O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

CANÇÃO DO AMOR PERFEITO



Buscais, acaso, o amor perfeito?
Desiludi-vos, então; porque não é neste mundo que o encontrareis. Como não conhecereis a alegria do reencontro sem a saudade e a dádiva da Vida sem a certeza da morte.
Pois ninguém que seja perfeito caminha sobre a Terra. E a árvore imperfeita não pode gerar frutos perfeitos; da ignorância não brota o conhecimento e da tristeza não vem o sorriso.
Amai, como o sabeis; com os vossos defeitos e as vossas imperfeições. Tende presente, porém, que, se não podeis oferecer o amor perfeito, tampouco o podeis reclamar.
Sábio é o homem que não espera de alguém mais do que a ele se dispõe a ofertar. Menos dolorosas serão as decepções, se menos ambiciosas forem as esperanças.
Amai com o vosso egoísmo, as vossas carências e a vossa insegurança; outra maneira não conheceis de amar. Mas lembrai-vos que só desta forma também vos poderão amar.
Amai, apesar de vossas limitações. Ainda que não atenda a todos os vossos desejos, ainda que não vos traga apenas sorrisos, o amor é a mais doce das vossas emoções.
O amor é o maior dos vossos sonhos e a mais forte das vossas asas. É a ponte que vos conduz à felicidade; o manancial do Universo, onde se dessedenta a vossa alma.
É ele que vos faz viver a eternidade nos segundos de um beijo, descobrir o encanto das estrelas no brilho de um olhar e encontrar a alegria no sorriso da pessoa amada.
É graças a ele que uma carícia passageira vos traz uma avalanche de sensações; que o mundo se transforma e o tempo desaparece em um oceano de desejo e ternura.
É através dele, que a vida se perpetua. Que as crianças alegram os vossos dias, prolongam os vossos sonhos, fazem feliz a vossa velhice. É ele que dá sentido a cada jornada.
Feliz daquele que encontra o Amor. Porque lhe pertencerão o céu e a terra; a voz dos anjos ecoará em seus ouvidos e lhe sorrirá a felicidade, ainda que por apenas um segundo.  
Amai, portanto. Recordai que o amor é como a rosa, que apesar dos seus espinhos é a rainha das flores; o seu perfume e a sua beleza encantam os vossos corações.
Amai sem medo e sem reservas. Pois, embora em vosso mundo não exista o Amor perfeito, para ele necessitais preparar os vossos corações; porque decerto um dia o encontrareis.
No coração do Universo.    

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A CANCÁO DA DESPEDIDA



Dia virá em que não mais andarei entre vós.
Pois o mundo, o tempo e a Vida não detêm a sua marcha. E, como o fizeram meu pai e o pai de meu pai, abandonarei as vestes que me servem durante esta jornada.
Quando assim acontecer, que não vos entristeça a minha ausência; porque aquele que pranteia o ser amado transforma em mágoa a recordação que deveria trazer felicidade.
Pobre é o homem que lamenta o cajado abandonado a um canto, quando as asas da liberdade substituem os passos trôpegos da velhice e o levam a descobrir um novo mundo.
Não me deveis ver como o corpo que se desfaz sob a terra; mas como a ave que cruza o infinito do céu, após o merecido descanso da noite, rumo a um novo amanhecer.
Sabei que cada um de vós ocupou um espaço muito próprio em meu coração. E nada vos afastará da minha alma, enquanto a Vida existir em mim.
E sabei que fostes a razão da minha vinda e a causa das minhas palavras; obrigado por terdes permitido que juntos aprendêssemos e por tudo que me ensinastes. 
Conservai-me em vossas lembranças. Porque, enquanto o fizerdes, eu estarei nos raios de sol que vos acariciam o rosto em cada dia e na lua que ilumina as vossas noites.
E estarei em cada música que juntos ouvimos, em cada palavra que trocamos; nos sonhos e desenganos, nos risos e nas lágrimas que entre nós repartimos.
Conservai-me em vossas lembranças. Porque assim me encontrareis em vós, todos os dias. E eu não serei a tristeza que vos martiriza, mas o carinho que vos faz sorrir.
Pois o rio, ainda que parem de correr as suas águas, sobrevive nas plantas que um dia ajudou a brotar; e a flor já ressequida permanece viva na memória de quem a recebeu.
Conservai-me em vossas lembranças. E me encontrareis em uma canção que ouvirdes, em alguém que encontrardes e até  na paz do silêncio; porque estarei em vosso coração.  
E tereis a minha companhia, quando vos buscar a solidão. Pois, esteja eu aonde estiver, convosco estarão os meus pensamentos e todas as forças da minha alma imortal.
Dia virá em que não mais andarei entre vós.
E, entretanto, ninguém vos poderá afastar do meu verdadeiro Eu. 



Na terça-feira passada, uma parada cardíaca quase encerra esta minha jornada.
Daí a necessidade de dizer o que sois para mim. 


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A BALADA DA ESPERANÇA


Furtai-vos à desesperança.

Porque ela não é a solução dos vossos problemas; mas a venda que, ao cobrir os vossos olhos e nublar a vossa mente, vos impede de encontrar o caminho para resolvê-los.

E o desânimo nada vos acrescenta; é apenas a ponte para a autopiedade, que vos roubará a perspectiva correta da situação e novos erros vos induzirá a cometer.

Deveis, sempre, acreditar em vós e na proteção do Universo. O navegante que chega ao porto é aquele que não abandona os controles do barco, enquanto ruge a tempestade.

Como o vitorioso não é o homem que abandona a luta, mas o que nela prossegue, por mais forte que se mostre o inimigo e ainda que inevitável pareça a derrota.

