O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 11 de julho de 2025

O HOMEM E A ETERNIDADE

´

Por que procedeis como se fôsseis eternos?

Comportai-vos como se a Terra fosse tudo que existe e estivésseis destinados a caminhar sobre ela, com as mesmas vestes de agora, por todo o sempre. Não percebeis o peso do vosso engano?

No fundo, sabeis que assim não acontecerá. Recordais os entes queridos que já se foram e não podeis ignorar que, um dia, igualmente vos ireis. Até acalentais a esperança de que os podereis rever.

Contudo, temeis demasiadamente o que chamais de morte, para que possais admitir esta verdade. E optais por fechar os vossos olhos, vivendo cada dia como se nele estivésseis plantando o futuro.

Como se não tivésseis que vos ir, um dia; e necessitásseis armazenar, para a Eternidade que virá, sempre um dia atrás do outro, enquanto continuais a mover-vos por tudo o que conheceis.

Deixai-me dizer-vos que assim realmente é: necessitais armazenar para a Eternidade; porém não o deveis fazer para os vossos corpos, ou para as vossas vaidades, mas para as vossas almas.

Porque é nelas que reside a vossa Eternidade. Os vossos corpos descerão à terra e existirão apenas como parte dela, assim como as flores que caem e se tornam adubos para as novas que vêm.  

São os vossos espíritos que haverão de passear nos Jardins do Amanhã; e eles, por certo, não terão a mesma aparência, nem as mesmas ideias e a mesma visão de hoje; tudo evolui, no Universo.

Os dias continuarão a vir, um atrás do outro, mesmo depois que passardes. Contudo, não serão os vossos olhos que os verão; nem os vossos corpos que sentirão a sua passagem e seus efeitos.

O que hoje sois, já se terá então diluído com a passagem do tempo. O que hoje são vossos nomes, tornar-se-ão apenas lembranças entre os homens; boas ou ruins, conforme tenhais sido entre eles.

Outra será a vossa realidade, ainda que vos aguarde o nada. Outros serão os vossos pensamentos e os vossos desejos, se acaso os tiverdes. Ninguém que esteja neste mundo pode presumir o depois.

E, se assim é, o que podereis fazer de melhor senão viver plenamente cada dia? Qual a herança maior que podereis deixar, senão a lição de que a melhor coisa que se faz é simplesmente tentar ser feliz?

Perdi a conta, confesso, das vezes em que isto vos tenho repetido. E, entretanto, continuarei a fazê-lo; até entenderdes que, em cada jornada, a vossa maior fortuna é o tempo que tendes para realizá-la.

E não deveis gastá-la, senão em serdes felizes. Porque a felicidade não é apenas o melhor que tendes, hoje; será, também, o melhor que podereis ter amanhã, enquanto a vossa alma prossegue.

Porque a caminhada vos leva ao Coração do Universo.

Vídeo

sexta-feira, 4 de julho de 2025

SEDE JUSTOS

 


Não espereis que as pessoas sejam justas.

Pois, se assim pensardes, várias serão as vossas decepções. Muitos, neste mundo, não defendem senão os seus próprios interesses e os daqueles que lhe são próximos; não atentam à justiça.

É assim que são os vossos políticos e os vossos juízes; aqueles que fazem as vossas leis e os primeiros que deveriam espalhar a justiça, mas não se envergonham de mostrar-se injustos.

Há tempos, alguém que conhecia profundamente os homens decidiu que aos seus amigos caberiam os favores da lei; aos inimigos e desconhecidos, seriam reservados unicamente os rigores da lei.

Ainda hoje, é assim que utilizais as vossas leis; alguns dentre vós as criam, mas esses são os mesmos que acima delas se julgam. É como se as criassem apenas pelo prazer de as poder ignorar.

Lembrai-vos, entretanto, de que, se são falhas as leis dos homens e aqueles que dizem administrar a sua aplicação, é diferente com as leis do Coração do Universo, que estão na vossa essência.  

E isto acontece porque a Terra não é o vosso destino final, mas apenas uma etapa da jornada. Eu vos tenho dito que aqui não viestes para serdes felizes, mas para aumentardes o aprendizado.

Acostumai-vos à ideia de que sois todos imperfeitos; e, por isto, são imperfeitos aqueles que vos cercam. Nada espereis de diferente; apenas cultivai em vós o hábito de enxergar cada pessoa como é.

Porque nada mais podeis fazer. Os homens e o mundo não obedecem às vossas vontades; apenas são como são. Só vos cabe aceitar ou não cada um do jeito que é, e buscar ou não a sua companhia.

O homem que muito espera, é o que mais se desaponta. Sensato é o que sonha, mas está sempre pronto para o despertar; o que acredita nas pessoas, mas delas não espera senão o que lhe podem dar.

Não espereis que as pessoas sejam justas convosco. Assim, não só sereis poupados das decepções; além disso, de cada vez em que alguém o for, tereis uma agradável surpresa e uma grande alegria.

Todavia deveis procurar, por vossa parte, ser sempre justos. Porque é preciso tratar os outros como queremos ser tratados; e o que importa não é como nos julgam, mas o que pensamos de nós mesmos.

Conhecemos os nossos pensamentos, as nossas ideias e as nossas emoções; e o homem precisa falar a verdade e estar bem consigo, para sentir-se digno; para viver sem medos, com tranquilidade e paz.

Sede justos para com os outros, e estareis contribuindo para espalhar a Justiça no mundo. Lembrai-vos de que ninguém pode mudar o mundo, mas cada homem pode mudar a si mesmo, em cada dia.

E é assim que começam as mudanças.

Vídeo

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky