A VIDA E OS SONHOS
Acreditai, sempre.
Porque é ao deixar de acreditar, que o homem começa a morrer. De nada adianta a vida, quando não se tem mais sonhos; quando não há a esperança de um futuro melhor.
É a esperança que vos move, ao longo do caminho. E, enquanto ela existir em vossos corações, sereis capazes de enfrentar os vossos problemas e seguir em frente.
Triste daquele que deixa de acreditar; tudo é em vão, para o homem que não tem esperanças. De que vale prosseguir na caminhada, quando não há um destino a alcançar?
Buscai, portanto, afastar de vós a descrença. Não sereis capazes de semear, se não acreditardes na colheita farta; nem de viver, se não vos for dada a alegria de sorrir.
Eu vos digo que na mansão da Esperança vivem os vossos sorrisos mais doces; e no cemitério do esquecimento devem estar os vossos mais amargos desenganos.
É assim que é; é assim que sois. Enquanto o animal vive apenas para ver um novo dia, ao homem é necessário sonhar com o dia que virá, desde antes de conhecê-lo.
Sim; necessitais imaginar o calor e a luz do novo amanhecer, para que vos possais sentir tranquilos entre a friagem e a escuridão da noite e repousar em segurança e paz.
É a esperança de um futuro melhor que enxuga as vossas lágrimas e vos dá forças para seguir na jornada, quando os obstáculos de um presente difícil impedem o vosso caminho.
Muitas vezes, acreditar não é apenas a receita para suportar um fracasso; mas o caminho que vos leva a atingir o sucesso. Deveis acreditar no futuro, para que o possais construir.
Mostrai-me alguém que atingiu o êxito, e eu vos mostrarei alguém que acreditou em seus sonhos. Quem acredita na escalada é capaz de atingir o topo da sua própria montanha.
Acreditai, acima de tudo. Porque a criança não começa a andar, senão quando acredita que se pode manter de pé; assim, as quedas apenas a incentivam a tentar outra vez.
Acreditai. Pois, se é verdade que enquanto existir vida existe esperança, é igualmente certo que o homem que renuncia à esperança renuncia à vida e ao seu direito de ser feliz.
Acreditai. É assim que sereis capazes de realizar os vossos sonhos; de trabalhar felizes e cantar, com alegria e esperança no coração, enquanto prosseguis em vossa jornada.
Rumo ao Coração do Universo.
Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_ernesto_cortazar_dreaming.mid
Observem esta letra: