A JORNADA E O REPOUSO
É preciso seguir em frente.
Ainda que o fim da estrada se perca no horizonte distante, que as tábuas das pontes gemam sob os nossos pés, ou que o cansaço infinito tente deter os nossos passos.
Apesar dos perigos que possa ocultar cada curva do caminho, do medo que se instala em nosso coração, da insegurança e das lágrimas que rolam a cada decepção.
Porque a jornada é a razão primeira do nascimento. Como a partida é o prenúncio da volta, a tempestade é a véspera da bonança e o sonho é o início da desilusão.
Entre risos e lágrimas, é preciso seguir em frente. Porque àquele que se detém em meio ao caminho, não revelará a Vida o seu sentido; nem a Eternidade concederá o seu sopro.
E a ninguém será dado retroceder sobre os seus passos; pois a oportunidade passada não retorna, como cada minuto que se vai jamais voltará a existir em nossos caminhos.
Façamos, pois, do Conhecimento o nosso cajado, e da Fé a força que sustém os nossos passos. Para o homem que acredita, mais leve se torna a jornada.
Para ele, os pássaros cantam e as flores desabrocham; a água cristalina dos riachos alivia a sua sede e as pétalas das flores tombam sobre o solo, para atapetar o seu caminho.
Porque não é apenas com os olhos da carne, que o justo vê a natureza. Antes a sente em seu coração, pois a vida que corre em seu sangue é a mesma que existe na seiva que alimenta a flor.
Não é com os ouvidos da carne, que o sábio escuta a voz do Universo. E por isto distingue na brisa a carícia do Pai; na borrasca identifica a Sua força e na bonança descobre o Seu perdão.
É através da alma, que o homem comunga com o Infinito. Porque é nela que se encontra a centelha da Vida que desconhece a morte e faz do tempo a ferramenta do aperfeiçoamento.
É em sua própria alma, que o homem encontra a esperança. E é ela que o conduzirá através das pontes mais estreitas, das montanhas mais escarpadas e dos mais difíceis caminhos.
É preciso seguir em frente. Sempre. Porque a jornada difícil de hoje nos conduzirá ao oásis do amanhã, e o cansaço que agora nos oprime cederá lugar ao merecido repouso.
Junto ao Coração do Universo.