Em verdade, são os sonhos que vos levam adiante. E é a esperança que vos sustenta durante a caminhada e vos reconforta quando vos magoam os pés as pedras do caminho.

Já vos disseram que querer é poder. E eu, entretanto, vos digo que a força maior não está no querer, mas em acreditar. Por que ninguém vai senão aonde o levam os seus passos.

Como a duração do voo depende da força das asas do pássaro e a semente pequenina gera a árvore majestosa, ainda que perdida sob a terra  vos possa parecer.

Recordai que a vista deslumbrante não se oferece ao alpinista que desiste na primeira base, mas àquele que persiste na escalada até alcançar o topo da inóspita montanha.

Este haverá de sentir-se vencedor. Embora possam sangrar as suas mãos e cansado esteja o seu corpo, a sua alma ouvirá a doce canção da vitória, por ter realizado o seu sonho.

Acreditai, portanto. Porque novos caminhos não são abertos senão por aqueles que sonham, perseguem com determinação os seus sonhos e acreditam em si mesmos.

Acreditai, portanto. Porque esta pode ser a diferença entre a vitória e a derrota, a realização e a frustração, a felicidade de ser e a amargura de uma vida vazia.

Acreditai, portanto. Porque aquele que não acredita em si mesmo e nos seus próprios sonhos, em ninguém haverá de acreditar. E nada lhe restará além da solidão.

Acreditai. E tudo poderá realizar o vosso verdadeiro Eu.   

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

DE PAIS E FILHOS



Não pertence a rosa ao galho onde brotou.

Mas ao olfato que aprecia o seu perfume, aos olhos que descobrem a sua beleza e à mão que acaricia a maciez das suas pétalas. Pertence ao jardineiro que um dia a colherá.

E entretanto, enquanto no galho permanece, dele recebe a seiva que a alimenta, o vínculo que a sustenta e os espinhos que a protegem das agressões do mundo ao seu redor.

Não pertence o peixe ao rio onde nasceu, ou a árvore à semente que um dia a conteve. Como o beijo não pertence aos lábios, nem o amor ao coração de quem ama.

Assim, também, não pertencem os filhos aos seus pais. Porque cada pessoa é um universo em si mesma, com seus dias e suas noites, com seus desejos e suas vontades.

Difícil vos é aceitardes esta verdade. Porque o ser humano, que necessita da liberdade como do ar que respira, tende a considerar como sua propriedade aqueles que ama.

E nenhum amor existe neste mundo como o amor dos pais por seus filhos, pois nele estão contidos o altruísmo e o egoísmo, a preocupação e o orgulho, a exigência e o perdão.

Para o filho, o pai é o hoje e o ontem. Para o pai, todavia, o filho é o ontem, o hoje e o amanhã; um tem apenas o amor da lembrança, o outro abriga também o amor da esperança.

Deveis atentar aos vossos pais. Porque o tempo não detém a sua marcha e um dia os levará em suas asas para a Mansão do Universo, onde não mais os podereis abraçar.

E, embora continuem eles a olhar por vós, decerto a saudade existirá nos vossos corações. Mas menos dolorosa vos será, se bem tiverdes desfrutado da sua companhia.

Amai os vossos pais. E, se por algo lhes fordes gratos, que não seja por vos haverem trazido ao mundo, nem pela proteção que vos deram, nem pelo que vos tenham ensinado.

Mas pelo Amor que os levou a fazer tudo isto; a velar as vossas noites, ajeitar as vossas cobertas, vigiar os vossos passos, sofrer com as vossas dores e festejar as vossas alegrias.

Lembrai-vos de vosso pai todos os dias, pois o Amor existe em todas as horas. E não vos entristeçais ainda que não o possais ver, pois ele estará sempre presente.

Em vosso verdadeiro Eu.

FELIZ DIA DOS PAIS!  

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

VOCÊ EM MIM



Você está em mim.

Como o raio de sol na manhã dourada que nasce, o perfume na flor e a harmonia na canção. Como a espuma alva que se mescla à onda em busca da praia distante.

Como a primeira estrela que brilha no céu noturno, a Vida que pulsa na semente que brota, o encantamento que permeia a poesia e a fé que dá sentido à oração.

Como a saudade nas boas lembranças do passado e a incerteza no aguardo do futuro. Como a inocência na esperança da criança e a sabedoria na resignação do adulto.

Como a atração do abismo e a segurança da ponte que o atravessa; como a inquietude de uma noite insone e o alívio de ver chegar o novo dia que ilumina o mundo.  

Você corre em minhas veias com o sangue que me traz a vida e vive em minha mente como se todos os meus pensamentos lhe pertencessem e nada existisse além de nós dois.

Você não me trouxe a placidez de um lago, mas as águas agitadas do rio que corre e canta entre as margens que o limitam; não me trouxe a paz, mas a doce ansiedade de amar.

Você não está apenas no meu sorriso; está também nas lágrimas que muitas vezes não chegam aos meus olhos mas purificam a minha alma e sublimam as minhas emoções.

Você é o meu sonho maior e a realidade mais presente em minha vida. Porque viajo em seus olhos, me perco no seu corpo e me encontro no carinho dos seus braços.

Você é a minha saudade e a alegria do retorno; a causa das minhas palavras e dos meus silêncios, a ânsia do desejo e a plenitude do prazer. É o mistério que não quero desvendar.

Você está no meu corpo e na minha alma, na minha realização e nas minhas frustrações; em cada poro da minha pele, em cada batida do meu coração, em todo o meu universo.

Você é o profano e o sagrado, a ternura de um olhar enamorado e a excitação de um abraço lascivo. É a minha calma e o meu desassossego, meu porto e meu oceano.

É o amor em mim. 

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky