O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 25 de março de 2022

A MENTIRA

 



Guardai-vos da mentira. 

Pois a ninguém ela engana tanto, como àquele que a profere. A mentira sempre vos aparece em seus trajes mais sedutores, mostrando-se como guia de um caminho mais suave que a verdade.

Entretanto, não é assim que acontece. E o caminho que ela vos mostrava como fácil e largo, aos poucos se torna mais difícil e estreito, cheio de pedras que vos magoam os pés, até derrubar-vos.

Aprendei que uma mentira nunca vem só. Ela é a mãe de outras mentiras, que vos parecerão necessárias e acabarão por enredar-vos em uma complicada teia, que vos roubará todo o sossego.

A mentira carrega em sua sombra o medo, que vos enregela a alma, ao pensar nas consequências que traria o fato de serdes descobertos. E só a descoberta vos pode devolver a paz.

Pois aquele que mente mantém os olhos fixos no chão; ou vigia ao seu redor, temendo que a qualquer momento o manto lhe caia dos ombros e todos o vejam como se julga: fraco e covarde.

Enquanto aquele que adota a verdade como estilo de vida segue em frente, de cabeça levantada e olhos fitos no horizonte, em busca do melhor caminho e liberto dos fantasmas do passado.  

Tende em mente que o caminho que vos pode parecer mais fácil, às vezes pode ser o mais difícil. Corar, ao dizer uma verdade, é bem melhor do que empalidecer ao ser apanhado em uma mentira.

Buscai falar a verdade, ainda que temais as consequências. Pois os resultados da verdade apenas vos atingirão por algum tempo, e a vergonha de haver mentido vos seguirá por toda a vida.

Lembrai-vos de que a pedra, quando lançada sobre a água, produz círculos que se espalham a partir de onde a toca. Assim acontece à mentira, que vos envolverá antes de agir a vosso redor.

E o mesmo acontece com a verdade: quando acendeis uma lâmpada, ela vos ilumina, antes de iluminar à vossa volta. Acendei a luz da verdade, em vosso coração, e tornareis mais claro o mundo.

Alguns mentirosos conseguiram, por algum tempo, enganar a muitos. Vede, entretanto, que o tempo apagou as suas palavras, enquanto a verdade das palavras dos mestres permanece viva.

Porque, como bem nos ensina antigo ditado, o Tempo é o senhor da razão. E a mentira é como o fogo, que termina por consumir a si mesmo, depois de causar toda a destruição que lhe foi possível.

Afastai a tentação de refugiar-vos na mentira, por mais atraente que vos possa parecer. Pois, ainda que a todos possais iludir, não o podeis fazer a vós mesmos; conhecereis a vossa mentira.

E ela vos roubará a paz. 

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/EmilePandolfi(LesMiserablesMedley).mid

Link música

Adoro este vídeo 

sexta-feira, 18 de março de 2022

HOJE E AMANHÃ



Por que tanto aguardais o amanhã?

São muitas as vezes em que vos ouço dizer que amanhã iniciareis um novo projeto, ou realizareis uma mudança sonhada em vossas vidas, ou começareis a buscar um novo caminho.

Deixai que vos pergunte: e por que não o fazeis hoje? Decerto sabeis que ontem e amanhã são dois dias que não existem, no mundo. Um já se foi se foi e o outro ainda não chegou para vós.

E, talvez, nunca venha a chegar; esta é a realidade. Ou alguém, dentre vós, sabe quantos amanhãs ainda lhe restam? Alguém é capaz de precisar quando voltará aos Jardins da Eternidade?

Estou certo que não. E, embora pessoalmente acredite em muitas jornadas sobre a Terra, nem vos posso garantir que existam. Essa esperança se baseia na crença em nosso Verdadeiro Eu.

Porque não me parece sensato acreditar que os nossos sentimentos e as nossas emoções tenham origem apenas no corpo. Eis que a saudade não magoa a carne, mas nos fere a alma.

É fácil, creio, diferenciar as sensações dos sentimentos; a atração da carne da afinidade da alma. E, embora às vezes as duas possam coexistir, sempre as perceberemos diferentes.

Por tudo isto, acredito que são muitas as vezes em que caminhamos sobre o chão; e que de cada vez utilizamos novos corpos, como andarilhos que trocam as suas roupas de viagem.

Só assim, vejo forma de explicar o afeto entre pais e filhos; as dificuldades de uns e as facilidades de outros. As desigualdades entre os sãos e os enfermos, os perfeitos e os deficientes.

Como o fruto provém da semente, creio que o presente vem do passado e o futuro surgirá do presente. Não colhemos senão o que plantamos; ainda que nem recordemos a semeadura.

É assim que penso. Mas não vos desejo impingir as minhas crenças; até porque cada um de nós não conceberá o Coração do Universo, a menos que O pense conforme suas próprias ideias.

Seja como for, entretanto, o tempo é crucial em nossas vidas. E precisamos aproveitá-lo, sem desperdiçar as suas preciosas gotas; como acontece à água do cantil, no deserto escaldante.

Retornemos ou não, precisamos aproveitar o nosso tempo. Cada minuto que se passa é menos uma moeda na bolsa que recebemos, ao nascer, para adquirir felicidade e conhecimento.

Valorizemos, pois, cada um de nossos dias; ou os perderemos em vão. E amargaremos, depois, o remorso por havê-los desperdiçado, quando tanto poderíamos ter feito por nós.

Valorizemos o hoje. Pode não existir amanhã.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_pianos_magicos_el_reloj.mid

Link música

Link vídeo            


sexta-feira, 11 de março de 2022

TALVEZ



Poderíamos, talvez, transigir um pouco mais. 

