O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

PARÁBOLA DAS SETE ESPOSAS



Sete esposas tive.

E a cada uma amei de uma forma, e cada uma de uma forma me amou. E a todas amei da mesma forma, e todas da mesma forma me amaram.

Porque o amor, que é sempre diferente, jamais deixa de ser igual.

Sete esposas tive.

E, nelas, setenta virtudes encontrei; como encontrei setenta defeitos.

E antes houvéssemos casado apenas as nossas virtudes, pois jamais conseguimos combinar os nossos defeitos.

Sete esposas tive.

E a cada uma dei um filho, e cada uma um filho me deu.

Pois uma união sem filhos é como uma árvore sem frutos; e quando morrem as árvores, é da semente dos frutos que outras árvores nascerão.

Sete esposas tive.

E a cada uma jurei dedicar a minha vida; e todas me juraram dedicar as suas vidas.

E, entretanto, assim estamos hoje; cada um vivendo a sua própria vida.

Pois as pessoas não sabem entrelaçar as suas vidas.

Sete esposas tive.

E, se tive sete esperanças, hoje tenho sete lembranças.

E, se foram sete os meus sonhos, sete foram os meus despertares; cada um dos quais me preparava para viver um novo sonho.

Sete esposas tive.

E, se voltasse a vida, a todas sete outra vez tomaria.

Pois onde, senão nos meus sofrimentos e nas minhas alegrias, iria eu aprender o que hoje sei?

Sete esposas tive.

Pois apenas com o Amor me casei.

Texto do livro A Sabedoria de Hassan

Música:

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

ALEGRIAS E TRISTEZAS


Atentai aos motivos que tendes para serdes felizes.

E, por certo, esquecereis aqueles que julgais ter para ficardes tristes. Porque aquele que fixa na felicidade os seus olhos e o seu pensamento, não dispõe de tempo para buscar a amargura.

Ao longo de todo este tempo, eu vos tenho dito que, embora não possais controlar as circunstâncias da vida, sempre será vossa a escolha entre a alegria e a tristeza, o riso e o pranto.

Assim é. Pois a extensão dos danos não depende da força inicial do fogo, mas dos materiais que atinge; a destruição não é causada pela erupção do vulcão, mas pela lava que a segue.

Sede otimistas, e mais fácil e colorida vos parecerá a vida; se, entretanto, vos perderdes na escuridão fria do pessimismo, acabareis por não enxergar os caminhos que se abrem à vossa frente.

Acreditai nas pessoas e prazerosa será a vossa convivência; duvidai de todos, porém, e vos tornareis solitários e amargos, arrastando o peso doloroso da vossa solidão.

Confiai no Coração do Universo e sabereis que as vossas necessidades serão providas; àqueles que descreem, todavia, cabe o tormento de viver no eterno medo do amanhã.

E, eu vos asseguro, o medo do que virá a seguir é o pior dos castigos a que alguém se pode condenar; a felicidade e o sofrimento imaginados parecem maiores do que podem ser na realidade.

Aprendei que os vossos sofrimentos não são causados pelos golpes do destino, mas pela forma como a eles reagis; quando os ventos são contrários, o barqueiro sábio ajusta as suas velas.

Cuidai, pois, de espalhar sempre as melhores sementes. E regai o vosso terreno, e afugentai os pássaros que as cobiçam, e estai atentos para protegê-las contra as ameaças do clima. 
    
Plantai sorrisos e sorrisos colhereis ao vosso redor; semeai confiança e gentileza e de volta as recebereis. Se, contudo, espalhardes agressividade e descaso, esta será a vossa colheita.

Porque está escrito que o plantio é livre, mas a colheita é obrigatória; a cada um será dado de acordo com as suas obras e ninguém se poderá negar a receber o produto dos seus atos.

Deveríeis ter presente esta verdade. Insistis, porém, em acreditar que vos cabem todos os direitos e para aqueles que vos cercam sobram apenas os deveres que devem ser cumpridos.

É em vós, eu vos repito, que está o fiel da balança; são as vossas reações e as vossas atitudes que determinarão a duração de vossas alegrias e tristezas; por certo, a ambas encontrareis.
            
Elas fazem parte do vosso caminho. 

Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/jaimevillalba-la_casa_del_sol_naciente.mid

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

NOS MEUS SONHOS


Nos meus sonhos, pássaros volteiam livres no céu azul.
Nos meus sonhos, realidade e fantasia se misturam. Princesas e fadas cantam e dançam, entre elfos, duendes e gnomos; cavaleiros vencem dragões e varinhas operam milagres.
Abóboras se tornam carruagens, sapatos podem ser feitos de cristal e sapos às vezes se tornam príncipes; um navio pirata voa pelos ares, transportando crianças que não crescem.
Existem bruxas, que mexem os seus caldeirões, preparando poções antigas e misteriosas; mas sempre serão vencidas, porque o mal não tem como triunfar nos meus sonhos.  
Há pequeninos pedaços de terra, onde árvores amigas estendem a sua sombra sobre o solo, e córregos de águas mansas e cristalinas cantam a sua canção de paz e harmonia.
Nos meus sonhos, o sol brilha com mais força e o seu calor bendito aquece a todos que o procuram; as flores brotam todos os dias e os botões espalham o seu perfume pelo ar.
À noite, a lua e as estrelas adornam o céu noturno, como joias preciosas sobre o veludo escuro, inspirando os namorados que se entreolham enlevados, trocando juras de amor.
As pessoas dão-se as mãos, entendendo que é mais fácil caminharem juntas; o medo e os preconceitos são superados pela confiança e a paz ocupa o seu espaço nos corações.
A fraternidade existe entre os homens; a fome e a miséria são banidas e a violência não encontra mais lugar. A compreensão torna desnecessário mentir e a verdade prevalece.
Os anjos caminham sobre a terra, orientando e protegendo; as crianças sorriem, correm e brincam confiantes e contentes, sabendo que estão seguras em um mundo de bondade.
O amor é mais sincero e duradouro; a paixão é mais intensa e o prazer, como um oceano cálido, nos carrega em suas ondas para mais perto da plenitude, unindo corpos e almas.
A ternura transparece nos olhos dos amantes; pais e filhos se abraçam em todos os instantes, amigos se apoiam e trocam experiências, com a vontade sincera de serem úteis.
Assim são os meus sonhos, que me fazem seguir em frente; onde me refugio, quando a realidade machuca. Embora saiba que são apenas sonhos, deles me vem a força de crer.
Porque acredito que assim será, um dia. Conseguiremos exorcizar os nossos fantasmas, vencer o nosso egoísmo e entender que só juntos poderemos chegar ao fim da jornada.
Junto ao Coração do Universo. 
Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midi vocais/abba_i_have_a_dream.mid

Inspirado pela imagem, que encontrei na internet

Imperdível: https://youtu.be/XIvBff7hqVA

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

A BALADA DO AMOR


Vivei intensamente os vossos amores.
Porque o amor é como a planta doce e sumarenta, que não revela todos os seus encantos senão à boca ávida que a morde sem reservas, dilacerando a casca macia para conhecer os seus sabores.
Triste daquele que se contenta em estar meio enamorado; pois, embora possa poupar-se às maiores inquietações e amarguras, também jamais chegará a conhecer a felicidade plena e envolvente.
Precisais saber que o amor é como o fogo, que só ao queimar está vivo e cumpre a sua função. Se regulais a força da chama, não vos queimareis; mas também não conhecereis as delícias de amar.
Esquecei os vossos temores, se desejais conhecer o amor. Para encontrá-lo, devereis fazer como o mergulhador destemido, que se aventura em águas desconhecidas, atrás do tesouro sonhado.
E, como o mergulhador em sua busca, encontrareis diversos obstáculos e perigos; é no fascínio das águas, no colorido dos peixes e na aventura das ondas, que encontrareis a força para seguir.
Não vos negueis, portanto, a entregar-vos ao amor; apenas quando ele vos bafejar com seu hálito perfumado e vos emprestar as suas asas, é que sereis capazes de voar em direção à plenitude.  
Por isto, não deveis reservar os vossos corações e sufocar os vossos sentimentos; ou comparar o vosso amor aos amores daqueles que vos cercam. O mais feliz é sempre aquele que mais ama.
Porque vive com mais intensidade o seu amor; e, por assim ser, conhece a felicidade em cada beijo, a ternura em cada olhar, a paixão em cada abraço e a completude na presença do ser amado.
Embora lhe caibam, também em maior grau, as dores do amor: os tormentos do ciúme, a agonia da separação, o sofrimento da incerteza e a inquietude de não saber o que o futuro fará do seu amor.
Sim; o mais feliz é o que mais ama. Porque para ele é mais harmoniosa a canção, são mais belas e perfumadas as flores, é mais misteriosa e intimista a noite, é mais encantadora a luz do luar.
Pois nada existe que vos faça sentir mais intensamente a Vida, do que o Amor. É ele que vos faz atentar à beleza, aos aromas, às canções, aos mistérios e encantos que oferece o mundo.
Vivei intensamente os vossos amores; não podeis vivê-los pela metade, nem submetê-los à vossa lógica. O amor não é um caminho que se possa traçar; é ele que determina os vossos caminhos.
Acostumai-vos à ideia de que não podeis comandar o amor, mas obedecer-lhe; assim como não vos cabe comandar o vento; deveis, sim, posicionar as vossas velas, para que ele vos leve aonde desejais ir.
E o amor vos pode levar à felicidade.


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_eduardo_lages_eu_sei_que_vou_te_amar.mid

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky