nem tanto e fatores exteriores as condicionam! Para estas resta então um novo caminho, novas atitudes, mas aprendendo sempre com o que porventura poderá ter desalinhado o passo! E a vida terá decerto um sabor mais doce e o trajeto se tornará mais profícuo!
Um beijinho e boa semana. Ailime

26 de maio de 2014 13:56  
Blogger Vera Lúcia disse...


Olá Árabe,

Grandes verdades em seu belo texto.
Para alguns passos, as consequências são previsíveis e ao optar por eles estaremos assumindo o risco de enfrentar as respectivas consequências. Para outros, nem tanto. Por isso a importância de procurarmos avaliar nossas atitudes e escolhas com discernimento. Ouvir o coração/intuição nos propiciará escolhas mais acertadas. Contudo, se assim não for, não devemos perder o ânimo e a esperança, pois sempre haverá oportunidade de novos recomeços ou de mudança de rota. Como dizia Chico Xavier : "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim".

Linda a música e perfeita para o tema.

Feliz semana.

Abraço.

26 de maio de 2014 19:44  
Blogger MARILENE disse...

Quando se reflete antes de se fazer escolhas, sabe-se que, mesmo se mostrando a mesma equivocada, foi a que melhor se apresentou, em dado momento. E isso ameniza eventual sensação de fracasso. Abraço.

26 de maio de 2014 20:58  
Blogger Marina Fligueira disse...

¡Hola, Árabe!!!

Por aquí ando de nuevo después de un descanso.
¡Nos dejas tus sabias palabras en un texto digno de reflexión como siempre! Si, es importante cuidar nuestros pasos, pero a veces con las prisas con el ansia de llegar a lo que queremos o deseamos, en realidad no los cuidamos, luego llegan las consecuencias.

Ha sido un inmenso placer.
Te dejo mi gratitud y mi estima.
Un besito y se muy muy feliz.

27 de maio de 2014 01:01  
Blogger Rita Freitas disse...

Cheias de sabedoria e beleza estas palavras.

Fiquei fã do blog. Voltarei

bjs

28 de maio de 2014 08:45  
Blogger Mariazita disse...

Boa tarde, amigo Árabe
O meu próximo post sairá no sábado, dia 31.
Mas eu espero vir cá primeiro...:)
Até lá, dias felizes te desejo.
Beijinhos

28 de maio de 2014 10:35  
Blogger © Piedade Araújo Sol disse...

leitura sábia e cheia de ensinamentos.
assim é e devia ser sempre os nossos passos, por vezes apenas colhemos o que plantamos.
um beijo

:)

29 de maio de 2014 03:50  
Blogger O Árabe disse...

Ainda bem que você conseguiu ouvir, Olhos de Mel, porque a música é realmente linda! Bom resto de semana e obrigado pelo belo comentário.

29 de maio de 2014 09:08  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Arco-Íris: quando tentamos retornar, muitas vezes o caminho já não é o mesmo. Obrigado, amiga; bom resto de semana, fica bem.

29 de maio de 2014 09:10  
Blogger O Árabe disse...

Seria o ideal, não é, Chica? Mas a verdade é que nem sempre o são! :) Bom resto de semana.

29 de maio de 2014 09:11  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado a você, Cidinha, pela amizade e gentileza. Bom resto de semana!

29 de maio de 2014 09:12  
Blogger O Árabe disse...

Acho, Mariazita, que todos nós temos alguma(s) escolha(s) de que nos arrependemos. Daí, talvez, esse nozito que nos surpreende. :) Obrigado, bom resto de semana.

29 de maio de 2014 09:13  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Marli: as nossas escolhas determinam o que vivemos. Bem dito, bom resto de semana.

29 de maio de 2014 09:14  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Hélia: sempre temos o livre arbítrio, para encontrar um novo caminho. Bom resto de semana!

29 de maio de 2014 09:16  
Blogger O Árabe disse...

Você está certa, Rita: é necessário seguir em frente e ter fé, para alcançar os objetivos que escolhemos. Bom resto de semana, obrigado.

29 de maio de 2014 09:17  
Blogger O Árabe disse...

Oportunidade de voltar no tempo, Anônimo... algum de nós não gostaria de tê-la, às vezes? Obrigado, pela gentileza e amizade constantes; bom resto de semana.

29 de maio de 2014 09:25  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Sissym. E... sabe? Tenho certeza de que você atingirá, sim, os seus objetivos. Percebe-se isto pelos seus textos. Bom resto de semana!

29 de maio de 2014 09:26  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Shirley! É seguindo a nossa intuição, que poderemos fazer as melhores escolhas. Sempre! Obrigado, bom resto de semana.

29 de maio de 2014 09:50  
Blogger O Árabe disse...

Isso, a Outra (já que não é você:): em meio à nossa confusão interior, muitas vezes o amor perece. Infelizmente! Bom resto de semana.

29 de maio de 2014 09:52  
Blogger O Árabe disse...

Este costuma ser o rumo certo, Daniel: confiar ao coração a escolha do caminho. Meu abraço, bom resto de semana.

29 de maio de 2014 09:53  
Blogger O Árabe disse...

Temos, São... mas a verdade é que muitas vezes reclamamos o direito, e esquecemos do dever. :) Bom resto de semana, amiga; fica bem!

29 de maio de 2014 09:54  
Blogger O Árabe disse...

Você disse muito bem, Ilca: o coração dificilmente nos engana. Bom resto de semana!

29 de maio de 2014 09:55  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Claudinha, e você está certa: muitas vezes, o que nos atinge são os bumerangues que nós mesmos arremessamos. Bom resto de semana!

29 de maio de 2014 09:56  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Lisette: não poucas vezes, os nossos acertos são frutos dos nossos erros. Bom resto de semana.

29 de maio de 2014 09:57  
Blogger O Árabe disse...

Você está certa, Ailime: aprender sempre. Esta é a receita que pode tornar a vida mais doce e o caminho menos áspero e mais produtivo. Obrigado e bom resto de semana, amiga!

29 de maio de 2014 09:58  
Blogger O Árabe disse...

Gostei imensamente da frase do Chico, Vera! Obrigado pelo comentário e pela gentileza, bom resto de semana.

29 de maio de 2014 09:59  
Blogger O Árabe disse...

Gosto desse raciocínio, Marilene: saber que tentamos acertar sempre ameniza a sensação de fracasso que nos trazem os erros. Bom resto de semana

29 de maio de 2014 10:19  
Blogger O Árabe disse...

Sempre uma alegria a sua presença, Marina! Obrigado, amiga, bom resto de semana.

29 de maio de 2014 10:21  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Rita, e volte sempre, sim; o oásis é nosso! Bom resto de semana.

29 de maio de 2014 10:22  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Mariazita. E também espero rever-te na véspera. :) É sempre uma alegria a tua presença.

29 de maio de 2014 10:23  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Piedade: podemos escolher o que plantamos, mas não o que colhemos. Obrigado, bom resto de semana.

29 de maio de 2014 10:24  
Blogger Luma Rosa disse...

Oi, Árabe!
É preciso estar atento, mas antes disso saber o que se quer. Mas isso também demoramos a perceber, pois até que se tenha uma certa maturidade, nuvens de ilusões pairam sobre nossas cabeças. Acredito que o arrependimento seja uma mola que nos impulsiona a repensar nossas ações.
Beijus,

29 de maio de 2014 12:15  
Blogger O Árabe disse...

É uma bela definição de arrependimento, Luma; gostei! Boa semana.

30 de maio de 2014 09:45  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky