AS VOSSAS CULPAS
Afastai de vós o jugo das culpas.
Porque,
como o medo é o mais profundo dos abismos a impedir os vossos passos, a culpa é
a mais pesada de todas as cargas que podeis lançar sobre os vossos ombros.E o seu peso impiedoso é o maior obstáculo aos voos da vossa alma. Pois apenas quando estais em paz convosco, consegue o vosso coração ouvir a voz do verdadeiro Eu.
Esta é a voz através da qual vos fala o Coração do Universo. É ela que canta a canção da Vida; que vos faz sonhar com a Felicidade e vos traz as palavras do Conhecimento.
Aprendei, portanto, a lidar com o vosso arrependimento. Pois ele é como o sol, que na dose certa aquece e faz brotar a planta, mas em excesso calcina o solo e elimina a vida.
Porque a culpa vos faz reviver o que passou. E como alguém pode viver o presente e caminhar para o futuro, se a sua alma permanece presa às lembranças do passado?
Não podeis mudar o que fizestes. E não é sensato o jardineiro que passa os seus dias a chorar pela rosa que feneceu; o sábio cuida de plantar uma nova roseira, para vê-la florir.
Deveis,
sim, aproveitar as experiências do passado; e aprender com vossos erros, para
que não volteis a repetí-los. Mas é no futuro que necessitais manter os vossos
olhos.
Pois o
arrependimento não é senão a ferramenta do aprendizado; como a saudade é a
ferramenta do amor. E apenas de vós depende o uso que fazeis de cada
ferramenta.Abandonai as vossas culpas, como o viajante arreia à beira do caminho a mochila cheia de pedras, que dificultava a sua marcha. E vereis que mais rápidos serão os vossos passos.
De nada vos serve carregar as angústias antigas, que o tempo varreu de vossos caminhos. Agradecei, sim, ao Coração do Universo, que vos oferece a chance de fazer diferente.
Pois não deveis ver o passado como um muro, que vos isole da felicidade. E sim como um farol, cuja luz ilumina o vosso caminho, para que não venhais a repetir os mesmos erros.
Não podeis
evitar os erros, durante a jornada, como a criança não evita as quedas,
enquanto aprende a andar; sede como ela, que esquece a dor e ensaia um novo
passo.
Porque
esta é a essência da Vida, que não conhece culpas, apenas oportunidades. O
que vos cabe é seguir em frente, abandonando tudo aquilo que possa atrasar a
vossa marcha.
Rumo ao
Coração do Universo.
Música: