A BALADA DA GENTILEZA
Fazei da gentileza o vosso cuidado maior.
Não apenas para com aqueles que são caros aos vossos corações; ofertai-a a todos que se acercarem de vós. Como a flor, que lança ao ar o seu aroma, e assim perfuma o jardim.
Vigiai as vossas palavras e as vossas expressões. Porque a ofensa de hoje vos pode custar o relacionamento de muitos anos, ou a bela amizade que poderíeis conquistar amanhã.
As palavras duras são como pedras, que sobre os outros atirais. E deixai-me dizer-vos que ninguém acolhe de braços abertos aquele que o ofende, mas todos acariciam a mão que os afaga.
Buscai conhecer a cada um de vossos irmãos. É entendendo as suas razões que compreendereis as suas atitudes, e vos tornareis capazes de perdoar sinceramente em vossos corações.
E aprendei que, enquanto o desejo de vingança é o fogo impiedoso que por dentro vos devora, o perdão sincero é a água benfazeja, que lava as ofensas recebidas, purificando os vossos corações.
Cultivai a gentileza em vós. Porque a verdade é que os espinhos são atirados ao lixo, enquanto as rosas enfeitam os sonhos dos enamorados e as casas onde o amor faz a sua morada.
Eis que o cavalo e o cão não escoiceiam e nem mordem, sem que antes sejam provocados. E, entretanto, muitas vezes sem motivo o homem agride os seus próprios irmãos.
E vos queixais da violência, esquecidos de que vosso é o poder de erradicá-la do mundo. Porque jamais será recebido com balas aquele que leva flores, nem receberá um pé o homem que estende a mão.
Cultivai a gentileza em vós, e outro se tornará o mundo. Cairão os muros e as cercas, as fronteiras entre os países e as barreiras entre os homens; as igrejas ganharão as ruas, e a verdadeira religião estará em vossos corações.
Porque a gentileza é o princípio do amor. E esta é a maior lição a ser aprendida, em vossas jornadas pela terra: o amor foi a vossa partida, e o seu aprendizado será a vossa chegada.
Na gentileza, se encontra o caminho para a paz. E para que o ódio, a fome e a tristeza não mais encontrem espaço entre vós. Porque ser gentil é amparar, e dividir é o caminho da fraternidade.
Cultivai a gentileza, e cultivareis o Amor. Não o amor entre a mulher e o homem, nem entre os pais e os filhos, nem mesmo o amor entre os amigos e os irmãos; mas o Amor que fez nascer tudo aquilo que conheceis, e torna eterna a vida.