O CAMINHO, A JORNADA E A VIDA
É convosco que necessitais, antes de tudo, conviver.
Preocupai-vos sobretudo, portanto, com os vossos próprios pensamentos e conceitos. Porque aquele que se guia pelas opiniões de outrem, não saberá escolher a própria estrada.
Atentai para a voz do Universo, que vos fala ao verdadeiro Eu. Que seja o coração a enfunar as vossas velas, e a razão o leme que ao porto seguro orienta o vosso rumo.
Porque ninguém existe, que a si mesmo possa fugir por todo o tempo. Dia virá, em que contas vos serão pedidas do uso que destes ao vosso tempo; e, neste dia, cada um de vós será o seu próprio juiz.
Estai, pois, em paz com a vossa consciência. E sabei que só o podereis fazer, se certos estiverdes de que a cada dia buscastes o melhor; não apenas para vós, mas para todos que vos cercam.
Envolvei-vos no manto da gentileza, mas arrancai de vossa face a máscara da hipocrisia. Porque não ofende a verdade, enunciada no suave tom da compreensão, mas é traiçoeira a mentira que na bajulação se oculta.
Entregai-vos aos vossos amores, pois é o Amor que vos liga ao Infinito. Lembrai-vos, entretanto, que nele devem estar as asas que ao céu vos conduzem, e não os grilhões que ao sofrimento vos acorrentam.
Porque eu vos digo que o Amor apenas vos trará o sorriso. É na frustração, no orgulho, na saudade e na insegurança, que encontrareis os motivos para as lágrimas que ao amor tantas vezes erradamente atribuís.
Cuidai dos vossos corpos. Como o fazeis às vossas vestes, às vossas casas e a todos os bens que neste mundo vos pertencem. Lembrai-vos, entretanto, de que não é sábio aquele que protege as suas posses e de si mesmo descuida.
Cuidai, portanto, do vosso Ser. É na eterna Fonte do Universo que se dessedenta o vosso verdadeiro Eu; e são os vossos sentimentos que o alimentam, na jornada diária para o Conhecimento.
Afastai de vós o orgulho desmedido e o insensato egoísmo. Porque aquele que mais alto se tenha colocado, precisará descer para encontrar os seus irmãos. Ou a solidão será o seu destino.
Conservai, entretanto, a vossa auto-estima. Porque o homem que de si mesmo não cuida, de ninguém poderá cuidar; e aquele que não se ama, a ninguém será capaz de amar.
Pois ninguém é capaz de dar senão aquilo que lhe sobra. E não é o amor que vos leva a depender de outrem, mas as vossas próprias carências; o amor a si mesmo se basta e sobrevive desde o início dos tempos.
Pela eternidade, se estende a estrada; e muitos serão aqueles que em vossa jornada encontrareis. Entretanto, é com os seus próprios pés que cada homem necessita percorrer o seu caminho.
Embora todos eles nos levem ao Coração do Universo.
Atravesso uma dura fase da jornada, que não me tem deixado visitar os amigos, nem responder aos comentários. Minhas desculpas; espero poder retornar em breve. Sinto falta de vocês.