CRIANÇAS E MARIONETES
Eu vos tenho visto a reclamar da vida.
Como se marionetes fôsseis e apenas pudésseis seguir o curso que vos dita o destino; como se não tomásseis as vossas próprias decisões e por elas não vos devêsseis responsabilizar.
Verdade é que os ventos da sorte vos podem, às vezes, conduzir; é igualmente verdade, entretanto, que a cada homem cabe escolher o seu próprio rumo.
Porque o aprendizado é a finalidade de cada jornada sobre a Terra; apenas o Conhecimento vos conduzirá ao Coração do Universo, a verdadeira morada do vosso verdadeiro Eu.
É, portanto, a crianças que mais vos assemelhais. E não é a vida que vos maltrata; nem é através do castigo que o Universo vos ensina. Sois os artífices das vossas próprias dores; como, aliás, o sois das vossas alegrias.
Certo é que nem sempre vos é dado escolher entre os risos e as lágrimas. Da vossa atitude, todavia, dependerá a importância que cada um deles terá em vosso caminho. Pois àquele que fecha os olhos, a luz não se oferece.
Observai a criança que chora: tão logo surge um novo brinquedo, em sorriso as lágrimas se tornam. E, embora as lágrimas e os sorrisos, façam parte do seu mundo, é pela alegria a sua opção.
Em sua ingenuidade, a criança é profundamente sábia. E o seu saber não vem dos livros, nem mesmo da experiência do mundo; é na inocência de sua alma, que a voz do Infinito lhe indica o caminho a seguir.
Jamais deveríeis perder a vossa inocência. Porque é dela que se nutrem as vossas esperanças de um futuro melhor; é nela que residem os vossos sonhos e a parte mais sagrada de vós.
E, entretanto, a sacrificais em vossa adoração ao mundo. A imolais aos vossos desejos e à beira do caminho abandonais o seu cadáver insepulto, aceitando em troca o medo e as desilusões.
E é assim que vos tornais marionetes. Não de um Universo vingativo, nem de um destino cruel, a quem diverte o vosso sofrimento. São as vossas próprias vontades os cordéis que vos conduzem e tanto lamentais.
Conservai a vossa inocência. Porque, enquanto fordes capazes de acreditar e buscar o melhor das pessoas e da vida, sereis capazes de mudar o vosso futuro e o vosso próprio mundo.
Conservai a criança em vós. Porque assim a alegria vencerá a tristeza; e as cores da inocência tornarão mais belo o vosso caminho e as asas da esperança farão mais fácil a vossa jornada.
E não vos tornareis marionetes dos vossos desejos.
Texto sugerido pela bela foto do site 1.000 Imagens.