O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

O MUNDO DOS LIVROS


Eu vos aconselho que busqueis os livros. 

E que assim façais não por obrigação; mas como quem busca a companhia agradável de um amigo. Pois ninguém existe que encontre prazer em algo que é forçado a fazer.

E a leitura deve ser um prazer, não um fardo. Pois a cultura não é um peso que carregueis às costas; antes vos traz as asas do Conhecimento, que sustentam os vossos voos.

Acostumai-vos a ver nos livros não as letras que cobrem as suas páginas, nem as palavras que formam; mas o mundo que existe nos sentimentos e nas ideias que vos transmitem.

Buscai, sim, os livros; como buscais os vossos amigos e os vossos mestres. Porque neles muitas vezes encontrareis o reconforto que desejais e a orientação da qual necessitais.

Não vos deixeis iludir por seu silêncio ou sua imobilidade. Porque silenciosas e imóveis também vos parecem as portas e, todavia, por elas acedeis a lugares novos e acolhedores.

E assim acontece aos livros, portais por onde as vossas almas e a vossa imaginação atravessam para viagens maravilhosas e inesquecíveis, que vos tornam pessoas melhores.

No seu silêncio, os livros vos contam belas histórias e vos trazem informações variadas e completas; na sua imobilidade, vos levam a viajar em sonhos e pensamentos.

Deveis aprender a ouvir a voz dos livros. Porque, mesmo em meio ao mais absoluto silêncio, ela prescinde dos vossos ouvidos e fala diretamente ao vosso verdadeiro Eu.

Deveis aprender a ouvir a voz dos livros. E quanto antes o fizerdes, mais cedo conhecereis o mundo maravilhoso do qual só eles vos podem contar e ao qual só eles vos podem levar.

Um mundo encantado, onde existem fadas e bruxas, princesas e cavaleiros, dragões e gnomos. Onde um beijo transforma um sapo em príncipe, ou desperta uma bela donzela.

Este é o mundo dos livros. Onde encontrareis não só o aprendizado, a ciência e a religião, mas também o romance, a magia e a aventura; onde o impossível se torna possível.

Buscai o mundo dos livros. É nele que voareis por entre as estrelas e  andareis no fundo dos mares; de tudo sereis capazes neste mundo maravilhoso, que só conhece um limite. 

A vossa imaginação.

Música: 
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/carmen_cavallaro_whispering.mid

A convite da Luma (http://luzdeluma.blogspot.com.br), estamos participando do BookCrossing Blogueiro, que acontece de 8 a 16 de novembro. Basta doar um livro, escrevendo nele que, depois de lido, deverá ser novamente doado, e divulgar esta iniciativa no seu blog ou nas redes sociais. Vamos ajudar esse Brasil a ler? Maiores detalhes no blog da Luma.    

44 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Lindo post, Árabe! Ler é viajar por mundos desconhecidos, ir a lua, às nuvens... é se encantar, aprender e se emocionar; é viver a euforia do encanto literário...
Bom fim de semana! Beijos

31 de outubro de 2014 às 22:06  
Blogger Luma Rosa disse...

Oi, Árabe!
Li a postagem com um sorriso de orelha a orelha. Acredito que quem ama os livros querem que eles sejam livres, querem compartilhar o que leram, querem dividir experiência para somar convivência, querem o mundo mais justo tal qual os livros nos apresentam. É tão mágico o quanto as palavras podem provocar em nós, o quanto de transformação elas podem em nossas vidas, que fico imaginando o mundo sem livros, sem palavras, sem ideias impressas, sem emoção, sem compartilhamento do pensamento... pois sabe que, é através das palavras que melhor nos expressamos e quando elas estão impressas é como se um atestado de validação fosse assinado.
Você sabe muito bem, pois faz um excelente uso da palavra!
Obrigada pela divulgação do BookCrossing Blogueiro. Obrigada pela parceira nessa empreitada!!
Beijus,

1 de novembro de 2014 às 00:53  
Blogger chica disse...

Muito lindo,Árabe e tens razão: através deles voamos, viajamos e crescemos intelectualmente! Belo post! abraços,chica

1 de novembro de 2014 às 05:48  
Blogger cantinhovirtualdarita disse...

Hoje é dia de deixar uma frase pra vc!

Deus é capaz de trocar reinos por ti, abrir mares pra que possas atravessar e se preciso fosse daria novamente a vida por ti!
Deus só não é capaz de deixar de te amar...
Acredite!!

Padre Fábio de Melo

Bom final de semana
Bjuss com meu carinho de sempre

└──●► *Rita!!

1 de novembro de 2014 às 11:25  
Anonymous Anônimo disse...

Árabe, sempre que deixa o tempo, eu leio um pouco, atualmente estou lendo ninguém é de ninguém de Zibia Gasparetto. Lendo o seu texto, Lembrei muito de quando eu era criança, quando chegava noitinha, reunia a vizinhança, fazíamos uma roda e cada um (uma) contava uma história, muitas vezes inventadas e nós crianças ficávamos prestando atenção no desenrolar da história, kkkkk muito bom!!! Ler para minhas filhas dormirem, tornou-se uma rotina, muito as incentivei a gostarem da leitura. Amei o texto Árabe! De coração, que você tenha um ótimo final de semana! Obrigada!


Maria Luzia

1 de novembro de 2014 às 20:37  
Blogger Cidinha disse...

Olá, Amigo. Um bonito post! A arte de ler nos fáz viajar por todos os lugares e aprender sempre. Adorei!! Obrigada àrabe.... Meu carinho e um bom domingo! Parabens por divulgar.

1 de novembro de 2014 às 20:50  
Blogger Zilani Célia disse...

OI ÁRABE!
ATRAVÉS DOS LIVROS CRIAMOS ASAS E COM ELAS, NÃO HAVERÁ LIMITES PARA NOSSA IMAGINAÇÃO.
LINDO TEXTO, INCENTIVANDO-NOS A LEITURA, GRANDE ALIADA DO SABER.
ABRÇS

http://zilanicelia.blogspot.com.br/

1 de novembro de 2014 às 21:46  
Blogger Claudinha ੴ disse...

O mundo dos livros é uma paixão imensa. Agradeço a todos os que me ensinaram a amá-los. Bela postagem! Também estou participando, a convite de Luma!

2 de novembro de 2014 às 17:20  
Blogger Rô... disse...

oi meu amigo,

perfeita essa postagem,
a leitura nos transporta para outros terras e outros mundos,
dá asas enormes a nossa imaginação e nos permite tudo...
adorei!!!

beijinhos

3 de novembro de 2014 às 06:47  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Hola, Árabe!!!

como siempre nos dejas un precioso texto donde aprendemos que un buen libro es un tesoro.
Es la mejor afición que puede tener la persona, no hay como un libro que instruirnos e inspirarnos.
Gracias por darnos tanto y ta bello.
ha sido un inmenso placer.
Te dejo mi gratitud y mi estima siempre.
Un abrazo y se muy muy feliz.

ah, si puedes y me haces el favor. Pasa por prosa poetica, de J-R Viviani. Tengo allí un poema. Si eres tan amble déjame tu huella.
Gracias de antemano.

3 de novembro de 2014 às 14:30  
Blogger São disse...

Luma teve uma óptima ideia !!

Participo nela com todo gosto .

Livros são uma das minhas paixões de vida!!

Meu querido amigo, abraço apertado para ti :)

3 de novembro de 2014 às 15:24  
Blogger Sherazade disse...

A perfeição, sabemos que não existe, pelo menos, pelas mãos do homem, mas, é certo que a leitura, nos faz chegar quase perto. Através dos livro, podemos ter uma visão mais abalizada sobre o mundo, discernir o o real do ilusório e fazer viagens inimagináveis.
Belo post! Boa semana! Beijos

4 de novembro de 2014 às 00:24  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Muio bem dito, os livros são os nossos mestres!

Bjxxx

4 de novembro de 2014 às 08:13  
Blogger Vera Lúcia disse...


Olá amigo Árabe,

Somente li por obrigação na minha época de colégio, quando a leitura era imposta por valer pontos em prova. Naquela época, os livros indicados não me pareciam atraentes. Ler é 'tudibom'. Não existe companhia mais agradável e enriquecedora do que a de um bom livro. Nos livros até já encontrei conforto e força para atravessar determinados momentos da vida. Atualmente, estou sentindo falta de ler mais. Tenho vários livros na estante olhando para mim e me chamando... rs.
Acho bacana essa campanha do BookCrossing Blogueiro. Nunca a divulguei em meu blog, mas sempre participei. Já deixei alguns em lugares de maior circulação de pessoas. Certo dia, deixei um num banco do lado de fora da Drogaria Araújo e vi quando uma senhora o pegou, folheou e guardou. É uma iniciativa bem louvável. Livros devem mesmo circular, pois nada justifica ficarem empoeirando nas estantes ou servindo de decoração para elas, a não ser aqueles que desejamos reler ou que são objetos de consulta.