Talvez a vida fosse mais fácil, se nos preocupássemos mais em ser felizes do que em “estarmos certos”. Talvez devêssemos atentar mais à amizade e ao amor, do que a “termos razão”.

Talvez possamos imaginar, hipoteticamente, que ninguém pode estar certo todo o tempo; e, partindo desse princípio, consigamos aceitar o fato de que, às vezes, também podemos errar.

E isso não nos diminui em nada. Talvez até nos engrandeça, termos a humildade de aceitar os nossos erros. Porque este é o princípio para que possamos mudar e começar a fazer certo.

Pessoalmente, desde que amadureci eu acredito que não vale a pena alguém discutir e colocar em risco amizades e amores, apenas para mostrar que ele, sim, “está certo”.

Porque estar certo faz bem ao nosso orgulho... e só a ele. Isto não torna alguém feliz, apenas “dono da verdade”; e ninguém gosta de ser chamado assim. Só queremos sê-lo.

Mas, pensando bem, talvez... e apenas talvez, isso não seja tão importante. Até porque pode afastar de nós pessoas que nos amam. Pois ninguém se conforma em estar sempre errado.

Ninguém se conforma em jamais ser ouvido. E, ainda que muitos se acostumem a fingir concordar, é difícil viver ao lado de quem sempre está certo; até porque não seria ao lado, mas abaixo.

Por tudo isto, acredito que não vale a pena arriscar relacionamentos, só para ter razão. A questão é que, ao nosso ver, os outros se comportam assim: sempre querem estar certos.

Talvez... e apenas talvez, pudéssemos pensar que não é bem assim. Talvez a teimosia e o orgulho que censuramos nos outros possam não estar apenas neles, mas também em nós.

Claro, é uma possibilidade remota: afinal, tendemos a achar que estamos certos. Mas, talvez, devamos tentar imaginar que, por mais improvável que seja, também erramos, às vezes.

Então, esta pode ser uma das raríssimas vezes em que nos enganamos. E talvez valha a pena parar um pouco e pensar no assunto; engolir o nosso orgulho e considerar todos os ângulos.

Talvez possamos fazer isto. E, se realmente o conseguirmos, talvez venhamos a descobrir o valor da tolerância; não só para a convivência, mas também para ampliar os nossos horizontes.

Talvez valha a pena considerar esta possibilidade: descer um pouco ao nível dos outros, para conviver com eles; errar às vezes. Ou talvez – quem sabe? – continuar tendo sempre razão.

Ainda que seja preciso viver só.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_ernesto_cortazar_autumn_rose.mid

Link para música

Link para vídeo 

sexta-feira, 4 de março de 2022

AS VOSSAS DIFERENÇAS

Sim: existem diferenças entre vós.

Isto, porém, não vos deve preocupar. Nem vos levar a temer aqueles que não comungam dos vossos credos, não falam o vosso idioma e não pensam nem sentem da mesma forma que vós.

Pois as diferenças são necessárias, para que possa haver a completude. Observai que os vossos dedos são diferentes; entretanto, cada um executa a sua tarefa e a vossa mão funciona.

Notai, também, que é graças à diversidade das cores que existe a beleza do arco-íris. E quanto mais tipos de flores existirem em um mesmo local, mais belo e perfumado será o jardim que formam.

E, ainda mais: se vos coubesse fazer um pomar, plantaríeis todas as sementes de um mesmo gênero de fruta? Ou variaríeis entre elas, para que pudésseis depois experimentar diversos sabores?   

Em verdade é bem assim que acontece: as diferenças não vos devem separar, mas levar-vos a viver e trabalhar juntos, para que possais construir um mundo e uma vida melhor para a humanidade.

É necessário que existam os sonhadores, para manter viva a esperança; os filósofos, para inspirar-vos novas ideias sobre a Vida; e os práticos, para alertar sobre as dificuldades do caminho.

É preciso que haja os conservadores, para que permaneçam as lembranças do passado; e os progressistas, para trabalhar pelos avanços para o futuro. Do hoje, considerando o ontem, vem o amanhã.

Por isto, eu vos digo que não deveis prezar menos os artistas, os trabalhadores do campo, ou aqueles das indústrias e do comércio. Uns servem à vossa alma; outros, às necessidades dos corpos.

Nem deveis tratar com menosprezo aqueles que vos estendem as mãos, nas esquinas. Esses vossos irmãos, abandonados pela sorte, são a oportunidade de agradecer ao Pai por tudo que tendes.

Acostumai-vos, portanto, a aceitar e respeitar as diferenças que existem entre vós. Tentai imaginar como seria o mundo, se todos pensásseis e reagísseis da mesma forma, em todas as ocasiões.

Buscai afastar de vós os preconceitos e o desejo de impor as vossas opiniões. Vereis que só tendes a ganhar, se considerardes outras ideias e outros pontos de vista, alargando vossos horizontes.

Sim: existem diferenças entre vós. Esta, entretanto, não é uma desvantagem para ninguém; mas uma grande vantagem para todos, se a souberdes utilizar. Se não vos afastardes, mas vos unirdes.

Abandonai os vossos medos, e o vosso egoísmo. Levantai os vossos olhos para o céu noturno e apreciai a beleza das estrelas. E recordai que cada estrela está onde está, porque as outras ali a sustentam.

Por que seria diferente, entre vós? 

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_pianos_magicos_the_impossible_dream.mid

Link para música

Link para vídeo   

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky