MANDAMENTOS DO CAMINHO
E o sucesso virá em consequência. Como a onda se segue ao vento, a semente germina quando plantada em solo fértil e a boa palavra lança raízes no coração generoso.
Confiai na vossa Fé.
E jamais conhecereis a desesperança. A cada sonho que se vai, outro haverá de brotar na alma que acredita; como na planta se sucedem as flores, durante toda a primavera.
Acreditai em vós mesmos.
E o desânimo não vos visitará; trabalho algum vos parecerá impossível, e tudo sereis capazes de realizar. Porque o homem chegará aonde a imaginação o conduza.
Vivei os vossos amores.
E não temereis a solidão. Porque para aquele que ama não existe o medo, nem a ausência do ser amado, que em seu coração permanece mesmo quando os separa a distância.
Praticai a caridade.
E a ninguém faltará o pão, nem o abrigo. Porque o bom exemplo se espalha e a generosidade frutifica; quando aprenderes a dividir, entre vós a solidariedade se multiplicará.
Espalhai o vosso conhecimento.
Porque aquele que bem alto carrega a sua lâmpada não ilumina apenas o próprio caminho, mas o de todos que o cercam. E quando o lume lhe faltar, alguém por sua vez o iluminará.
Vigiai as vossas palavras.
Pois se é nas suas asas que viaja o entendimento, nelas também se podem ocultar a ofensa e a discórdia. E o fogo, que prepara a terra para o plantio, também a pode calcinar.
Respeitai os vossos irmãos.
Pois ninguém semeia humilhações, se respeito pretende colher. E a queda é tão mais dolorosa, quanto mais alto acredite o homem se haver elevado acima dos seus semelhantes.
Buscai, sempre, a Voz do Universo.
Que se faz ouvir em vosso verdadeiro Eu.