Lindo o texto e linda a música.

Feliz semana.

Abraço.

4 de novembro de 2014 às 10:25  
Blogger MARILENE disse...

Essa é uma bela campanha e vale a pena dela participar.
Os livros são, de fato, amigos valiosos. Fazem--nos sonhar e propiciam-nos maravilhosas viagens. Mas é preciso despertar o amor por eles, para que as crianças compreendam seus benefícios. Abraço.

4 de novembro de 2014 às 12:48  
Blogger Vanuza Pantaleão disse...

Querido amigo, posso dar aqui, se me permitir, um depoimento pessoal. A descoberta dos livros e da leitura salvaram a minha vida, pois eu era uma criança muito doente e só vivia internada nos hospitais. Meus pais até hesitavam em me matricular na escola por acharem perda de tempo. Mas quando abri um livro pela primeira vez e comecei a lê-lo, senti um brilho, uma luz interior muito forte. Os livros e os mestres que me iniciaram nas leituras, sempre me trazem fortes emoções.
Parabenizo a você e a Luma por essa iluminada iniciativa.
Abraço carinhoso!

4 de novembro de 2014 às 13:28  
Blogger Silenciosamente ouvindo... disse...

Se eu vivesse no Brasil doava
de certeza!!! Aliás os meus livros
quando eu morrer vão todos para
a Biblioteca da terra onde nasci.
Desde muito nova que gostei de
ler, quando as minhas amigas
queriam ir para os bailes eu ficava em casa a ler. E ainda
hoje não consigo adormecer sem
ler um pouco.
Desejo que esteja bem.
Bj.
Irene Alves

4 de novembro de 2014 às 13:57  
Blogger Ailime disse...

Olá meu amigo e bom Árabe, hoje um tema que me é muito querido!
Em criança comecei a ler através de Bibliotecas itinerantes de uma Fundação muito prestigiada em Portugal, a Gulbenkian, que muito tem contribuído para o desenvolvimento da cultura e ciência em Portugal!
Foi meu avô materno que em meteu esse bichinho que transmiti aos meus filhos!
Hoje não leio tanto e saltito de livro em livro, mas reconheço que é através da leitura que abrimos novos horizontes, enriquecendo o nosso espírito!
Por este motivo gosto de o ler!
Beijinhos e continuação de uma excelente semana e muito obrigada pelos excelentes momentos de leitura que me tem proporcionado!
Ailime

4 de novembro de 2014 às 17:55  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

eu não sei se sou eu que procuro os livros se são eles que me encontram.
sempre gostei muito de ler e tenho alguns.
deixo um abraço
:)

5 de novembro de 2014 às 06:22  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Olhos de Mel! Ler é realizar viagens incríveis, nas asas da nossa imaginação. Bom resto de semana.

5 de novembro de 2014 às 12:57  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado a você, Luma, pelo honroso convite; pela oportunidade de participar dessa bela iniciativa! Bom resto de semana.

5 de novembro de 2014 às 12:58  
Blogger O Árabe disse...

Crescemos, Chica... e quanto aprendemos! :) Bom resto de semana, amiga.

5 de novembro de 2014 às 12:59  
Blogger O Árabe disse...

Deus tudo pode, sim, Rita; e a leitura nos ajuda a chegar mais perto Dele! Bom resto de semana.

5 de novembro de 2014 às 13:00  
Blogger O Árabe disse...

Esse é o melhor dos passatempos, Maria Luzia; e a Zíbia é ótima! Uma das coisas de que mais orgulho, é ter incentivado em meus filhos o hábito da leitura; um deles, hoje, é jornalista. :) Bom resto de semana, minha amiga; obrigado.

5 de novembro de 2014 às 13:02  
Blogger O Árabe disse...

Faz, Cidinha. Quantas e quão lindas viagens tenho assim realizado! Obrigado, amiga; boa semana.

5 de novembro de 2014 às 13:03  
Blogger O Árabe disse...

Sabe, Zilani? Eu nunca havia pensado assim, mas é a pura verdade: a leitura nos dá asas! Obrigado, bom resto de semana.

5 de novembro de 2014 às 13:04  
Blogger O Árabe disse...

Conferi a sua participação, Claudinha; e está ótima! Mas isto não me surpreende, acredite! :) Obrigado, bom resto de semana.

5 de novembro de 2014 às 13:06  
Blogger O Árabe disse...

Muito bem dito, Rô: nos permite tudo! Obrigado, amiga; bom resto de semana.

5 de novembro de 2014 às 13:06  
Blogger O Árabe disse...

Adoraria, sim, Marina, passar por lá e desfrutar de outro dos teus belos poemas. Mande-me o endereço do site, sim? Obrigado, amiga, e bom resto de semana.

5 de novembro de 2014 às 13:08  
Blogger O Árabe disse...

Muito boa a ideia, sim, são; e mais valorizada ainda, com certeza, por tua participação! Meu abraço, querida amiga; bom resto de semana.

5 de novembro de 2014 às 13:09  
Blogger O Árabe disse...

Assim é, Sherazade: a perfeição não existe, mas algumas coisas chegam perto; e a leitura, sem dúvida, é uma delas. Até porque nos permite imaginar um mundo perfeito. Bom resto de semana!

5 de novembro de 2014 às 13:11  
Blogger O Árabe disse...

São, Isy... e muito nos ensinam! Bom resto de semana, amiga.

5 de novembro de 2014 às 13:18  
Blogger O Árabe disse...

Lembro-me desse tempo, Vera; o curioso é que a maioria dos livros que os professores mandavam ler, eu não precisava: já tinha lido. :) Minha iniciação à leitura ocorreu através dos livros de Monteiro Lobato, um dos gênios mais injustiçados deste País. Concordo inteiramente com a sua opinião sobre os livros e sobre a música; e acho que você vai amar a do próximo post. Obrigado, bom resto de semana!

5 de novembro de 2014 às 13:22  
Blogger O Árabe disse...

Bem dito, Marilene: é preciso despertar nas crianças o amor pelos livros. Ainda bem que consegui isso com meus filhos! :) Bom resto de semana.

5 de novembro de 2014 às 13:25  
Blogger O Árabe disse...

Eu e a Luma contamos com a sua participação, Vanuza; e agradecemos o seu depoimento. É realmente muito grande a importância que os livros podem ter em nossa vida! Obrigado, amiga; bom resto de semana.

5 de novembro de 2014 às 13:27  
Blogger O Árabe disse...

Eu também, Irene: ainda hoje, ler é a melhor forma que conheço de relaxar antes de adormecer. Obrigado, amiga; bom resto de semana, fica bem!

5 de novembro de 2014 às 13:28  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado a você, Ailime pela gentileza e amizade constantes. E é realmente inestimável a contribuição que essas bibliotecas itinerantes dão à cultura, ao redor do mundo! Bom resto de semana, minha amiga.

5 de novembro de 2014 às 13:30  
Blogger O Árabe disse...

Na prática, Piedade, nem faz muita diferença; não é? O importante é que é sempre um feliz encontro! Obrigado, amiga; bom resto de semana.

5 de novembro de 2014 às 13:31  
Blogger Fá menor disse...

Os livros, sim, esses belos companheiros e amigos. Não os dispenso!
Abraços.

6 de novembro de 2014 às 07:52  
Blogger O Árabe disse...

Não podemos dispensá-los, Fa... não podemos!!! :) Bom fim de semana, amiga.

7 de novembro de 2014 às 09:28  
Blogger Mariazita disse...

Boa noite, Árabe
Lembro-me de ser muito pequena, criança, e ouvir dizer:
Um livro é um bom amigo.
Talvez isso me tenha influenciado de algum modo, pois sou uma leitora compulsiva, incapaz de adormecer sem antes ler nem que seja só um capítulo do que livro que andar a ler.
Gostei particularmente desta postagem... é óbvio -:)))

Bom fim de semana
Beijinhos
Mariazita

7 de novembro de 2014 às 15:35  
Blogger O Árabe disse...

Influenciou, sim, Mariazita. Positivamente, é óbvio! :) Bom saber que você gostou do texto, amiga; boa semana.

10 de novembro de 2014 às 12:06  
Blogger MARILENE disse...

Livros são fundamentais, desde cedo, para alimentar o amor à leitura. Através deles, voamos, crescemos, adquirimos conhecimento. Uma grande fonte de prazer. Abraço.

11 de novembro de 2014 às 14:51  
Blogger O Árabe disse...

Bela descrição, Marilene: uma grande fonte de conhecimentos! Bom resto de semana, amiga.

12 de novembro de 2014 às 11:28  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky