O CAMINHO E O NOVO ANO
Aguardais o novo ano, como a criança anseia para abrir o belo presente.
Um novo começo se delineia em vosso horizonte. A jornada prossegue; novos dias se seguirão a novas noites, e as flores voltarão a cair, para que surjam novos botões.
Muitas outras vezes havereis de chorar e de sorrir, enquanto transcorrer o novo ano. Amores poderão desaparecer e outros surgirão em vossos caminhos.
Novas esquinas precisareis dobrar, em vossa jornada. E os erros e os acertos das vossas escolhas vos acompanharão, durante algum tempo, como fantasmas do passado.
O ano que surge é para vós o futuro, e faz renascer as vossas esperanças; o ano que se vai começa a distanciar-se no passado, e em breve não existirá senão em vossas lembranças.
Mais uma vez, me encanta a vossa capacidade de acreditar. E mais uma vez me espanta a vossa facilidade de esquecer. E de ambas necessitais, para prosseguirdes em vossa jornada.
Porque não acreditaríeis nos sonhos do futuro, se não esquecêsseis as desilusões do passado. E é a esperança de uma vida melhor, que vos faz seguir em frente.
Recordai, entretanto, que é vossa a escolha. E, embora a ninguém seja dado um caminho sem obstáculos, é de cada um de vós que dependerá a sua própria jornada.
Escolhei a sinceridade, ou lamentareis as mentiras; professai a tolerância, e encontrareis a paz; abandonai os preconceitos, e conhecereis a fraternidade e a companhia.
Buscai o amor, e não temereis a solidão; sede generosos, e não vos afrontará a miséria alheia; aprendei a perdoar, e vos será poupada a tortura do ressentimento.
Vencei os vossos medos, e descobrireis a liberdade; aprendei a entender a Vida, e não vos assustará a morte; encontrai a fé em vossa alma, e não temereis o desconhecido.
Vivei cada minuto, como se fosse o vosso último; porque não sabeis qual deles o será. É assim que mais intensamente desfrutareis da felicidade, e mais facilmente vencereis a tristeza.
O importante não é o destino, porque a ele fatalmente chegareis; mas o caminho, porque o necessitais percorrer e quanto mais agradável o fizerdes, melhor será para vós.
O mundo não irá mudar, apenas porque se inicia um novo ano. É em vós que as mudanças deverão ocorrer, para que à vossa volta se possam espalhar; a cada um de vós, cabe realizar os próprios sonhos.
Tende presente esta verdade. E mais feliz será para vós o novo ano.